Índice desta matéria
Fiat Palio 1996
Fiat Palio EL 1997
No início eram oferecidas apenas duas versões, a EL 1.5, de 76 cv e a 1.6 16V, que tinha acabamento superior, e um bom motor italiano de 106 cv, que permitia que o compacto acelera-se de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10s.
O Fiat Palio também inovava pelas opções de equipamentos, o modelo podia vir equipado com ar condicionado, freios ABS e foi o primeiro carro da categoria produzido no Brasil que podia vir equipado com airbag.
Fiat Palio EDX 1997
Em julho de 1996 o Palio era apresentado com o motor 1.0, versão que corresponderia pela maior parte de suas vendas. O pequeno motor Fiasa de 61 cv equipava duas versões, a ED – que vinha apenas na versão três portas, com poucos equipamentos de série e rodas de ferro – e a EDX, de três ou cinco portas, mas com uma oferta um pouco maior de equipamentos, mas ainda com para-choques em preto fosco, porém podia ser equipados com itens raros na época como direção hidráulica, rodas de liga-leve e ar-condicionado.
Acima o Palio EDX 4 portas de 1997
O Motor Fiasa 1.0… (Palio ED e EDX)
Tido por muitos como pouco econômico, não passa dos fazendo entre 9 km/l na cidade 13 km/l na estrada, enquanto o Gol por exemplo fazia até 15 km/l na estrada, ele não é um exemplo de economia, mas o principal defeito do Fiasa 1.0 é a falta de potência em baixas rotações, ou seja para que o carro ganhe velocidade principalmente em arrancadas, é exigido um número maior de trocas de marchas, o que torna a pilotagem um pouco mais desgastante principalmente nas cidades. Mas depois que embala este motor de 61cv tem um bom desempenho.
Este motor tinha também versão a álcool.
Versão 1.6 16v…
Na época as versões top de linha do Palio, chamada de 1.6 16v, vinham praticamente completa, com direção hidráulica, rodas de alumínio, vidros e travas elétricas, sistema da som com CD Player, além de um acabamento interno mais caprichado, claro que tudo isto tinha um preço elevado, porém hoje estas versões 16v do Palio tem uma desvalorização alta, e não são bem vistas pelas revendas e nem pelos compradores, o motivo é o motor, 1.6 16v, que apresenta um desempenho excepcional com 106 cv, tendo boas acelerações e sempre trabalhando em alta rotações, porém devido a manutenção mais cara e as 16 válvulas, este motor italiano não se tornou tão popular, visto atualmente com um certo preconceito, o que em parte é justificável, então atenção antes de comprar, se for rodar muito opte pela versão 1.0 8v. Mas as versões 16v ainda valem a pena pelo acabamento e equipamentos que traz.
Interior Fiat Palio EDX 1997
(foto site: Bestcarwebsite.com.br)
O acabamento do Palio, principalmente nas versões ED e EDX, deixava a desejar, com poucos revestimentos nas portas por exemplo, e materiais exageradamente simples, porém as linhas do painel são bastante modernas, e o volante tem uma boa empunhadura.
Confira os preços do Palio 1996 a 1998
Palio ED 1.0 2 e 4 portas
1996 – 1997 = R$ 8.025
Palio ED 1.0 2 e 4 portas
1998 – 1999 = R$ 8.600
Palio EDX 1.0 2 portas
1996 – 1997 = R$ 8.056
Palio EDX 1.0 2 portas
1998 – 1999 = R$ 8.839
Palio EDX 1.0 4 portas
1996 – 1997 = R$ 8.558
Palio EDX 1.0 4 portas
1998 – 1999 = R$ 10.051
Palio EL 1.5 1996 – 1997
2 e 4 portas = R$ 8.811
Palio EL 1.5 1998 – 1999
2 e 4 portas = R$ 10.150
Palio 1.6 16v 2 portas
1996 a 1997 = R$ 8.366
Palio 1.6 16v 4 portas
1996 a 1997 = R$ 9.585
Palio 1.6 16v 4 portas
1998 e 1999 = R$ 10.460
Acima o Fiat Palio 16v
Em junho 1998 era lançada a versão EL com motor 1.6 8V de 82 cv. Produzido na Argentina, esta versão substituía o antigo 1.5. O acabamento interno podia ser em azul, cinza ou vermelho e trazia uma qualidade melhor nos revestimentos.
