Lançado em 1997 e Fiat Siena foi considerado por muitos anos apenas a versão sedan do Palio, mas graças a um dos maiores porta-malas da categoria design atraente e desde final de 2007 contando com uma aparência mais jovem e bonita as vendas do Siena não param de aumentar e ele é o atual líder do segmento.
Índice desta matéria
O Fiat Siena começou a ser fabricado na Argentina no inicio de 1997 e em julho do mesmo ano foi lançado no Brasil. De início o Siena era disponibilizado em duas versões EL versão mais simples que era equipada com motor 1.6 de 8 válvulas com 80 cv e a versão HL que contava com um motor de 1.6 litros 16v e 103 cv de potência. A versão HL além do motor mais potente trazia um acabamento melhor vindo de série com rodas de liga leve e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria junto com airbag e freios ABS que eram oferecidos como opcionais.
O grande triunfo do Siena era o porta-malas capaz de acomodar até 500 litros de carga. Deixando o seu concorrente principal na época o Corsa sedan (390 litros de capacidade no porta malas) para trás.
No ano de 1998 a Fiat lança no mercado O Siena 1.0 com câmbio de 6 marchas, esta versão era equipada com um motor 1.0 16v que desenvolvia 61 cavalos. O câmbio trazia uma relação de marchas mais curta, embora o carro ganha-se mais agilidade para andar na cidade com respostas mais rápidas, esta transmissão exigia que o motorista fizesse mais trocas que o normal isso acabou se tornando um ponto negativo desta versão. O Siena 1.0 6 marchas ficou no mercado até a metade do ano 2000. A versão 6 marchas do Siena não é bem vista no mercado de atualmente e tende a sofrer uma desvalorização maior que o normal.
Logo depois do Palio passar pela sua primeira reestilização, o Siena também ganhou uma nova aparência. Os faróis e a grade dianteira estavam mais estreitos e retangulares, e o capô tinha vincos acentuados. Na traseira, o carro ganhou lanternas maiores e no formato retangular. Após essas alterações ouve um aumento de vendas. Os motores disponíveis eram os Fire 1.0 8v com modestos 55cv,o Fire 1.0 16v com 70cv, o Fire 1.250 16v (chamado de 1.3 no Brasil por questões mercadológicas) de 80cv.
As versões Fire traziam poucos equipamento de série de fabrica já a 1.6 16v de 106cv trazia uma lista de itens mais generosa, entre eles está ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Em 2001 o Siena ganha mais um concorrente o Renault Clio Sedan que traz um porta malas de 528 litros maior que o do Siena, porém as vendas do Clio não chegaram a embalar e o Siena seguiu firme na liderança do mercado.
Novamente o estúdio ItalDesign foi chamado para reestilizar o modelo, que recebeu os faróis de formato irregular, grade cromada, e elegantes lanternas traseiras horizontais. Apesar de manter basicamente as mesmas linhas desde 1996, o resultado final agradou o público e a imprensa especializada. O painel tinha novo desenho e o acabamento interno era de melhor qualidade em relação às gerações anteriores. Uma versão com o estilo da 2° geração, continuou sendo vendida mas somente com motor 1.0 e acabamento básico, chamada de Fire ela permaneceu como versão de entrada do modelo até julho de 2006, quando recebeu o estilo atual.
Os motores disponíveis para o Siena 2003, eram os 1.0, 1.250 flexível e 1.8, com 65, 71 e 103 cavalos, respectivamente. Em 2005 o motor 1.250 deu lugar ao 1.4 flexível de 80cv.
O Seina também ganhou uma versão que rodava com três combustíveis diferentes: Gasolina, álcool e Gás(GNV) o Siena foi o primeiro automóvel no brasil a ter esta opção vinda de fábrica, esta versão do Siena foi chamada de Tetrafuel.
