Saíba mais sobre o Chevrolet Celta, de 2000 até 2009

chevrolet celta 2003

Lançado no final do ano 2000 o Celta combina simplicidade e linhas harmônicas, uma receita que fez sucesso e ainda garante ao seu proprietário um carro muito bem valorizado.

Pontos Positivos do Celta

* Econômico
* Velocidade de até 157 km/h com o motor VHC flexpower de 70 cv abastecido com álcool (**Motor da primeira produzido de 2002 até 2008)
* Motor VHCE 1.0 Flexpower, desenvolve 77 cv com gasolina e 78 com álcool. (2008, 2009).
* Design Agradável, na opinião da maioria dos consumidores
* Diversos itens opcionais
* Valor de mercado na revenda, menor desvalorização de automóvel nacional

Pontos Negativos do Celta

* Ausência de opção de motor mais potente
* Poucos itens de série na versão 1.0 LIFE
* Acabamento simples
* Design sem continuidade na parte traseira, na opinião de muitos designers e profissionais da área
* O carro possui uma altura frontal baixa com relação ao solo, o que prejudica o motorista em determinadas lombadas, buracos ou outras ondulações transversais
* Excesso de ruídos internos, mesmo nos modelos com baixa quilometragem
* Posição de dirigir ruim para pessoas altas (volante muito baixo)
* Teto baixo, o que prejudica o conforto dos mais altos
* Encosto de cabeça costurado no banco, ruim para os mais altos e também há risco de lesão na nuca.

A história do Chevrolet Celta

chevrolet celta 2 portas 2002

Chevrolet Celta (2002)


O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas menos abastadas com linhas atraentes e custo de manutenção baixo.
Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul.

O veículo agradou o consumidor brasileiro. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do compacto da GM, este sucesso continua, em dezembro de 2005 o Celta alcançou a marca de 560 mil unidades comercializadas. Atualmente ele é o modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil.

interior chevrolet celta 2002

Interior do Chevrolet Celta 2002

Para um automóvel de pequeno porte, o Celta se sai muito bem no trânsito urbano, pois além de pequeno é um carro econômico, prático e tem um desempenho interessante para um automóvel de 1000 cilindradas que pesa em torno de 800 kg.

Por ser um veículo com a proposta de ser popular, seu interior possui acabamento simples, com muitos detalhes em plástico, porém as versões mais equipadas contam com revestimentos de melhor qualidade, com a reestilização no ano de 2007, o interior do Celta também foi repaginado.

2007 – O Celta é reestilizado;

chevrolet celta 2007

Chevrolet Celta 2007

Após 6 anos de seu lançamento, a GM reestiliza o Celta, fazendo com que o modelo ganhe um nova frente e traseira, o interior também ganhou novidades como painel reestilizado e materiais de melhor qualidade, além de novas padronagens dos bancos e revestimentos, o Celta passa a ser vendido como modelo 2007. Outra novidade é a saída do motor 1.4 a gasolina, o aguardado motor 1.4 EconoFlex, foi lançado em 2006, mas apenas para o sedan Prisma.

chevrolet celta 2007

Chevrolet Celta 2007

Motor

Atualmente o Chevrolet Celta é comercializado em duas versões, Life e Spirit, ambas equipada com motor 1.0 VHCE Flexpower que desenvolve 77 cv de potência. Segundo a montadora o Celta tem consumo médio de 13.8km/l em trechos urbanos e 16.9km/l na estrada.

interior chevrolet celta 2010

Interior Celta 2009

Preços:

Os preços partem de R$24.900 reais na versão Life 2 portas, a versão Spirit com 4 portas sai por R$ 28 mil.

* Atualizado em junho de 2009

Compartilhe

Respostas de 21

  1. Olá, discordo quanto ao que diz nos pontos negativos onde menciona ” Ausência de opção de motor mais potente, pois eu tenho um CELTA 2004 ENERGY 1.4.