Já no início de 1999 os 1.0 foram renomeadas de ED para EX e a versão EDX para ELX, esta última podia vir equipada com sistema de embreagem automática, chamado de Citymatic pela fábrica. Embora não fosse caro, o sistema não chamou atenção do mercado e logo foi descontinuado. (atenção estas versões Cytimatic são hoje consideradas micos de mercado – fuja delas).
Ainda em 1998 a versão EL passava para ELX, e ganha injeção multi-ponto e 92cv.
foto: Revista Quatro Rodas
Em fevereiro de 2000, era lançado o motor Fire 1.3 16V, produzido no Brasil. Um bom motor com 80 cv era bem mais moderno que o antigo 1.6 8V (que substituiu), porém atualmente por ter 16 válvulas é visto com uma certa desconfiança por quem compra um Palio semi-novo. As versões equipadas com o motor Fire tinham uma acabamento interno prateado de gosto duvidoso, porém as portas e os bancos são de melhor qualidade.
Confira os preços do Palio modelos 1999 a 2000:
Palio EX 1.0 2 portas
1998/1999 e 1999/2000 R$ 8.099, a R$ 9.840
Palio EX 1.0 4 portas
1998/1999 e 1999/2000 R$ 8.702 a R$ 9.922
Palio ELX 1.0
1999 R$ 10.390
Palio ELX 1.0 / Palio 500 anos 4 portas
1999 a 2000 R$ 9.370 a R$ 10.700
Palio ELX 1.6 4 portas
1998 a 2000 R$ 10.351 a R$ 11.317
Palio City 1.5 e 1.6 4 portas
1999 e 2000 – R$ 10.300 a R$ 11.800
Palio 1.6 16v 4 portas
1999 e 2000 – R$ 10.400 a R$ 12.090
Acima a 2 geração do Fiat Palio foi lançada no final do ano 2000, já chegando as lojas como modelo 2001
A segunda geração do Fiat Palio foi apresentada no final do ano 2000, e já chegava as lojas como modelo 2001. A dianteira trazia um desenho totalmente novo, as mudanças também afetaram a traseira e o interior, tudo feito pela pelo renomado estúdio italiano ItalDesign de Giurgetto Giurgiaro, que alias esteve no Brasil para o lançamento do modelo.
Acima o Fiat Palio ELX 1.3 16v
foto: Revista Quatro Rodas
O novo Palio (foto acima) tinha faróis e a grade dianteira agora mais estreitos e retangulares, e o capô ganhou vincos acentuados. Enquanto na traseira, as lanternas estavam mais arredondadas, mas as mudanças não foram tão dramáticas. O painel era novo, apesar de manter o desenho básico da versão anterior, (foto abaixo), outra novidade é que todas as versões passaram a trazer conta-giros. E os revestimentos agora possuem tons mais limpos e estampas mais agradáveis, com revestimentos em veludo para as versões mais caras.
Interior Fiat Palio 2001 até 2003
foto Revista Quatro Rodas
Junto ao novo desenho, novos motores de 1.0 litro foram apresentados: o Fire 1.0 8V, de 55cv – de potência menor que o antigo Fiasa, mas com uma melhor distribuição de potência/RPM – e o 1.0 16V, de 70 cv. Ambos os motores eram mais modernos, leves e econômicos. As unidades 1.3 16V e 1.6 16V continuavam disponíveis.
Palio Young..
