Lançado no final do ano 2000 o Celta combina simplicidade e linhas harmônicas, uma receita que fez sucesso e ainda garante ao seu proprietário um carro muito bem valorizado.
Pontos Positivos do Celta
* Econômico
* Velocidade de até 157 km/h com o motor VHC flexpower de 70 cv abastecido com álcool (**Motor da primeira produzido de 2002 até 2008)
* Motor VHCE 1.0 Flexpower, desenvolve 77 cv com gasolina e 78 com álcool. (2008, 2009).
* Design Agradável, na opinião da maioria dos consumidores
* Diversos itens opcionais
* Valor de mercado na revenda, menor desvalorização de automóvel nacional
Pontos Negativos do Celta
* Ausência de opção de motor mais potente
* Poucos itens de série na versão 1.0 LIFE
* Acabamento simples
* Design sem continuidade na parte traseira, na opinião de muitos designers e profissionais da área
* O carro possui uma altura frontal baixa com relação ao solo, o que prejudica o motorista em determinadas lombadas, buracos ou outras ondulações transversais
* Excesso de ruídos internos, mesmo nos modelos com baixa quilometragem
* Posição de dirigir ruim para pessoas altas (volante muito baixo)
* Teto baixo, o que prejudica o conforto dos mais altos
* Encosto de cabeça costurado no banco, ruim para os mais altos e também há risco de lesão na nuca.
A história do Chevrolet Celta
Chevrolet Celta (2002)
O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas menos abastadas com linhas atraentes e custo de manutenção baixo.
Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul.
O veículo agradou o consumidor brasileiro. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do compacto da GM, este sucesso continua, em dezembro de 2005 o Celta alcançou a marca de 560 mil unidades comercializadas. Atualmente ele é o modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil.
Interior do Chevrolet Celta 2002
Para um automóvel de pequeno porte, o Celta se sai muito bem no trânsito urbano, pois além de pequeno é um carro econômico, prático e tem um desempenho interessante para um automóvel de 1000 cilindradas que pesa em torno de 800 kg.
Por ser um veículo com a proposta de ser popular, seu interior possui acabamento simples, com muitos detalhes em plástico, porém as versões mais equipadas contam com revestimentos de melhor qualidade, com a reestilização no ano de 2007, o interior do Celta também foi repaginado.
2007 – O Celta é reestilizado;
Chevrolet Celta 2007
Após 6 anos de seu lançamento, a GM reestiliza o Celta, fazendo com que o modelo ganhe um nova frente e traseira, o interior também ganhou novidades como painel reestilizado e materiais de melhor qualidade, além de novas padronagens dos bancos e revestimentos, o Celta passa a ser vendido como modelo 2007. Outra novidade é a saída do motor 1.4 a gasolina, o aguardado motor 1.4 EconoFlex, foi lançado em 2006, mas apenas para o sedan Prisma.
Chevrolet Celta 2007
Motor
Atualmente o Chevrolet Celta é comercializado em duas versões, Life e Spirit, ambas equipada com motor 1.0 VHCE Flexpower que desenvolve 77 cv de potência. Segundo a montadora o Celta tem consumo médio de 13.8km/l em trechos urbanos e 16.9km/l na estrada.
Interior Celta 2009
Preços:
Os preços partem de R$24.900 reais na versão Life 2 portas, a versão Spirit com 4 portas sai por R$ 28 mil.
* Atualizado em junho de 2009
Respostas de 21
que motor e o celta 2000
Olá, discordo quanto ao que diz nos pontos negativos onde menciona ” Ausência de opção de motor mais potente, pois eu tenho um CELTA 2004 ENERGY 1.4.
O Celta é um típico exemplo de como as montadoras erram na reestilização. Quando foi lançado, o design do carrinho fez sucesso graças aos farois estreitos e as lanternas traseiras inconfundíveis. Porém quando foi redesenhado, a GM foi atrás da 'tendência' e colocou faróis grandes, fora de proporção com a frente do carro. Agora, a tendência é de faróis estreitos. Igual aos do Celta quando lançado.
Porque o volante do Celta é torto ? … se vc esticar os dois braços, um deles fica bem pra trás.
