A Renault é uma das montadoras do planeta que mais vem investindo nos carros elétricos, agora a marca francesa também está tentando popularizar esse tipo de modelo no Brasil. Depois de negociar com à CPFL Energia 10 carros elétricos, a marca anunciou nessa última terça (07 de outubro) com a Itaipu Binacional a montagem no país de 32 exemplares do exótico compacto urbano Twizy.
Os carros serão montados em Foz do Iguaçu e serão usados restritamente pela Itaipu, ou seja, não serão vendidos. Os Twizys começam a ser montados a partir do início de 2014 em regime CKD, chegarão ao país desmontado em kits mecânicos. Lançando na Europa no ano passado, o Renault Twizy é um dos menores carros do planeta, ele mede curtos 2.32 metros e pesa apenas 450 kg. Porém o que mais impressiona no carrinho de dois lugares, além do design diferenciado é a sua motorização, 100% elétrico ele conta com uma potência de 20 CV e pode rodar até 80 quilômetros, uma autonomia mais do que suficiente para rodar no dia a dia das grandes cidades. A carga das baterias de lítio – similares a usadas pelos notebooks, podem ser realizada em uma tomada normal e precisam de 4 horas. Já a velocidade máxima é de 45 quilômetros por hora. Por questões de segurança o modelo pode rodar apenas em perímetros urbanos.
Segundo o presidente da marca no Brasil Olivier Murget, a Renault pensa em um dia importar a linha elétrica ZE (Zero Emission) para o Brasil, tudo depende de uma política de incentivos fiscais por parte do Governo Federal, atualmente a taxa sobre carros elétricos está em torno de 40% o que inviabiliza a produção ou importação desse tipo de modelo em larga escala. O hatch ZOE, principal modelo elétrico da Renault e mais cotado para ser vendido por aqui, iria custar mais de R$ 90,000, um preço absurdo para um carro que rivaliza em porte com modelos como New Fiesta e VW Polo. Já na Europa esse mesmo modelo sai por 21.000 euros o equivale a R$ 61.000, porém com incentivos fiscais o valor cai para apenas 13.650 euros (o que equivale a R$ 40.000). Já o Twizy com incentivos e tudo sai na Europa por 7.000 euros aproximadamente R$ 20,000.
Ate 2023 a expectativa da montadora francesa é de que 1 em cada 10 carros vendidos no planeta seja do tipo elétrico, atualmente a participação desse tipo de modelo no mercado mundial não chega a 3%, um número muito pequeno se comparado a escala mundial de automóveis vendidos por ano.
Zoe: líder de vendas no mercado europeu entre os carros elétricos, ele poderia ser vendido no Brasil com um política de incentivos fiscais
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.