O modelo com o desenho da primeira geração, ainda não desatualizado em relação à concorrência, continuava em linha, com o nome de Palio Young, isto foi até 2002, quando foi substituída por uma versão com o novo desenho porém de acabamento simples.
Interior Fiat Palio 2001 até 2003
Novo motor 1.3 8v
Em resposta a diminuição do IPI, que favorecia motores de maior cilindrada, a Fiat rapidamente apresentou o Palio de motor 1.3 (1.250cm³) em versão 8 válvulas, com 67 cv.
Com menor potência que o antigo 1.0 de 16V, tinha mais torque em baixas rotações, maior suavidade de funcionamento e consumia menos combustível que o 16v, além de ter manutenção mais barata.
Palio 2003 – Chega os motores 1.8 8v
Em 2003, aproveitando um acordo de fornecimento de motores com a General Motors, o excelente motor 1.6 16V, que sofria com os altos preços de importação da Itália, foi substituído por um razoável 1.8 8V de 103 cv. Este motor, havia sido projetado na década de 70, era áspero em altas rotações, embora oferecesse alto torque em baixas e tinha a fama de maior durabilidade e confiabilidade.
Confira os preços do Palio de modelo 2001 a 2003 (2° geração)
Palio EX 1.0 Fire 8v 4 portas
2001 e 2002 = R$ 10.060 a R$ 10.900
Palio EX 1.0 Fire 8v 4 portas
2003 = R$ 12.800
Palio ELX 1.3 Fire 16v 4 portas
2001 = R$ 12.100
Palio ELX 1.3 Fire 16v 4 portas
2002 a 2003 = R$ 12.800 a R$ 14.300
Palio ELX 1.3 Fire 8v 4 portas
2003 = R$ 14.300
Fiat Palio 2004
Com o mercado repleto de novas opções em sua categoria, o desenho de 2001 acabou se desgastando em pouco tempo e em 2004, o estúdio ItalDesign foi novamente requisitado para uma nova reforma no modelo. Embora mantivesse a mesma carroceria desde seu lançamento, os novos retoques tentavam diferenciar o Palio da concorrência e de suas próprias gerações anteriores: os faróis estavam maiores e abaulados em sua parte inferior, e a traseira exibia grandes lanternas retangulares verticais, que ainda invadiam uma pequena área do vidro traseiro.
Interior Fiat Palio 2004
Internamente as mudanças foram mais generosas, o painel era completamente novo, com linhas mais retas e modernas, e foi o primeiro carro brasileiro do segmento a contar com bolsas infláveis frontais e laterais além de toca-CD com MP3 player. Os materiais empregados em seu interior eram agora de melhor qualidade e o ambiente geral da cabine ficou bem mais agradável.
Fiat Palio 2005
Fiat Palio 2005 – Novos motores agora Flex
Fiat Palio 1.4 Flex 2005
Sob o capô, os motores agora bicombustíveis (álcool e/ou gasolina): 1.0 8V, que desenvolvia 65 cv com gasolina e 66cv com álcool; o 1.3 8V entregava 70 cv quando abastecido com gasolina e 71 cv com álcool. Já o propulsor top de linha, 1.8 8V, agora tinha 106cv e 110 cv, respectivamente. Em 2005, o motor 1.250 (1.3) deu lugar a uma nova unidade 1.4 de 80 cv.
