Categorias: Chevrolet

Saiba mais Chevrolet Silverado 1997 a 2001 e Grand Blazer 1999 2000

Em maio de 1997 a Chevrolet lançava no Brasil a Silverado, o modelo era praticamente o mesmo vendido nos EUA, tendo sofrido apenas algumas adaptações para o nosso mercado, ela chegou com a difícil missão de substituir a famosa Chevrolet D20 e fazer frente a F1000 da Ford.

Quando foi lançada a Chevrolet Silverado chegou com três opções de motores: o 4.1 Maxion S4, quatro cilindros a diesel aspirado com apenas 90 cv, o famoso 4.1 MPFi, 6 cilindros em linha de 138 cv a gasolina herdado do Omega, e o e inédito 4.2 Turbo Diesel seis cilindros em linha, 18válvulas, fabricado pela MWM com potentes 168 cv de força e 43 kgfm de torque. Em todas as versões o câmbio era manual de cinco marchas com overdrive e a tração traseira.

Na época de seu lançamento a Silverado chamava atenção pelo seu estilo com os famosos quatro faróis retângulares e a enorme grade cromada, e também por sua cabine bem acabada e equipada, em comparação com a D20 o salto foi gigante, a cabine da Silverado trazia um acabamento de bastante qualidade para a época, na versão DLX a picape vinha equipada com itens como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, volante com ajuste de altura, tomada de força, sistema de som com CD Player, janela traseira corrediça, alarme com acionamento a distância, rodas de liga leve, freios com ABS nas rodas traseiras ou opcionalmente nas quatro, eixo traseiro com diferencial com escorregamento limitado, entre outros itens. Os bancos tinham acabamento aveludado e o painel usava plástico de boa qualidade para a época.

A Silverado tinha dimensões generosas, era bem maior que sua antecessora a D20, o comprimento era de 4.94 metros, e a largura impressionava com 2.25 metros, sua capacidade de carga também agradava levando mais de 1 tonelada.

Acima e abaixo o interior da Silverado de 1997 a 2001

Na época de seu lançamento os preços da Silverado eram de R$ 23,800 para a versão de entrada com motor quatro cilindros diesel, R$ 27,850 para a versão DLX 4.1 a gasolina e salgados R$ 39,950 para a configuração DLX 4.2 diesel, lembrando que nesta mesma época a S10 tinha preços entre R$ 24.000 a R$ 30,000.

A Grand Blazer…

No ano de 1999 a Chevrolet lançou no Brasil a Grand Blazer, o modelo nada mais era do que a famosa Suburban, bastante tradicional nos EUA até os dias atuais, ela impressionava pelo seu tamanho e espaço interno, a Grand Blazer tinha nada menos do que 5.05 metros de comprimento, 2.25 m de largura e 1.92 m de altura, seu entre eixos tinha 2.98 metros, o mesmo da Silverado. Assim como suas dimensões o peso também chamava atenção a Grand Blazer pesava 2.335 kg. Apesar de todo este tamanho o SUV tinha apenas 5 lugares, o que sobrava muito espaço para as bagagens já que o porta malas oferecia 1550 litros, ou até 2355 litros com o banco traseiro rebatido.

No Brasil a Grand Blazer teve vida curta ficou no mercado por apenas 2 anos, de 1999 a 2001, ela vinha com o motor 4.1 MPFi 6 cilindros a gasolina de 138 cv e 30.7 kgfm de torque, ou o 4.2 diesel MWM de 168 cv, os mesmos usados pela Silverado DLX, a tração era 4×2 traseira e o câmbio manual de cinco marchas, este conjunto mecânico apesar de robusto não impressionava, a Grand Blazer precisava de demorados 15.5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima era razoável visto o tamanho do carro, 163 km/h na versão a gasolina e 168 km/h na versão diesel.

Em 1999 a Grand Blazer chegou sendo um dos carros mais caros da Chevrolet à venda no Brasil custando R$ 45,800 na versão a gasolina e R$ 49.800 na configuração diesel, perdendo a apenas para a Blazer Executive que na versão 4×4 chegava aos R$ 55.000.

Lembrando que assim como a Silverado a Grand Blazer era fabricada na Argentina e vinha importada para o Brasil.

Acima a Chevrolet Silverado D20 lançada em 2000, tinha novo motor 4.2 MWM Sprint de 150 cv diesel

Em junho de 2000 com vendas bem abaixo do esperado, e já sofrendo com a concorrência da recém lançada Ford F250, a Chevrolet decidiu  mudar um pouco o perfil da Silverado no mercado para tentar alavancar as vendas. A Chevrolet deixou de importa-la da Argentina e passou a montar a picape no Brasil, na fábrica de São José dos Campos, SP, além disso a montadora reduziu o número de versões da Silverado para apenas duas: a GMC 3500 HD com visual já atualizado e uma vocação voltada para o trabalho sem os detalhes cromados e com acabamento mais simples com apenas dois faróis quadrados na dianteira – foto abaixo, e a Silverado D20 – foto acima, a Chevrolet passou a chamar a Silverado oficialmente de Silverado D20 em homenagem a sua antecessora, e em uma tentativa de deixar a picape mais popular. Agora todas as versões passaram a vir com um novo motor 4.2 MWM Sprint, turbo diesel de 150 cv.

