A Saab está se reestruturando após quase ir a falência e ter passado do Grupo GM para a holandesa Spyker, a montadora sueca está anunciando algumas novidades para o seu principal sedan, o 9-5 2011. O modelo que está à pouco mais de 1 ano no mercado, recebe novas opções de motores, ao todo serão três novas opções: o 1.6 L turbocharged, 2.0 L turbodiesel e 2.0 L BioPower, uma espécie de motor Flex, ou seja que pode rodar tanto com gasolina quanto com bio-combustíveis, todos estes motores tem injeção direta de combustível.
De acordo com a montadora sueca o motor 1.6 L desenvolve 180 CV e faz em média 12.82 km/l, emitindo apenas 179 gramas de C0² por km rodado. Essa versão tem um desempenho mais do que satisfatório, para acelerar de 0 a 100 km/h são precisos apenas 9.5 segundos.
Já o propulsor a diesel traz como principal atrativo o baixo consumo de combustível. O bloco construído todo em alumínio desenvolve 190 CV e faz em media 16.66 km por litro (ou bebendo 6 litros a cada 100 km rodados) e emite somente 159 gramas por km rodado, isto mesmo este motor diesel é menos poluente que o propulsor a gasolina.
O grande destaque da linha 2011 do Saab 9-5 X é o lançamento do motor BioPower, o carro é um dos primeiros sedans Flex Fluel da Europa. O carro pode rodar tanto com gasolina quanto com E 85 (combustível composto de 85 % de etanol e 15 % de gasolina), bastante similar ao nosso álcool.
A proposta da Saab não foi criar uma versão com consumo de modelos híbridos como Chevrolet Volt ou um Toyota Prius, mas sim desenvolver um modelo que aliasse economia a esportividade. O 9-5 Bio Power, faz em média 14.28 km/l e graças a uma potência máxima de 220 CV de potência, e pode atingir 240 km/h, levando somente 7.5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
A versão top de linha continua sendo equipado com um motor 2.8 V6 Turbo com 300 CV, esta precisa de somente 6.9 segundos para atingir os 100 km/h, já a velocidade máxima é de 250 km/h.
Além de contar com motores econômicos e potente, a Saab espera conquistar os clientes com um design moderno e elegante. O sedan pode não ter o design mais aerodinâmico ou moderno do mundo, porém ao contrário dos demais carros da montadora sueca que mais pareciam um caixote, devido as linhas quadradas, ao contrário do novo 9-5, que traz um visual mais agressivo inspirado na aviação, um exemplo são as rodas de liga leve que lembram a turbina de um avião, enquanto no interior o console central foi inspirado em um jato.
O carro também aposta em um conjunto de equipamentos de série atraente, que inclui sistema keyless, piloto automático, computador de bordo com tela de LCD, integrado com GPS, DVD, sistema de câmera de ré, volante multifuncional, sistema de som de alta potência com entrada USB, conexão Bluetooth, bancos em couro e vários equipamentos de segurança, outro destaque é o sistema que projeta informações como velocímetro, setas e outras informações instantâneas no para-brisa.
Lançado no fim do ano passado, o 9-5 representa uma nova era para a montadora sueca.