O Palio 1.4 Flex tem consumo médio de 10.1km/l na cidade e de 13.7km/l na estrada
Confira os preços do Fiat Palio de 3° Geração de 2004 a 2006:
Palio EX 1.0 Fire 8v 2 portas
2004 e 2005 = R$ 12.020 a R$ 12.777
Palio EX 1.0 Fire Flex 8v 2 portas
2006 a 2007 = R$ 13.560 a R$ 14.243
Palio ELX 1.0 Fire Flex 8v 4 portas
2004 e 2005 = R$ 14.715 a R$ 15.245
Palio ELX 1.0 Fire Flex 8v 4 portas
2006 e 2007 = R$ 15.871 a R$ 16.879
Palio ELX 1.4 MPi Flex 8v 4 portas
2004 e 2005 = R$ 16.238 a R$ 17.131
Palio ELX 1.4 Flex 8v 4 portas
2006 a 2007 = R$ 18.338 a R$ 19.750
Palio HLX 1.8 Flex 4 portas
2004 e 2005 R$ 16.710 a R$ 17.360
Palio HLX 1.8 Flex 4 portas
2006 e 2007 R$ 18.150 a R$ 18.759
**OBS: preços tabela FIPE, pesquisados em março de 2016
Desde o lançamento da “terceira geração” do Palio existiam rumores sobre a possível “quarta geração” do projeto 178 – desde uma outra pequena reestilização até mesmo a sua completa substituição pelo modelo europeu, o Punto.
Em Fevereiro de 2008 foi lançado o Novo Palio 2008. Como era de se esperar, o exterior mudou radicalmente, deixando de lado a aparência mais pacata e adquirindo esportividade. Os faróis de dupla parábola com formato irregular e uma leve abaulação deram lugar a faróis de parábola única e desenho mais convencional (parecidos com os do Punto), que agora invadem as laterais, a grade e o para-choque também são totalmente novos. A lateral ganhou novos vincos mais salientes, já a traseira recebeu alterações mais marcantes nesta quarta geração, perdendo uma forte identidade do veículo: as lanternas traseiras invadindo o vidro da tampa.
Fiat Palio 2008/2009
Nessa nova geração as lanternas estão instaladas em uma posição mais baixa e em um formato mais horizontal, diminuindo de tamanho em relação à terceira geração. A placa de identificação voltou a ficar no para-choque, que por sua vez ficou mais proeminente (para dar sensação de crescimento ao carro). O vidro da tampa traseira deixou de se estender até as laterais, e agora está emoldurado e com um leve caimento em sua parte inferior.
Para ressaltar que esta “geração” é realmente uma mudança radical, vale notar que pela primeira vez desde o lançamento do Palio a Fiat alterou as suas laterais, vincando as portas em duas posições e estendendo os para-lamas. Tal procedimento, que envolve mais custos do que a mera reestilização da dianteira e da traseira, faz desta a primeira modificação total da carroceria do Palio em onze anos de produção.
A linha Palio 2008 era oferecida nas versões ELX 1.0 e 1.4, e na versão 1.8R, que ganha a opção de carrocerias 3 e 5 portas. A Fiat incluiu maior número de itens de série em todas as versões. Agora, todas (desde a básica ELX 2P) vêm com terceiro apoio de cabeça traseiro, rodas e pneus maiores, espelho cortesia para motorista e passageiro, porta-óculos, faróis de neblina e retrovisores na cor do veículo, e passaram a ter como opcional o acesso ao comando de voz Bluetooth.
Interior Fiat Palio 2009
As versões EX(mais básica) e HLX (mais luxuosa) foram extintas da gama de ofertas por imposição de mercado, já que representavam pouca porcentagem nas vendas. O interior do carro, em contraste com o exterior, foi mantido praticamente inalterado – com exceção de alguns comandos que trocaram de lugar, a exemplo do pisca-alerta que migrou do centro do painel para a parte de cima da alavanca de direção.
Confira os preços do Palio 2008 a 2009 :
(modelo antigo) Palio 1.0 Fire Flex 2 portas
2008 e 2009 = R$ 15.300 a R$ 15.996
(modelo antigo) Palio 1.0 Fire Flex 4 portas
2008 e 2009 = R$ 17.882 a R$ 18.738
Palio ELX 1.0 Fire Flex 8v 4 portas
2008 a 2009 = R$18.333 a R$ 20.075
Palio ELX 1.4 Flex 8v 4 portas
2008 a 2009 = R$ 20.648 a R$ 23.250
Palio 1.8 R 2 portas
2008 e 2009 = R$21.691 a R$ 25.121
Palio 1.8 R 4 portas
2008 e 2009 = R$22.288 a R$ 25.410
**OBS: preços tabela FIPE, pesquisados em março de 2016
Fiat Palio 2010
Em Fevereiro de 2009, a Fiat lança no mercado a versão 2010 do Palio, Além do novo visual que traz faróis com dupla parábola, além de grade e para-choque com visual diferenciado e detalhes cromados, a versão ELX, passa agora a ser equipada com motor 1.8 Flex de 112cv com gasolina e 114cv com com álcool.
