A Renult mostrou no Salão de Genebra 2014, a totalmente nova geração do Twingo, o simpático carrinho compacto lançado em 1992, chega agora a sua terceira geração, com tudo renovado. Os engenheiros da Renault se uniram com o pessoal da Daimler para criar um carro do zero e o resultado é um sub-compacto cheio de particularidades, um modelo que cativa pelo visual simples e clássico e pelo motor traseiro montado abaixo do porta malas, isso mesmo motor traseiro.
Apesar de estar sendo apresentado somente agora em 2014, o projeto de construção do novo Twingo já tem um bom tempo ele começou em 2010, ano em que a parceria entre a Renault e a Daimler foi firmada, além do novo Twingo 2015, outro fruto da parceria entre as duas construtoras sera a próxima geração do Smart, prevista para ganha as ruas ainda nesse ano.
O grande diferencial deste novo Twingo sem duvida é o posicionamento peculiar de seu motor. Para garantir a praticidade interna, o conforto e o prazer de dirigir – sem abrir mão das dimensões compactas da carroceria (que garante um excelente mobilidade para quem vive nas grandes cidades), a solução encontrada foi instalar o motor na traseira do carro, entre o porta malas e o eixo traseiro, assim como acontecia por exemplo no VW Fusca de primeira geração. A Renault afirma que com isso o Twingo também ganhou em equilíbrio e dirigibilidade, mais ágil do que um carro com motor frontal, ele surpreende na hora de manobrar.
Assim como nos modelos esportivos, a tração é traseira, solução que além de melhorar significantemente a dirigibilidade do Twingo, transformando o modelo praticamente eu um micro esportivo, também serviu para diminuir os custos do projeto e construção do carro, além de deixar o modelo mais leve, já que o motor fica praticamente sobre o eixo traseiro.
Enbora o bloco fique posicionado praticamente embaixo do porta malas, ele não rouba tanto espaço do compartimento de carga do novo Twingo, há espaço para 219 litros. A Renault afirma que não existe risco do calor do motor passar para as bagagens, já que a montadora desenvolveu um eficiente isolador térmico para a tampa do motor, ou seja, não há o risco da carne comprada no supermercado cozinhe durante a volta pra casa.
Ao contrário do que acontecia com os antigos modelos de motor traseiro, como os clássicos VW Fusca e a nossa nostálgica Brasília, o compartimento dianteiro do carro não servirá de porta malas. Para balancear o peso, o compartimento dianteiro onde ficaria o motor, acomoda um moderno e diferente sistema de refrigeração do motor, ou seja, o radiador fica localizado na frente assim como em um carro comum, lá também estão outros sistemas, como a bateria, parte elétrica, e o ar-condicionado, enfim, não há espaço para cargas.
De início o novo Twingo será oferecido apenas com uma única opção de motor, o 09 TCe turbo, 3 cilindros a gasolina, este propulsor desenvolve 90 hp e 13.5 kgfm de torque, mas pra frente, provavelmente ainda a Renault disponibilizará um novo bloco, ainda em desenvolvimento, trata-se do 1.0 SCe, 3 cilindros porém aspirado, este alcança 70 CV e 9.1 kgfm de torque. Em ambas as versões a força do motor chegará as rodas traseiras,por meio de um câmbio mecânico de cinco marchas, a Renault estuda para breve lançar uma versão com câmbio automatico DSG.
Deixando o coração de lado, o visual do Novo Twingo foi inspirado nos antigos compactos da Renault da década de 1970 e 1980, como os modelos Renault 8 e Renault 10. Um estilo bastante simpaticão, limpo e esportivo, a Renault quer criar com o Twingo o mesmo apelo visual e emocional que a Fiat conseguiu com o Fiat 500.
Com o entre-eixos ampliado em 13 cm, totalizando 2.49 m, bastante amplo se levarmos em conta que o carro é extremamente compacto com apenas 3.59 metros total de comprimento, este novo Twingo está bem maior internamente em comparação a antiga geração, fato que pela primeira vez permitiu ao modelo ter 4 portas, o Twingo 2015 será oferecido apenas com carroceria 4 portas, mas para garantir o estilo de 2 portas que o Twingo sempre teve, estas duas portas extras ficam meio que camufladas, a maçaneta fica escondida na coluna traseira, e um detalhe curioso é que o vidro das portas traseiras não descem, eles são basculantes, assim como acontecia nos carros antigos da década de 1980.
O Twingo 2015 terá várias versões e opções de personalização, com cores chamativas, adesivos decorativos nas laterais, destaque para as versões que poderão vir com teto solar panorâmico de lona.
Do lado de dentro, apesar de simples, o interior agrada bastante pelo acabamento, o painel traz desenho limpo e moderno, bastante colorido, com acabamento combinando com a cor da carroceria, assim como acontece com os detalhes das portas e revestimentos dos bancos. Há apenas um mostrador único no painel com um mostrador digital ao centro, e o carro virá com sistema multimídia com tela touch, nas versões mais caras. Os bancos são inteiriços com encosto integrados. O acabamento apesar de simples é bem feito, e há vários porta objetos espalhado pelo interior do carro, como uma mesinha que esconde um porta objetos no console central, porta luvas com divisão interna, porta garrafas nas portas traseiras.
A produção do Twingo 2015 na Europa começa provavelmente na metade do ano e as vendas no começo do segundo semestre. Infelizmente por enquanto não há informações sobre uma possível vinda do modelo para o Brasil.
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Caramba!
Enquanto que na EUROPA cresce o número de projetos de carros pequenos, aqui no Brasil só se cria mais carros médios para grandes, vide o UP! que aqui cresceu e empacou nas vendas!