Pouco tempo atrás imaginar usar um Rolls Royce para encarar uma estrada com lama, terra, pedras ou qualquer outro obstáculo fora do asfalto, era um absurdo, porém os tempos mudaram, e a nobre fabricante britânica, conhecida por construir os carros mais luxuosos e requintados do planeta, finalmente se rendeu à moda do SUVs. A Rolls Royce apresentou essa semana o Cullinan, o seu primeiro modelo desta categoria.
Índice desta matéria
Bonito ele não é, o Rolls Royce Cullinan ao invés de um design ousado e jovem, opta por manter as tradicionais e elegantes, linhas quadradas, já conhecida dos outros modelos da Rolls Royce, seu design lembra em particular o sedan Phantom. Vários elementos visuais, já são conhecidos de outros modelos da marca, como o conjunto dianteiro e as portas traseiras, com abertura ao estilo suicida (elas tem abertura para trás).
O Cullinan impressiona pelo seu tamanho generoso, são nada menos do que 5.34 metros de comprimento, 2.16 m de largura e 1.83 m de altura, tendo entre-eixos de 3.29 metros. O grandalhão 4×4 luxuoso, pesa nada menos do que 2.660 kg, suas rodas também são grandes, aro 22.
O grande diferencial do Cullinan é oferecer todo o luxo e conforto já conhecido ao rodar em um Rolls Royce na cidade, para um veículo com capacidade off-road, ou seja, independente de qual tipo de piso o SUV trafegue, o conforto a bordo será o mesmo, para isso a montadora investiu pesado no desenvolvimento da suspensão do modelo.
O Rolls Royce Cullinan traz a base da suspensão a ar, ajustável do sedan Phanton, porém com novos braços e molas, sendo que na dianteira o conjunto é do tipo duplo-wishbone e do tipo 5-link na traseira, a suspensão é ajustável de forma automática, fazendo milhões de cálculos e ajustes a cada segundo, de acordo com o terreno, velocidade, resposta do volante, além de informações de uma câmera frontal que monitora o que virá à frente, tanto é que a Rolls Royce fala que a suspensão do Cullian terá o mesmo efeito de um tapete mágico, que flutua sobre o chão.
O conjunto de suspensão a ar do Rolls Royce Cullinan pode ainda ser ajustado de acordo com a preferência do motorista, um exemplo da sua versatilidade, é que quando o carro vai estacionar a suspensão se rebaixa automaticamente em 4 cm, para facilitar a saída dos ocupantes.
Sobre o capô não há muita novidade, o conjunto mecânico do Rolls Royce Cullinan é composto por um tradicional, grande e beberrão motor V12 de 6.7 litros, 48 válvulas, bi-turbo, que bebe gasolina, ele desenvolve 563 cavalos de potência e torque de pesados 85.7 kgfm, é mesmo motor usado pelo sedan Phantom. A tração é 4×4 automática, ou seja, uma central eletrônica distribui a tração de acordo com a necessidade, o câmbio é automático de 8 marchas, feito pela marca alemã ZF.
De acordo com a Rolls Royce o Cullinan tem velocidade máxima limitada aos 250 km/h, a marca de 0 a 100 km/h não foi divulgada, e também não é importante em um modelo deste tipo que foca no luxo ao invés de desempenho. O consumo de combustível também não é muito importante, porém o V12 bebe com vontade, de acordo com a fabricante, em média o Cullinan faz 6.6 km/l.
Por dentro é que o Rolls Royce Cullinan mostra sua verdadeira qualidade, o modelo praticamente é uma suíte de alto luxo sobre quatro rodas, graças ao amplo entre-eixos, há muito espaço no banco traseiro, o modelo terá versões para 4 ou 5 passageiros. O banco traseiro possui mimos como ajustes elétricos, podem ser inclinados, tem função de massagem, aquecimento, resfriamento, apoio para os pés, além de uma mini geladeira no console central, com suporte para taças de champanhe.
Todos os passageiros a bordo do Rolls Royce Cullinan contam com recursos como sistema multi-mídia com tela no banco traseiro, roteador Wi-Fi, carregador de celulares sem fio, cinco tomadas USB. Há ainda teto solar em vidro que cobre até o banco traseiro, iluminação ambiente configurável em LEDS, cortinas elétricas nas janelas traseiras, caso o comprador deseje pode ainda instalar um pequeno freezer na traseira entre os bancos.
Um recurso bem legal é a tampa traseira do compartimento de bagagem chamada “The Clasp”, uma referência aos tempos antigos onde as bagagens viajavam montadas no exterior do carro, o recurso é opcional composto por um vidro que isola o compartimento de bagagem do restante da cabine, o vidro tem duas sessões e vai dos encostos de cabeça do banco traseiro até o teto, tento como finalidade principal isolar os passageiros quando o porta malas é aberto, ele é controlado em dois estágios, com um toque no botão na chave.
Outro mimo que faz referência aos antigos carros de luxo, é um guarda chuva embutido dentro das portas traseiras, basta um apertar de botão que ele salta para fora do compartimento.
O porta malas do Rolls Royce Cullinan acomoda 560 litros com a tampa traseira, ou 600 litros com a tampa parcialmente removida, já com o banco traseiro rebatido o espaço para carga salta para 1930 litros, ou são 2.25 metros para carga, o rebatimento dos bancos e a abertura do porta malas e da tampa é tudo controlada de forma elétrica.
O Rolls Royce Cullinan traz o que há de mais avançado no mundo em segurança ativa e passiva, ele vem equipado com recursos como visão noturna, sistema de monitoramento ao redor do carro com 4 câmeras que forma uma visão panorâmica, capaz detectar obstáculos e pedestres, informando ao motorista uma imagem aérea do carro, há ainda piloto automático ativo que permite ao Cullinan andar e parar sozinho, além de se manter na faixa de rolagem e manter uma distância segura do veículo à frente, há ainda alerta e auxilio de mudanças de faixa, Head up display que projeta no para-brisa no campo de visão de 7×3 poleadas, informações essenciais no para-brisa.
Preço do Rolls Royce Cullinan…
As vendas do Rolls Royce Cullinan na Europa começam ainda em 2018 seu preço será de US$ 325 mil, ou seja, mais de R$ 1 milhão de reais, isso claro, sem contar os impostos de importação, lembrando que no Brasil, o modelo mais barato da Rolls Royce sai por R$ 2.9 milhões, ou seja, o Cullinan será um modelos mais caros da marca, seu preço deve superar a barreira dos R$ 4 milhões.
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.