Categorias: Renault

Renault Twingo 2015 chega com tudo novo e motor traseiro

A Renult mostrou no Salão de Genebra 2014, a totalmente nova geração do Twingo, o simpático carrinho compacto lançado em 1992, chega agora a sua terceira geração, com tudo renovado.  Os engenheiros da Renault se uniram com o pessoal da Daimler para criar um carro do zero e o resultado é um sub-compacto cheio de particularidades, um modelo que cativa pelo visual simples e clássico e pelo motor traseiro montado abaixo do porta malas, isso mesmo motor traseiro.

Apesar de estar sendo apresentado somente agora em 2014, o projeto de construção do novo Twingo já tem um bom tempo ele começou em 2010, ano em que a parceria entre a Renault e a Daimler foi firmada, além  do novo Twingo 2015, outro fruto da parceria entre as duas construtoras sera a próxima geração do Smart, prevista para ganha as ruas ainda nesse ano.

O grande diferencial deste novo Twingo sem duvida é o posicionamento peculiar de seu motor. Para garantir a praticidade interna, o conforto e o prazer de dirigir – sem abrir mão das dimensões compactas da carroceria (que garante um excelente mobilidade para quem vive nas grandes cidades), a solução encontrada foi instalar o motor na traseira do carro, entre o porta malas e o eixo traseiro, assim como acontecia por exemplo no VW Fusca de primeira geração. A Renault afirma que com isso o Twingo também ganhou em equilíbrio e dirigibilidade, mais ágil do que um carro com motor frontal, ele surpreende na hora de manobrar.

Assim como nos modelos esportivos, a tração é traseira, solução que além de melhorar significantemente a dirigibilidade do Twingo, transformando o modelo praticamente eu um micro esportivo, também serviu para diminuir os custos do projeto e construção do carro, além de deixar o modelo mais leve, já que o motor fica praticamente sobre o eixo traseiro.

Enbora o bloco fique posicionado praticamente embaixo do porta malas, ele não rouba tanto espaço do compartimento de carga do novo Twingo, há espaço para 219 litros. A Renault afirma que não existe risco do calor do motor passar para as bagagens, já que a montadora desenvolveu um eficiente isolador térmico para a tampa do motor, ou seja, não há o risco da carne comprada no supermercado cozinhe durante a volta pra casa.

Ao contrário do que acontecia com os antigos modelos de motor traseiro, como os clássicos VW Fusca e a nossa nostálgica Brasília, o compartimento dianteiro do carro não servirá de porta malas. Para balancear o peso, o compartimento dianteiro onde ficaria o motor, acomoda um moderno e diferente sistema de refrigeração do motor, ou seja, o radiador fica localizado na frente assim como em um carro comum, lá também estão outros sistemas, como a bateria, parte elétrica, e o ar-condicionado, enfim, não há espaço para cargas.

De início o novo Twingo será oferecido apenas com uma única opção de motor, o 09 TCe turbo, 3 cilindros a gasolina, este propulsor desenvolve 90 hp e 13.5 kgfm de torque, mas pra frente, provavelmente ainda a Renault disponibilizará um novo bloco, ainda em desenvolvimento, trata-se do 1.0 SCe, 3 cilindros porém aspirado, este alcança 70 CV e 9.1 kgfm de torque. Em ambas as versões a força do motor chegará as rodas traseiras,por meio de um câmbio mecânico de cinco marchas, a Renault estuda para breve lançar uma versão com câmbio automatico DSG.

Deixando o coração de lado, o visual do Novo Twingo foi inspirado nos antigos compactos da Renault da década de 1970 e 1980, como os modelos Renault 8 e Renault 10. Um estilo bastante simpaticão, limpo e esportivo, a Renault quer criar com o Twingo o mesmo apelo visual e emocional que a Fiat conseguiu com o Fiat 500.

Com o entre-eixos ampliado em 13 cm, totalizando 2.49 m, bastante amplo se levarmos em conta que o carro é extremamente compacto com apenas 3.59 metros total de comprimento, este novo Twingo está bem maior internamente em comparação a antiga geração, fato que pela primeira vez permitiu ao modelo ter 4 portas, o Twingo 2015 será oferecido apenas com carroceria 4 portas, mas para garantir o estilo de 2 portas que o Twingo sempre teve, estas duas portas extras ficam meio que camufladas, a maçaneta fica escondida na coluna traseira, e um detalhe curioso é que o vidro das portas traseiras não descem, eles são basculantes, assim como acontecia nos carros antigos da década de 1980.

O Twingo 2015 terá várias versões e opções de personalização, com cores chamativas, adesivos decorativos nas laterais, destaque para as versões que poderão vir com teto solar panorâmico de lona.

Do lado de dentro, apesar de simples, o interior agrada bastante pelo acabamento, o painel traz desenho limpo e moderno, bastante colorido, com acabamento combinando com a cor da carroceria, assim como acontece com os detalhes das portas e revestimentos dos bancos. Há apenas um mostrador único no painel com um mostrador digital ao centro, e o carro virá com sistema multimídia com tela touch, nas versões mais caras. Os bancos são inteiriços com encosto integrados. O acabamento apesar de simples é bem feito, e há vários porta objetos espalhado pelo interior do carro, como uma mesinha que esconde um porta objetos no console central, porta luvas com divisão interna, porta garrafas nas portas traseiras.

A produção do Twingo 2015 na Europa começa provavelmente na metade do ano e as vendas no começo do segundo semestre. Infelizmente por enquanto não há informações sobre uma possível vinda do modelo para o Brasil.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Caramba!

    Enquanto que na EUROPA cresce o número de projetos de carros pequenos, aqui no Brasil só se cria mais carros médios para grandes, vide o UP! que aqui cresceu e empacou nas vendas!

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.