Internamente o Palio 2010 conta com um novo quadro de instrumento, agora com velocímetro, conta-giros e mostrador digital do nível de combustível. O computador de bordo agora está presente em mais versões. O as linhas do painel e os revestimentos internos permanecem os mesmo.
A partir da versão 2010, o Palio passa a trazer de série nas versões de entrada ELX com motor 1.0 e 1.4, direção hidráulica e volante com regulagem de altura.
Por fim o motor 1.4 Fire Flex, ganha agora uns cavalos extras, mais precisamente 5cv a mais de potência, desenvolvendo 85cv com gasolina e 86cv com álcool.
Confira abaixo os preços atuais da linha Palio 2010 e 2011:
Palio Fire Economy (modelo antigo)1.0 Flex 2p
2010: R$ 16.695
2011 R$ 17.710
Palio Fire Economy (modelo antigo)1.0 Flex 4p
2010: R$ 19.409
2011 R$ 19.990
Palio ELX 1.0 Flex 2p
2010: R$ 19.432
2011 R$ 20.953
Palio ELX 1.0 Flex 4p
2010 R$ 22.524;
2011 R$ 23.507
Palio ELX 1.4 Flex 4p
2010 R$ 23.945;
2011 R$ 24.780
Palio ELX 1.8 Flex 4p
2010 R$ 25.973 (produzidos apenas até 2010)
Palio 1.8R Flex 2p
2010 : R$ 25.966 (produzidos apenas até 2010)
Palio 1.8R Flex 2p
2010 : R$ 27.588 (produzidos apenas até 2010)
**OBS: preços tabela FIPE, pesquisados em março de 2016
Em novembro de 2011 a Fiat lançava no Brasil a nova geração do Palio, ele chegou já como modelo 2012 trazendo tudo novo, desde a carroceria, passando pela plataforma e interior.
Esta foi a maior mudança sofrida pelo Palio desde o seu lançamento em 1996, pela primeira vez o modelo trocou de plataforma, agora o Palio passava a ser montado sobre uma plataforma inédita derivada da usada no Novo Uno, com entre eixos 5 cm maior, totalizando 2.42 metros, o comprimento também aumentou bastante, agora o Palio mede 3.87 metros, o que resultou em um ganho considerável no espaço interno, principalmente no banco traseiro que ganhou 10 cm extras, e no porta malas que saltou de 275 para 290 litros.
Seu estilo foi inspirado no Punto, suas linhas ficaram bem mais aerodinâmicas e agressivas, trazendo em destaque a enorme grade frontal em formato de boca e lanternas grandes montadas nas colunas traseiras.
O interior subiu e muito de nível, ganhando um painel inteiramente novo, com desenho mais moderno e bem melhor construído, com plástico liso e macio o toque, o acabamento da cabine subiu em muito de qualidade, e o carro também ficou mais equipado.
Por fim na parte mecânica, o modelo que chegou em nada menos do que seis versões, conta com três opções de motorização, 1.0 EVO (75cv), 1.4 EVO 88cv e 1.6 16V de 117cv, o câmbio é manual de cinco marchas, sendo que as versões top (Essence e Sporting) contam com a opção da transmissão automatizada Dualogic também de cinco marchas.
