A Renault mostrou nesta semana na Europa a nova geração do elétrico Zoe, o modelo que roda 100% com eletricidade passou por melhorias na linha 2020, recebendo atualizações em seu design, novos equipamentos e uma bateria de maior capacidade, que ampliou a autonomia do modelo em cerca de 80 km (sendo agora de 380 km).
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Indo mais longe, 380 km de autonomia…
Sem dúvida a principal mudança na linha 2020 do Renault Zoe não pode ser vista, são as novas baterias que armazenam até 52 kwh, com elas a autonomia do compacto elétrico passou de 300 para 380 km (242 milhas) com uma carga total no ciclo de condução WLTP (que simula a condução em uso com trechos em estrada e cidade).
Além de ir mais longe, o Renault Zoe 2020 pode ser recarregado em menos tempo, graças a nova opção de recarga com corrente direta DC, com alta voltagem de 50 kw, esta nova opção de recarga será oferecida como um opcional, com ela é possível em apenas 30 minutos em uma tomada de alta voltagem ter energia para rodar por 150 km com o carro.
Clique na imagem para ampliar
Porém os tempos de recargas convencionais ainda são altos, usando um Wallbox caseiro com 7kw o tempo de recarga completa das baterias do Renault Zoe é de longas 9 horas e 25 minutos, já usando uma central pública de recarga com potência de 22 kw, em uma hora carregando, o dono do carro tem energia para rodar por 125 km.
Clique na imagem para ampliar
Visual atualizado e mais bonito para o Renaul Zoe 2020:
Esteticamente o novo Renault Zoe 2020 ficou mais bonito e interessante, apesar de a primeira vista não parecer, praticamente toda a dianteira do carro foi redesenhada, os faróis ficaram mais agressivos e contam agora com iluminação 100% em LED, inclusive com luzes de condução diurnas e nos faróis de neblina, o logo da Renault ficou maior (ele se abre para dar acesso ao bocal para plugar o carro na rede elétrica), o capô ganhou novos vincos mais salientes e o para-choque recebeu um estilo mais robusto e moderno, além de uma tomada de ar maior, ele está mais largo e agressivo e conta com detalhes cromados na grade e nos faróis de neblina. Esta é a maior mudança visual já feita no Renault Zoe desde o seu lançamento em 2012, o carro ficou menos “fofo” e mais agressivo.
Clique na imagem para ampliar
Já na traseira o Zoe parece que está mais largo e robusto, graças ao novo e mais encorpado para-choque, além de lanternas mais largas, elas contam com iluminação por LED. Ainda há mudanças nos jogos de rodas, agora o elétrico da Renault tem mais opções de rodas, aro 15, 16 e 17, antes era apenas aro 16, lembrando que a autonomia do carro é afetada pelo tamanho da roda. Não menos importante na linha 2020 todas as versões do Zoe sairão de fabrica equipadas com freio a disco nas quatro rodas, antes as rodas traseiras tinham freio a tambor.
Clique na imagem para ampliar
Interior do Renault Zoe mudou radicalmente para melhor…
Um dos pontos mais criticados no Renault Zoe até então era seu interior, demasiadamente simples e pouco equipado frente a outros modelos elétricos, sabendo disso a Renault correu atrás do prejuízo e tratou de reformular por completo a cabine do carro na linha 2020.
O Renault Zoe 2020 traz um painel completamente novo, com um estilo mais moderno e atraente, além de muito melhor acabado o painel agora pode vir revestido em tecido ou couro, no centro o Zoe 2020 ganhou uma central multi-mídia EASYLINK com tela de 9.3 polegadas posicionada em pé, ela dá acesso a várias funções do carro, além de se conectar a internet e permitir acesso em tempo real sobre estações e postos de recarga ou fazer pesquisas no Google.
Clique na imagem para ampliar
Outra novidade no interior do novo Renault Zoe é o novo painel de instrumentos digital configurável com 10 polegadas, além de detalhes como nova alavanca eletrônica de câmbio, novo console central com freio de estacionamento por botão, o que possibilita novos porta objetos entre os bancos, além de carregador wireless para smartphones e duas tomadas USB, há ainda duas tomadas extras para o banco traseiro.
Clique na imagem para ampliar
Um detalhe curioso é que as forrações dos bancos e alguns revestimentos do interior do Zoe foram feitos usando materiais 100% recicláveis, de variados tipos como garrafas pets e cintos de segurança usado.
Clique na imagem para ampliar
Motor mais potente…
Além da maior autonomia, o Renault Zoe 2020 traz um motor mais potente, batizado de R135, o propulsor que é 100% movido por eletricidade agora desenvolve o equivalente a 135 cv de potência e um torque de 24.5 kgfm, lembrando que o modelo tem um câmbio de única marcha.
Com o novo motor de 135 cv, o Renault Zoe vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, retoma de 80 km/h até 120 km/h em apenas 7.1 segundos, a velocidade máxima também subiu agora é de 140 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Na Europa haverá ainda uma segunda opção de motor, com 110 cv
Na Europa o Renault Zoe 2020 terá uma segunda opção de motor menos potente, o RS110, como o próprio nome diz ele terá 110 cv de potência. Lembrando que no Brasil o modelo atual do Zoe tem motor de apenas 92 cv.
Um único pedal para acelerar e frear (modo B)
Ambos os motores do novo Renault Zoe 2020 contarão com um inédito modo “B” de condução, este sistema permite ao motorista dirigir usando apenas um pedal, o do acelerador, sendo que quando este modo está ativado, ao tirar o pé do acelerador o carro começa a frear de forma automática, usando a energia gerada pelos discos de freios para recarregar as baterias, este modo além de ajudar a recarregar as baterias também promete maior conforto ao se rodar nas cidades.
Clique na imagem para ampliar
Mais opções de itens de segurança…
Para terminar o Renault Zoe 2020 também passa a ser ofertado com novos recursos de segurança, o pacote inclui itens como sensor de colisão dianteira com frenagem automática, alerta de saída de faixa e auxilio para manter o carro dentro da estrada, leitura de placas e sinais de transito, monitoramento de pontos cegos e faróis com ajuste automático, além de sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de estacionamento automático Easy Park Assist.
O novo Zoe no Brasil
Na Europa as vendas do novo Renault Zoe 2020 começam até o final deste ano, entre os seus rivais estão outros compactos elétricos como o Smart ForTwo, Nissan Leaf e Peugeot 208 elétrico . O Zoe renovado ainda não há previsão de lançamento no Brasil, podemos esperar que o modelo atualizado chegue por aqui no segundo semestre de 2020. Lembrando que o modelo atual do Zoe com autonomia de 300 km e motor de 95 cv, é oferecido por R$ 147.900.