Uma vez perguntei à um mecânico da GM e ele me respondeu que ” era assim mesmo “, hahaha!!!
olá, comprei um celta vhc flexpower 2006/07, ele é muito bom porém, um defeito persiste em não melhorar, ao funcionar frio mesmo só com gasolina, ele engasga, demora de pegar e quando pega depois de umas tres tentativas, a aceleração fica muito alta e demora pra ficar normal, já fiz de tudo e nada de melhora, o que vcs tem pra me dar como orientação pra resolver o problema ?
Boa tarde Jose,
quando você for abastecer com álcool ande aproximadamente de 10 a 20 km antes de guardar o carro na garagem ,assim o sistema tem tempo de reconhecer o combustível,
talvez possa ser problema com as velas,veja se o carro perde potência….pode ser isso abraço
Olá josé eu tenho um celta do mesmo modelo e problema, começou a sair um cheiro forte tipo de enxofre e achei que fosse o catalizador senti o carro mais forte mas o cheiro voltou bem pouco, vou trocar o catalizador, eu tinha furado por dentro mas n gostei n q tha fazendo muito barulho fica ai a dica,a já troquei de tudo tbm cabo,vela, s.map, atuador,limpeza tbi e etc, se vc descobrir me mande um email : l.eduardomirandadossantos@bol.com.br
HJSD
o celta 07/07 life 2 portas.saiu algum completo de fabrica. 2 portas?
Resposta – Julio
Completa de fábrica é difícil, a versão Life do Celta, era a opção mais barata do modelo, há exceções como essa versão com ar-condicionado e direção hidráulica, adquirido como opcionais pelos seus proprietários. Além dessa versão existia o Celta Spirit, versão intermediária e a top de linha Super, que vinha com interior mais caprichado, com portas com revestimentos em tecido, painel de instrumento com iluminação diferenciada, e rodas maiores aro 14, (as demais versões trazem rodas aro 13).
abraço
abraço
TENHO UM CELTA 2004 NA ESTRADA ELE FAZ 14KM/l E UM CARRO MUITO BOM
quero fazer um ansamento de um celta 20009
oi galera do celta quero compra um celta quero saber da opiniao de quem tem. devo ou nao devo compra um?
boa tarde, meu motor esta fazendo um barulho esquisito quando paro de acelarar. alguem sabe me dizer? e tipo um xucalho.;
16 na cidade e 15 na estrada fala sério
O consumo depende da região ou cidade, pois sou de Brasília, aqui como não temos morros ou serras e grandes engarrafamento em nossa cidade o Celta é muito econômico, na cidade ele faz 16k/l e na estrada em média 15k/l com o pé em baixo.
O consumu depende da região ou cidade, pois sou de Brasília, aqui como não temos morros ou serras e grandes engarrafamento em nossa cidade o Celta é muito econômico, na cidade ele faz 16k/l e na estrada em média 15k/l com o pé em baixo.
Olá, bom dia!
O manual do meu celta 2007/2008 motor VHC flex diz que ele tem que fazer 7 Km/l de alcool e 10 Km/l na gasolina, ele está fazendo os 7 no alcool e menos de 10 na gasolina, o meu percurso normal é feito andondo divagar e na cidade. Isso é normal? Se tiver algum problema você saberia me dizer qual é?
Liliane
O consumo do seu Celta, pode ser considerado normal, (7 km/l com álcool e 9 km/l a 9.5 km/l com gasolina, na cidade), é verdade que está um pouco mais alto do que o normal, mas isto pode ser devido ao uso, é normal que os bico injetores fiquem sujos com o tempo, ou as velas que podem estar perdendo a sua eficiência, além de outros problemas normais do motor que costumam aumentar o consumo de combustível. O próprio combustível usado pode influenciar nisto.
Caso o consumo comece a aumentar ainda mais, ai sim é hora de levar o carro a uma oficina para fazer uma limpeza dos bicos, troca de velas, e checagem de outros componentes.
abraço
e um carro d+ tenho um 2002 e gosto muito.
+ eu prefiro a dianteira do antigo celta so q se arrumassem + ela ele ficaria lindo