O Renault Taliant, começou a ser vendido neste mês na Turquia, tratasse da nova geração do Logan, o modelo tem visual mais sofisticado em relação ao Dacia Logan apresentado em 2020, esse novo Renault deve servir de base para a nova geração do Renault Logan brasileiro, que possivelmente será lançado por aqui em 2022 ou 2023. Como a Renault já está vendendo no país a linha 2022 do Logan, essa nova geração deve chegar por aqui já como Novo Logan 2023.
Índice desta matéria
Oficialmente o Novo Logan 2023 ainda não foi confirmado pela Renault para o mercado brasileiro. O status do carro ainda está indefinido para o nosso mercado.
Recentemente o presidente da Renault no país, anunciou um investimento bilionário para o Brasil, e um dos pilares desse investimento na teoria, seria justamente para passar fabricar lá no Paraná a nova geração do Sandero e do Logan. Acontece que a matriz francesa oficialmente ainda não autorizou o desenvolvimento da nova geração do Logan no país, ou seja, por isso também que ainda não há nenhuma unidade dos novo Logan e Sandero em testes no Brasil. Vamos aguardar. Lembrando que ambos são feitos sobre uma nova plataforma a CMF-B, usada por vários modelos da Renault na Europa, porém ainda inexistente no Brasil, o que complica a produção dos modelos por aqui, devido ao alto investimento necessário.
O Novo Logan 2023 será baseado no Renault Taliant, sedan que começou a ser vendido no mês passado na Turquia
Mas uma coisa certa caso realmente venha para o país, o Novo Logan 2023 subirá de categoria e terá uma missão mais premium no nosso mercado. A Renault já deixou claro que pretende que seus carros passem a ocupar uma faixa de mercado superior, a marca francesa quer deixar de ser vista como uma marca de baixo custo, para criar uma imagem mais premium no Brasil, assim como já acontece na Europa.
Vale lembrar que o grande crescimento que a Renault conseguiu no Brasil, se deve principalmente aos modelos de baixo custo como o Sandero, Logan e o agora Kwid.
Sabendo desta intenção da Renault em mudar sua imagem, e ao analisarmos as evoluções empregadas neste novo Logan, podemos claro esperar que este novo modelo ocupe um outro patamar no mercado nacional. No Brasil, o Novo Logan 2023, enfrentaria modelos com o VW Virtus, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa e o Novo Honda City, com preços estimados entre R$ 80.000 e R$ 100.000. Lembrando que a atual geração do Renault Logan já custa no Brasil entre R$ 68.390 até R$ 78.390.
A receita para justificar esta elevação no patamar do Renault Logan ou agora Renault Taliant é simples de ser entendida, uma carroceria maior e mais estilosa, interior amplo e com bom acabamento, uma lista recheada de equipamentos, além de claro o motor turbo, assim como a VW fez com o Virtus, modelos hoje que já beira os R$ 110 mil na versão Highline.
Novo Logan 2023, a nova geração do Logan tem linhas modernas sobretudo na dianteira que é inspirados nos carros da Renault vendidos na Europa como no Megane
Para deixar claro imagem mais “premium” deste novo modelo, a Renault de acordo com informações da revista AutoEsporte, estaria estudando abandonar o nome Logan (assim como fez na Turquia), e usar o nome Taliant também no Brasil, deixando claro que esse é um sedan completamente diferente em relação ao Logan, vale lembrar que do antigo Logan, o Taliant, realmente não tem absolutamente nada em comum, já que este novo modelo tem uma inédita plataforma, derivada do novo Clio europeu.
Mas voltando ao Renault Taliant lançado na Turquia, o carro começou a ser vendido na semana passada. Embora seja um dos mais populosos países do mundo, com uma população de mais de 80 milhões, comprar um carro na Turquia é algo para poucos, os automóveis por lá são sobre taxados, o Taliant é um exemplo disso, o sedan tem preço partindo de ₺185.900 liras turca, o equivalente a R$ 108.300, podendo custar o equivalente a salgados R$ 136.000 em sua versão top de linha, valor equivalente a um Toyota Corolla no Brasil.
Quando a Dacia, divisão de baixo custo da Renault, lançou o novo Logan em 2020, o visual apesar de bonito não impactou tanto, e como o Renault Taliant nasceu para ser um carro mais premium e que deve ser vendido em outros mercados da Europa, onde a Dacia não atua, a Renault optou por redesenhar praticamente toda a carroceria do sedan em relação ao carro apresentado pela Dacia, inclusive as chapas laterais e as portas, tudo é novo, algo que raramente acontece, adotando um estilo mais sofisticado e fluído, o mesmo vale para o interior que também evoluiu em relação ao Dacia Logan, leia sobre o Dacia Logan aqui.
Sem dúvidas o principal destaque do Renault Taliant / Novo Logan 2023 fica por conta do visual da dianteira, suas linhas futuristas e fluídas, são inspiradas nos carros da Renault vendidos na Europa, com o Novo Megane e o Clio, o destaque principal fica por conta dos faróis com luzes em LEDs, que tem uma arquitetura bastante chamativa mesmo durante o dia, destaque ainda para a ampla grade com detalhes cromados, que segue o padrão dos novos Renault’s. Ainda na dianteira o para-choque e o capô têm estilo esportivo e bem diferentes em relação ao Logan da Dacia.
Na traseira também o Renault Taliant aposta em um estilo mais sofisticado e caro, as lanternas são grandes, tem desenho em “C”, iluminação por LED, elas invadem a tampa do porta-malas, estas lanternas são muito mais sofisticadas em relação as do Dacia Logan. O novo sedan da Renault poderá vir com rodas aro 15, ou aro 16.