  2. O Celta é um típico exemplo de como as montadoras erram na reestilização. Quando foi lançado, o design do carrinho fez sucesso graças aos farois estreitos e as lanternas traseiras inconfundíveis. Porém quando foi redesenhado, a GM foi atrás da 'tendência' e colocou faróis grandes, fora de proporção com a frente do carro. Agora, a tendência é de faróis estreitos. Igual aos do Celta quando lançado.

  3. Porque o volante do Celta é torto ? … se vc esticar os dois braços, um deles fica bem pra trás.

    Uma vez perguntei à um mecânico da GM e ele me respondeu que ” era assim mesmo “, hahaha!!!

  4. olá, comprei um celta vhc flexpower 2006/07, ele é muito bom porém, um defeito persiste em não melhorar, ao funcionar frio mesmo só com gasolina, ele engasga, demora de pegar e quando pega depois de umas tres tentativas, a aceleração fica muito alta e demora pra ficar normal, já fiz de tudo e nada de melhora, o que vcs tem pra me dar como orientação pra resolver o problema ?

    1. Boa tarde Jose,
      quando você for abastecer com álcool ande aproximadamente de 10 a 20 km antes de guardar o carro na garagem ,assim o sistema tem tempo de reconhecer o combustível,

    2. Olá josé eu tenho um celta do mesmo modelo e problema, começou a sair um cheiro forte tipo de enxofre e achei que fosse o catalizador senti o carro mais forte mas o cheiro voltou bem pouco, vou trocar o catalizador, eu tinha furado por dentro mas n gostei n q tha fazendo muito barulho fica ai a dica,a já troquei de tudo tbm cabo,vela, s.map, atuador,limpeza tbi e etc, se vc descobrir me mande um email : l.eduardomirandadossantos@bol.com.br

    1. Resposta – Julio

      Completa de fábrica é difícil, a versão Life do Celta, era a opção mais barata do modelo, há exceções como essa versão com ar-condicionado e direção hidráulica, adquirido como opcionais pelos seus proprietários. Além dessa versão existia o Celta Spirit, versão intermediária e a top de linha Super, que vinha com interior mais caprichado, com portas com revestimentos em tecido, painel de instrumento com iluminação diferenciada, e rodas maiores aro 14, (as demais versões trazem rodas aro 13).

      abraço

      abraço

  5. O consumo depende da região ou cidade, pois sou de Brasília, aqui como não temos morros ou serras e grandes engarrafamento em nossa cidade o Celta é muito econômico, na cidade ele faz 16k/l e na estrada em média 15k/l com o pé em baixo.

  6. O consumu depende da região ou cidade, pois sou de Brasília, aqui como não temos morros ou serras e grandes engarrafamento em nossa cidade o Celta é muito econômico, na cidade ele faz 16k/l e na estrada em média 15k/l com o pé em baixo.

  7. Olá, bom dia!

    O manual do meu celta 2007/2008 motor VHC flex diz que ele tem que fazer 7 Km/l de alcool e 10 Km/l na gasolina, ele está fazendo os 7 no alcool e menos de 10 na gasolina, o meu percurso normal é feito andondo divagar e na cidade. Isso é normal? Se tiver algum problema você saberia me dizer qual é?

    1. Liliane

      O consumo do seu Celta, pode ser considerado normal, (7 km/l com álcool e 9 km/l a 9.5 km/l com gasolina, na cidade), é verdade que está um pouco mais alto do que o normal, mas isto pode ser devido ao uso, é normal que os bico injetores fiquem sujos com o tempo, ou as velas que podem estar perdendo a sua eficiência, além de outros problemas normais do motor que costumam aumentar o consumo de combustível. O próprio combustível usado pode influenciar nisto.

      Caso o consumo comece a aumentar ainda mais, ai sim é hora de levar o carro a uma oficina para fazer uma limpeza dos bicos, troca de velas, e checagem de outros componentes.

      abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas