Em maio de 1997 a Chevrolet lançava no Brasil a Silverado, o modelo era praticamente o mesmo vendido nos EUA, tendo sofrido apenas algumas adaptações para o nosso mercado, ela chegou com a difícil missão de substituir a famosa Chevrolet D20 e fazer frente a F1000 da Ford.
Quando foi lançada a Chevrolet Silverado chegou com três opções de motores: o 4.1 Maxion S4, quatro cilindros a diesel aspirado com apenas 90 cv, o famoso 4.1 MPFi, 6 cilindros em linha de 138 cv a gasolina herdado do Omega, e o e inédito 4.2 Turbo Diesel seis cilindros em linha, 18válvulas, fabricado pela MWM com potentes 168 cv de força e 43 kgfm de torque. Em todas as versões o câmbio era manual de cinco marchas com overdrive e a tração traseira.
Na época de seu lançamento a Silverado chamava atenção pelo seu estilo com os famosos quatro faróis retângulares e a enorme grade cromada, e também por sua cabine bem acabada e equipada, em comparação com a D20 o salto foi gigante, a cabine da Silverado trazia um acabamento de bastante qualidade para a época, na versão DLX a picape vinha equipada com itens como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, volante com ajuste de altura, tomada de força, sistema de som com CD Player, janela traseira corrediça, alarme com acionamento a distância, rodas de liga leve, freios com ABS nas rodas traseiras ou opcionalmente nas quatro, eixo traseiro com diferencial com escorregamento limitado, entre outros itens. Os bancos tinham acabamento aveludado e o painel usava plástico de boa qualidade para a época.
A Silverado tinha dimensões generosas, era bem maior que sua antecessora a D20, o comprimento era de 4.94 metros, e a largura impressionava com 2.25 metros, sua capacidade de carga também agradava levando mais de 1 tonelada.
Na época de seu lançamento os preços da Silverado eram de R$ 23,800 para a versão de entrada com motor quatro cilindros diesel, R$ 27,850 para a versão DLX 4.1 a gasolina e salgados R$ 39,950 para a configuração DLX 4.2 diesel, lembrando que nesta mesma época a S10 tinha preços entre R$ 24.000 a R$ 30,000.
A Grand Blazer…
No ano de 1999 a Chevrolet lançou no Brasil a Grand Blazer, o modelo nada mais era do que a famosa Suburban, bastante tradicional nos EUA até os dias atuais, ela impressionava pelo seu tamanho e espaço interno, a Grand Blazer tinha nada menos do que 5.05 metros de comprimento, 2.25 m de largura e 1.92 m de altura, seu entre eixos tinha 2.98 metros, o mesmo da Silverado. Assim como suas dimensões o peso também chamava atenção a Grand Blazer pesava 2.335 kg. Apesar de todo este tamanho o SUV tinha apenas 5 lugares, o que sobrava muito espaço para as bagagens já que o porta malas oferecia 1550 litros, ou até 2355 litros com o banco traseiro rebatido.
No Brasil a Grand Blazer teve vida curta ficou no mercado por apenas 2 anos, de 1999 a 2001, ela vinha com o motor 4.1 MPFi 6 cilindros a gasolina de 138 cv e 30.7 kgfm de torque, ou o 4.2 diesel MWM de 168 cv, os mesmos usados pela Silverado DLX, a tração era 4×2 traseira e o câmbio manual de cinco marchas, este conjunto mecânico apesar de robusto não impressionava, a Grand Blazer precisava de demorados 15.5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima era razoável visto o tamanho do carro, 163 km/h na versão a gasolina e 168 km/h na versão diesel.
Em 1999 a Grand Blazer chegou sendo um dos carros mais caros da Chevrolet à venda no Brasil custando R$ 45,800 na versão a gasolina e R$ 49.800 na configuração diesel, perdendo a apenas para a Blazer Executive que na versão 4×4 chegava aos R$ 55.000.
Lembrando que assim como a Silverado a Grand Blazer era fabricada na Argentina e vinha importada para o Brasil.
Em junho de 2000 com vendas bem abaixo do esperado, e já sofrendo com a concorrência da recém lançada Ford F250, a Chevrolet decidiu mudar um pouco o perfil da Silverado no mercado para tentar alavancar as vendas. A Chevrolet deixou de importa-la da Argentina e passou a montar a picape no Brasil, na fábrica de São José dos Campos, SP, além disso a montadora reduziu o número de versões da Silverado para apenas duas: a GMC 3500 HD com visual já atualizado e uma vocação voltada para o trabalho sem os detalhes cromados e com acabamento mais simples com apenas dois faróis quadrados na dianteira – foto abaixo, e a Silverado D20 – foto acima, a Chevrolet passou a chamar a Silverado oficialmente de Silverado D20 em homenagem a sua antecessora, e em uma tentativa de deixar a picape mais popular. Agora todas as versões passaram a vir com um novo motor 4.2 MWM Sprint, turbo diesel de 150 cv.