GMC 3500 HD 2001, produzida no Braisl por apenas 1 ano – de 2000 a 2001, tinha motor diesel MWM 4.2 litros e 150 cv, além de maior capacidade de carga 1330 kg

Estas melhorias parecem não terem sido suficiente para deixar a Silverado mais competitiva no mercado, as vendas não melhoraram e  já no ano seguinte 2001 a Chevrolet oficialmente encerrou as vendas da Silverado e também da Grand Blazer.

A Chevrolet até cogitou por um tempo trazer para o Brasil a versão cabine dupla da Silverado, o modelo até chegou a rodar em testes por aqui mas os planos foram abandonados, devido a baixa procura.

Após a saída da Silverado a Chevrolet nunca mais voltou a ter uma picape de grande porte no Brasil, restando até os dias atuais apenas a S10 como representante da marca porém em uma categoria menor. É bom salientar nos EUA a Silverado segue firme no mercado atualmente.

Publicado em janeiro de 2017

Abaixo você confere as fichas técnicas de todas as versões da Chevrolet Silverado e Grand Blazer:

Silverado 4.1 Diesel Maxion S4 de 1997 a 2000

Motor:
4.1 Diesel, 4 cilindros aspirado
Potência: 90 cv
Torque: 27.5 kgfm

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 19 segundos,
Velocidade máxima: 150 km/h

Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 7 km/l
Estrada: 10km/l

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 215/80 R16.
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.

Silverado DLX 4.2 Diesel Turbo MWM, seis cilindros de 1997 a 2000

Motor:
4.2 Diesel, MWM 6 cilindros em linha, turbo, 18 válvulas
Potência: 168 cv
Torque: 43.3 kgfm

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira

Desempenho:
0 a 100 km/h: 14.5 segundos,
Velocidade máxima: 166 km/h

Consumo (*dados revista Quatro Rodas maio de 1997):
Cidade: 7.8 km/l (6.7km/l com ar-condicionado ligado)
Estrada: 9.36 km/l ( 8.2 km/l com ar-condicionado ligado)
Média cidade/estrada: 8.46 km/l (7.37 km/l com ar-condicionado)

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 215/70 R16.
Tanque de combustível 126 litros
Dimensão caçamba 1.521 litros
Capacidade de carga 1100 kg.
Peso 2,290 kg.

.

Silverado DLX 4.1 MPFI, seis cilindros de 1997 a 2000

Motor:
4.1 Gasolina, MPFI 6 cilindros em linha
Potência: 138 cv
Torque: 30 kgfm

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira

Desempenho:
0 a 100 km/h: 13 segundos,
Velocidade máxima: 160 km/h

Consumo:
Cidade: km/l
Estrada: km/l
Média cidade/estrada: 6.8 km/l (dado Revista Motor Show novembro 1997)

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 215/80 R16
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.

Silverado D20 4.2 Diesel MWM Sprint 6.0T, seis cilindros 2000 a 2001

Motor:
4.2, 6 cilindros em linha, turbo
Potência: 150 cv a 3500 rpm
Torque: 37 kgfm a 2.000 rom

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira

Desempenho:
0 a 100 km/h: 15.4 segundos
Velocidade máxima: 164 km/h

Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 8.4 km/l
Estrada: 10.4 km/l

 

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 245/75 R16 (rodas aro 16 em alumínio opcionais)
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1100 kg.

 

GMC 3500 HD 2000 a 2001

4.2 Diesel MWM Sprint 6.0T, seis cilindros 2000 a 2001

Motor:
4.2, 6 cilindros em linha, 18v turbo
Potência: 150 cv a 3500 rpm
Torque: 37 kgfm a 2.000 rom

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira

Desempenho:
0 a 100 km/h: 12.1 segundos,
Velocidade máxima: 168 km/h

Consumo (dados de fábrica)
Cidade: 7.2 km/l
Estrada: 11.3 km/l

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 4.94m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de aço com pneus 245/75 R16 (rodas aro 16 em alumínio opcionais)
Tanque de combustível 126 litros
Capacidade de carga 1330 kg.

Grand Blazer 4.1 MPFI gasolina 1999 2001
Motor:
4.1 Gasolina, MPFI 6 cilidros em linha
Potência: 138 cv a 4.100 rpm
Torque: 30.7 kgfm a 2500 rpm

Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração traseira

Desempenho:
0 a 100 km/h: 15 segundos,
Velocidade máxima: 163 km/h

Consumo:
Cidade: 5.8 km/l
Estrada: 8.2 km/l
Média cidade/estrada: 6.9 km/l (dados de fábrica)

Dimensões:
Comprimento/largura/entre-eixos: 5.05m, 2.25m, 2.98 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 245/75 R16
Tanque de combustível 126 litros
Porta malas 1550 litros
Peso 2335kg
Lugares: 5

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

1 dia atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

1 dia atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

5 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

6 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

7 dias atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.