Abaixo os preços do Palio 2012 a 2015:
Palio Fire 1.0 4 portas (antiga geração)
2012 R$ 21.689
2013 R$ 22353
2014 R$ 23993
2015 R$ 25233
Palio Attractive 1.0 (nova geração):
2012 R$26.563;
2013 R$27.830;
2014 R$29.481;
2015 R$ 30.601.
Palio Attractive 1.4:
2012 R$28.257;
2013 R$ 29.865;
2014 R$ 32.505;
2015 R$ 34.874.
Palio Essence 1.6:
2012 R$29.867;
2013 R$ 31.168;
2014 R$ 33.757;
2015 R$ 37.150.
Palio Essence 1.6 Dualogic:
2012 R$30.705;
2013 R$ 32.295;
2014 R$ 34.383;
2015 R$ 37.951.
**Preços consultados na tabela FIPE em março de 2016
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Tenho um Palio 97 e a tampa do porta luvas tem uma borda de plástico na parte debaixo que não deixa encaixar os pinos de travamento eu preciso retirar essa peça plástica para fazer o encaixe, a pergunta é como fazer?
Comprei um palio 98 1.6 um carro muito bom porem foi bem judiado pelo dono anterior esta com a tampa de valvulas trincada vazando muito oleo do motor e não estou conseguindo encontrar outra para comprar, se alguem tiver uma para vender entra em contato comigo o carro é bom.
O palio elx 1.0 8v fire somente a gasolina, tenho um!
Mais tem outro modelo dele tbm 1.0 8v fire mas na carroceria do geral II, o chamado chinesinho, o meu é o bolha tem : painel , volante, bancos, acabamento, e lnternas e faróis diferentes.
Por que na tabela fipe é o mesmo preço?
varia de $13900,00 a $14900,00 Dependendo da conservação.
è o mesmo motor de 65 vc?
ou o palho chinesinho é 55cv?
Quem puder me explicar!
Grato!
O mais bonito é o modelo 2010
como saber se o motor do palio e 1.0 ou 1.5 o ano dele e 97
Porque o palio 1.4 mpi elx 8v flex 4p tem um valor alto na tabela fipe e um valor baixo no preço de revenda?
Oi pessoal fala mais sobre a terceira geração.entao é o melhor
gostaria de saber se meu carro e 1,3 ou nao,ele e 8v 67 cavalos ano 2003 como consigo saber
Vê no documento do carro.
Alguem ja tentou substituir um motor fire 1.0 16v 2002 por outro?
Gostaria de saber se conseguiria colocar um motor mais novo e de 8 valvular nele ( um 1.4 por ex)
Tenho um palio 97, motor mpi , comprei já não tinha mais manual do fabricante, não sei se é 1.0 ou 1.4. Mais pelo que eu li da evolução do palio, o modelo 1.4 só foi lançado em 2004 sei lá.
No documento "verdinho" tem(cap/pot/cil) em baixo vem(5pas/61/04), o ex dono diz que é 1000, mas meu marido tem um uno 1000 no documento no lugar de cil, ta 1000. Gostaria de saber porque vou trocar velas e cabo o rapaz que me vendeu disse que de 1.0 não serve para 1.4
então como saber se é 1.0, ou 1.4. Meu marido diz que o meu carro tem mais potência que o dele, e que não parece ser 1.0, dúvida cruel. É o meu primeiro carro não tenho experiencia.
desde já agradeço, e aguardo resposta.
Olá Marilza com certeza seu Palio é 1.0, primeiro porque nesta época a Fiat vendia o Palio apenas com motor 1.0 e 1.5, o motor 1.0 era usado pela maioria das versões (ED e EDX), enquanto o bloco 1.5 vinha apenas na versão top de linha EL.
Outra confirmação está no documento, como você mencionou: (cap/pot/cil) = (5pas/61/04), ou seja, capacidade 5 passageiros, potência 61 cavalos e cilindrada 994 cc. Esta é a potência do motor 1.0, 61 cv, o 1.5 tinha 76 cv.
abraço