Estas melhorias parecem não terem sido suficiente para deixar a Silverado mais competitiva no mercado, as vendas não melhoraram e já no ano seguinte 2001 a Chevrolet oficialmente encerrou as vendas da Silverado e também da Grand Blazer.
A Chevrolet até cogitou por um tempo trazer para o Brasil a versão cabine dupla da Silverado, o modelo até chegou a rodar em testes por aqui mas os planos foram abandonados, devido a baixa procura.
Após a saída da Silverado a Chevrolet nunca mais voltou a ter uma picape de grande porte no Brasil, restando até os dias atuais apenas a S10 como representante da marca porém em uma categoria menor. É bom salientar nos EUA a Silverado segue firme no mercado atualmente.
Publicado em janeiro de 2017
Abaixo você confere as fichas técnicas de todas as versões da Chevrolet Silverado e Grand Blazer:
Silverado 4.1 Diesel Maxion S4 de 1997 a 2000
Motor:
4.1 Diesel, 4 cilindros aspirado
Potência: 90 cv
Torque: 27.5 kgfm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 19 segundos,
Velocidade máxima: 150 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 7 km/l
Estrada: 10km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 215/80 R16.
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.
Silverado DLX 4.2 Diesel Turbo MWM, seis cilindros de 1997 a 2000
Motor:
4.2 Diesel, MWM 6 cilindros em linha, turbo, 18 válvulas
Potência: 168 cv
Torque: 43.3 kgfm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira
Desempenho:
0 a 100 km/h: 14.5 segundos,
Velocidade máxima: 166 km/h
Consumo (*dados revista Quatro Rodas maio de 1997):
Cidade: 7.8 km/l (6.7km/l com ar-condicionado ligado)
Estrada: 9.36 km/l ( 8.2 km/l com ar-condicionado ligado)
Média cidade/estrada: 8.46 km/l (7.37 km/l com ar-condicionado)
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 215/70 R16.
Tanque de combustível 126 litros
Dimensão caçamba 1.521 litros
Capacidade de carga 1100 kg.
Peso 2,290 kg.
.
Silverado DLX 4.1 MPFI, seis cilindros de 1997 a 2000
Motor:
4.1 Gasolina, MPFI 6 cilindros em linha
Potência: 138 cv
Torque: 30 kgfm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira
Desempenho:
0 a 100 km/h: 13 segundos,
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo:
Cidade: km/l
Estrada: km/l
Média cidade/estrada: 6.8 km/l (dado Revista Motor Show novembro 1997)
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 215/80 R16
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.
Silverado D20 4.2 Diesel MWM Sprint 6.0T, seis cilindros 2000 a 2001
Motor:
4.2, 6 cilindros em linha, turbo
Potência: 150 cv a 3500 rpm
Torque: 37 kgfm a 2.000 rom
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira
Desempenho:
0 a 100 km/h: 15.4 segundos
Velocidade máxima: 164 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 8.4 km/l
Estrada: 10.4 km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 245/75 R16 (rodas aro 16 em alumínio opcionais)
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.
GMC 3500 HD 2000 a 2001
4.2 Diesel MWM Sprint 6.0T, seis cilindros 2000 a 2001
Motor:
4.2, 6 cilindros em linha, 18v turbo
Potência: 150 cv a 3500 rpm
Torque: 37 kgfm a 2.000 rom
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira
Desempenho:
0 a 100 km/h: 12.1 segundos,
Velocidade máxima: 168 km/h
Consumo (dados de fábrica)
Cidade: 7.2 km/l
Estrada: 11.3 km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 245/75 R16 (rodas aro 16 em alumínio opcionais)
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1330 kg.
Grand Blazer 4.1 MPFI gasolina 1999 2001
Motor:
4.1 Gasolina, MPFI 6 cilidros em linha
Potência: 138 cv a 4.100 rpm
Torque: 30.7 kgfm a 2500 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira
Desempenho:
0 a 100 km/h: 15 segundos,
Velocidade máxima: 163 km/h
Consumo:
Cidade: 5.8 km/l
Estrada: 8.2 km/l
Média cidade/estrada: 6.9 km/l (dados de fábrica)
Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 5.05m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 245/75 R16
Tanque de combustível 126 litros
Porta malas 1550 litros
Peso 2335kg
Lugares: 5
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários