Índice desta matéria
Em 1984, o Uno chegava ao Brasil em três versões: S, CS e SX esta última vinha com motor 1.3 e foi produzida até 1986
O uno foi lançado em 1983 na Europa e começou a ser produzido no Brasil em agosto de 1984, De inicio existia apenas a versão duas portas, o uno trazia as linhas do modelo europeu, apenas com uma diferença, o estepe dentro do compartimento do motor, solução que foi adotada pela necessidade da Fiat de trocar a suspensão do carro já que os amortecedores do modelo italiano não resistiram nos teste em pisos brasileiro, isto resultou na mudança do capô e permitiu que se colocasse o estepe lá já que não havia espaço para a roda-reserva e sua caixa sob o porta-malas.
foto: Revista Quatro Rodas
O Fiat Premio chegou as lojas em 1987, em três versões S 1.3 (Fiasa), CS 1.5 (Sevel) e CSL 1.6 (Sevel).
foto: BestCarWebSite.com.br
A Fiat Elba, teve seu projeto desenvolvido inteiramente no Brasil, ele tinha como ponto forte o porta malas de mais de 600 litros de capacidade
Durante os anos de 1985 a 1988 a família do Fiat Uno cresceu no Brasil, Em 1985 foi lançada a versão sedan chamada Prêmio, logo no ano seguinte foi lançada a Elba a versão perua do Uno. Sem esquecer também a versão esportiva 1.5 R (foto abaixo) apresentada em 1987, já em 1988 foi lançada a versão pick-up e furgão que recebeu o nome de Fiorino.
O Uno 1.5 R foi lançado em 1987, e tinha motor a álcool que desenvolvia 85cv
foto: Revista Quatro Rodas
Fiat Uno Mille 1990
Em 1990 o Fiat Uno passou a ser chamado de Uno Mille. O Uno Mille foi o primeiro carro brasileiro considerado “popular”, nova categoria de veículos que tinha impostos reduzidos e capacidade volumétrica até 1000 cilindradas, baseado em uma versão simplificada do Fiat Uno.
Interior Fiat Uno Mille 1990 – 1994
Pela antecipação à concorrência em vários meses, tornou-se um modelo de grande aceitação junto ao público brasileiro e a versão mais vendida e de maior sucesso deste automóvel junto ao público.
Esta primeira versão, que foi seguida por muitas outras, trazia motor de 996cm3 (Fiasa) com potência de 48 cv, carburador de corpo simples, sem retrovisor do lado direito, servofreio e encostos de cabeça, além de câmbio de 4 marchas.
1991 – O Uno ganha nova nova frente
Em 1991 o Uno passa por uma reestilização, ganhando uma nova parte frontal, o interior ganhou novos revestimetos e detalhes no painel, outra mudança é a chegada do motor 1.5 que ficou no lugar do 1.3.
Uno 1.6 R de 1993, trazia visual esportivo com rodas de liga-leve, pintura especial,, interior com acabamento de melhor qualidade, e o moderno motor 1.6 com injeção multi ponto (MPI).
Em 1993 o Uno passa a ser somente Mille e ganha versão 4 portas e ignição digital substituindo o platinado, o carro ganhou também a opção de ar condicionado. Neste mesmo ano é lançado o Uno 1.6R MPI tinha motor 1.6 com injeção muilti ponto.
Fiat Mille ELX
O Mille ELX foi lançado no início de 1994, e foi considerado o divisor de eras da história do Uno, trazia um novo painel com linhas mais limpas e novas, a parte frontal também modificada e trazia um nova grade, outra boa novidade foi a chegada do novo sistema de ignição MPI. Com este novo motor 1.0 MPI de 56cv, o Uno MIlle se mostra mais econômico, fazendo 10.5km/l na cidade e 14.5km/l na estrada. A suspensão também foi alterada, ficando mais firme e confortável, graças aos novos amortecedores.
Acima o Interior do Mille ELX. O interior do Uno é praticamente o mesmo desde 1994 (foto acima) até hoje em dia, tendo sofrido apenas leves alterações de materiais e revestimentos.
Acima o Uno Turbo, a versão mais potente já construida do hatch da Fiat, era um foguete com 118cv, ia de 0 a 100km/h em cerca de 9 segundos e chegava aos 192km/h de velocidade máxima.
Em 1994 também foi lançada o Uno Turbo 1.4, esta foi à versão esportiva do Uno que trazia um motor de 118 cv e uma aparência esportiva, foram produzidas apenas 1801 unidades.