O Taliant também se destaca pelo seu espaço interno amplo, ele mede 4.40 m de comprimento (5 cm mais comprido que o Logan brasileiro) e tem entre-eixos de 2.65 m (1.5 cm mais comprido), porém a maior diferença em relação a geração passada do Logan é a largura, que no Taliant é de 1.85 m, quase 10 cm mais largo em relação ao nosso Logan. Em contra partida o teto foi rebaixado em 7 cm, a altura do Taliant é 1.50 metros, contra 1.57 m do Logan brasileiro.
O ganho maior no espaço interno em relação ao Logan acontece no banco traseiro, tanto é que a Renault conseguiu colocar até mesinhas dobráveis do tipo avião para os passageiros do banco traseiro, tamanho o espaço para as pernas que há, outra evolução foi no espaço no porta-malas, o Renault Taliant traz o maior porta-malas na sua categoria tendo 528 litros, sendo que o Logan anterior tinha 510 litros.
Ao todo o Renault Taliant é vendido em seis versões, tendo elas três opções de motores, todos com arquitetura 1.0 3 cilindros, a de entrada curiosamente usa o mesmo motor 1.0L SCe 3 cilindros, aspirado, usado no Renault Kwid, capaz de desenvolver modestos 65 CV de potência e 9.5 kgfm de torque, a segunda opção de motor é o 1.0L turbo três cilindros, ainda com injeção comum indireta MPi, capaz de desenvolver modestos 90 CV de potência e 16 kgfm de torque.
Este mesmo motor 1.0 turbo 3 cilindros, MPi, tem uma versão movida com gás natural veicular GNV, neste caso a potência salta para 100 cv, porém o torque permanece em 16 kgfm.
Chama atenção a baixa potência neste neste 1.0 turbo da Renault que tem apenas 90 cv, já que o 1.0 aspirado do Logan brasileiro já tem 82 cv, realmente falta potência neste motor, porém em contrapartida o motor 1.0 turbo da Renault tem um bom torque de 16 kgfm, o mesmo nível do atual 1.6 aspirado usado pelo Logan brasileiro, que tem 118 cv e 16 kgfm.
Mas sem dúvidas caso o Taliant / novo Logan venha para o Brasil, o modelo terá que ter uma opção melhor de motorização em relação a este 1.0 turbo de 90 cv que equipa o modelo na Europa. Poderíamos sonhar com a Taliant no Brasil equipado com o 1.3 TCe turbo em sua versão mais mansa, com 140 cv, usado no Megane, seria uma boa pedida né?.
A versão mais simples de motorização SCe com 65 cv, conta apenas com câmbio manual de 5 marchas, enquanto as demais configurações turbo, podem vir com câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT X-Tronic.
A falta de potência no motor fica visível ao analisarmos os dados de desempenhos divulgados pela Renault. Com o motor 1.0 turbo de 90 cv, o Taliant, vai de 0 a 100 km/h em 11.7 segundos com câmbio manual, ou demorados 13.9 segundos quando equipado com câmbio CVT, só lembrando que o atual Logan brasileiro com motor 1.6 SCe de 118 cv, vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos com câmbio manual ou 11.2 segundos com o mesmo câmbio CVT X-Tronic.
Ao todo na Turquia, há apenas dois níveis de equipamento para o novo Renault Taliant: Joy e Touch, a primeira opção apesar de visualmente trazer um aspecto relativamente simples, vindo sem faróis de neblina e com rodas em aço aro 15 com calotas. A lista de itens de série é muito interessante, inclui de fábrica equipamentos, como airbags frontais e laterais, ar condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, ajuste de altura e profundidade para o volante, freios com ABS e EBD, faróis com LED de condução diurna e acendimento automático, vidros elétricos nas portas dianteiras, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema de som com USB e Bluetooth, 4 alto falantes, além de piloto automático.
Entre os equipamentos opcionais para esta versão mais barata Taliant Joy, estão a central multi-mídia com tela de 8 polegadas dotada de conexão wireless com smartphones via Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.
Já a versão top de linha “Touch”, além das rodas de liga leve aro 16 com acabamento diamantado e dos faróis de neblina, adiciona ainda itens como ar-condicionado automático digital, retrovisores elétricos e com aquecimento, vidros elétricos também para os ocupantes do banco traseiro, central multimídia de 8 polegadas com conectividade com smartphones por cabos, câmera de ré, que exibe as imagens na tela do multimídia e sensores de estacionamento, volante revestido em couro e mesinhas dobráveis tipo avião no banco traseiro. Além disso a cabine da versão Touch, ainda conta com um acabamento mais sofisticado nos bancos, portas e no painel, há por exemplo revestimento em tecido no painel, além de apliques em Black piano e alumínio.
Como opcional a versão mais cara Touch, do Renault Taliant pode vir com monitoramento de pontos cegos, sensor de estacionamento também na dianteira, além da multi-mídia mais evoluída com GPS e conexão sem fio com Apple CarPlay.
Vale lembrar que o Taliant vai substituir na Turquia o Renault Symbol, que nada mais é do que o Logan atualmente vendido no Brasil. Embora ainda não foi oficialmente confirmada a nova geração do Logan deve chegar ao país em 2023, vamos torcer apenas para que não tenha um preço tão salgado quanto na Turquia, algo que do jeito que o mercado está indo, não é difícil de imaginar.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.