No final de 2007. Novo Siena é lançado apresentado um visual bem diferente do Palio, com uma nova frente trazendo uma grade maior com detalhes cromados e lanternas traseiras menores e com desenho mais limpo e moderno. O Siena serviu de base para o visual que passaria a ser incorporado em toda a família Palio.
No final de 2008, todas as versões do Siena passa a trazer de série direção hidráulica.
Após estas mudanças as vendas do Siena nunca foram tão boas.
Em fevereiro de 2009 a Fiat passa a equipar o Siena Fire com um novo motor 1.0 que desenvolve 72cv com gasolina e 75cv com álcool. Um mês depois chega as lojas o novo Siena EL, uma nova versão de entrada do modelo que tem traz a frente redesenhada com faróis de dupla parábola (antigo usada no Palio) e a traseira atual do sedan. Esta versão vem equipada com motor 1.0 e tem preço partindo de R$ 28.900.
Confira abaixo os preços e versões do Fiat Siena
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
boa noite tenho um siena do ano 98 modelo 99 1.0 6 machas e gostaria de saber ate que ano consigo por um eixo traseiro nele que nao de problema se eu consigo por de modelos mas novos ou vou precisar adaptar .
Gostaria muito de ter um Siena, não me importo com o ano, sei que é um senhor carro,todos que peguei pra dirigir me surpriendeu superaram minhas expectativas... Ótimo Carro.
Tenho um siena 2004 1.8 completo com abs e não troco por nada , quer dizer só por um corrola, o siena é confortável econômico para 1.8 mas também um carro com 1058Kg e com todos os opcionais menos Airbag mas estou muito feliz com ele aconselho a compra muito bom carro
ola, tenho um Siena 16v 1.6 ano 97\98 gostaria de saber o porque nao se encontra um motor de partida compativel para ele e ha 2 meses está parado so por causa deste problema. pergunto eu , qual a solução.
Tenho um SIENA 99 VENDO POR 12.500
Tenho um siena 2001 1.0 16V e gostaria de saber qual o óleo indicado para esse motor, sei que a capacidade e de 2,7L com filtro porem gostaria de saber qual óleo utilizar.
sintético, semi-sintético? Marca? Viscosidade ?
Brigado
Tenho. Um siena 2008 elx, ele está com um problema no freio e queria saber sua opinião ... O problema não ocorre direto,mas na maioria das vezes e qndo estou em ums descida ou c o acondicionado ligado o freio fica duro e não feria ou feria muito pouco e depois volta ao normal! Oq poderia ser.? Já troquei o óleo e o servo e as pastilhas
Desde já obrigado
sergio meu siena 2011 está assim tb. resolveu o problema?obrigado
ola tenho um siena 2005 e um carro muito bom, mas gostaria de saber se a versao dele e a 1.0 ou 1.3 pois no documento esta que ele e, elx, 71 cv. se tiver alguém para me ajudar agradeço
Também tive este problema quando comprei um Siena 1.3 porque nas subidas ele tinha desempenho melhor que o Ecosport 1.6. Veja em "Carrosnaweb". Fiat 2005 ELX 1.3 = Pot 71cv (A) e 70cv (G) e todas outras características. Abç
Amigos esse motor 1.6 16v, do ano de 1998 da fiat saiu com algum problema no chicote do motor? Se sim me falem qual é. Mas se não, me mandem uma relação de possíveis de feitos causados pelo sensor de temperatura do mesmo para eu faz uma comparação ao defeito estou averiguando.
comprei um siena 2003 1.3 16V qual oleo de motor devo usar nele.
Amigo segundo a tabela de oleos da Castrol, para o motor 1.3 16v fire do seu Siena 2003 é o 15w40 ou o 5w30, uma boa opção é o Castrol Magnatec. A Fiat oficialmente recomenda o óleo da marca italiana SELÈNIA.
abraço
tenho um siena fire 2007/2008 com 80 mil km rodados qual o oléo ideal para este veiculoobrigado