Mille EP
Em 1995 é lançado o Mille EP que trazia como novidade injeção eletrônica Magnetti Marelli e um novo câmbio, agora o motor desenvolve 58cv. O interior do modelo também ficou mais agradavel.
A perua Elba saiu de linha em 1996
Em 1996 a Fiat decreta o fim de produção do Uno 1.5 1.6 e TURBO assim como a perua Elba (foto acima) e o Fiat Prêmio.
Mille SX
Em 1997 chega ao mercado o Mille SX trazendo na versão SX Young alguns diferenciais como painel cinza com mostradores brancos, para-choques cinza e adesivos laterais. Os revestimentos internos também foram reformulados.
Mille Smart 2000
O Mille Smart foi a última versão do Uno que teve boas vendas, trazia itens como, painel cinza com mostradores brancos, nova grade (inspirada na linha Brava/Marea),
Em 2001 o Mille recebe o motor Fire com 55cv, teoricamente mais econômico e forte, apesar de ter 3cv a menos que o anterior. Já em 2002 sai de linha a Fiorino pick-up mais a versão furgão continua em produção até os dias atuais.
Mille Fire 2004
O carro recebeu uma reestilização, na parte frontal o Mille ganhou novos faróis, capô e grade com detalhes cromado, além de para-choques mais salientes, já na parte traseira as novidades foram os novos faróis redesenhados, nova tampa do porta malas e placa incorporada ao parachoque . Esta foi a maior já sofrida pelo modelo, o Mille já saia de fabrica como modelo 2005. (fevereiro)
Fiat Uno 2007
Mudanças no interior tais como: bancos dianteiros com nova espuma, nova alavanca de câmbio com inibidor de ré e coifa em couro, espelho de cortesia lado passageiro, alça de segurança dianteira lado passageiro, nova luz de cortesia (com interruptor na porta do lado do motorista) e recobrimento total do porta-malas, lançado em Maio como modelo 2008
Em julho de 2008 a Fiat lançou o Mille Economy
O modelo traz leves mudanças visuais como a nova grade frontal, e lanternas traseiras com lentes fumê, além de uma nova versão batizada de Mille Way, que conta com apliques em plástico nas laterais, para-choques em tom cinza, suspensão elevada, pneus maiores, e faixas decorativas.
Mas o que mais chamou atenção no novo Mille Economy, foi o sistema que a Fiat chamou de “Econômetro”, trata-se de um marcador, que indica ao motorista como melhorar o consumo de combustível, indicando como anda a queima de combustível em tempo real.
Interior do Mille Economy
O econômetro classifica a queima de combustível em três níveis, branca quando o carro está parado ou em ponto morto, já a faixa amarela indica que o motorista está exagerando um pouco no acelerador e gastando mais combustível, a faixa verde é a ideal para poupar mais combustível.
Apesar de todo o apelo em pró da econômia o Mille Economy, vem fazendo feito em relação ao consumo, segundo diversas reclamações de pessoas, que compraram o carro, o modelo passa longe dos 15.6km/l na cidade e 22km/l na estrada, anunciado pela Fiat no lançamento do carro, os consumidores, afirmam que o modelo não passa dos 10km/l na cidade e 14km/l na estrada.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
boa noite, tenho fiat uno cs duas porta ano 1986 a gasolina carburado
gostaria de saber que cambio daria fazer uma adaptação , já que o cambio e de varao em baixo de 5 marcha .
queria colocar um cambio de cabo será que da certo?
oi bom dia, tenho um uno mille fire ano 2002 modelo 2003.
2.000,00 de multa, recém pintado liso sem nenhum arranhão.
quero 8.000,00
Bom dia fiz o motor meu carro uno Mille 92 o motor ficou excelente mais tem problema quando troco de marcha em segunda principalmente ele esta falhando um pouco der repente ele dislancha o que poderia ser.
Olá! Gostaria de saber qual o tipo óleo para o motor do meu uno 1.5 s 1994!
Obs: Me diceram que o óleo mineral não presta, se é verdade então me diga pó favor qual é o certo!
olá, tenho um UNO CS 1987 ALCOOL, gostari de saber se o motor é 1.0 ou 1.3. não esta especificado no documento.
existe UNO CS 1987 1.0?
Obrigado.
parabrisa dianteiro do uno até 2005 tem o mesmo tamanho
Olá tem como adaptar o motor do uno 93 argentino csl1.6 no uno 86 cs? Aguardo resposta obrigado.
Bom dia amigo você poderia me falar se consigo trocar o painel completo da uno 88 89 por por um painel de fiat uno Mille ? Desde já agradeço.
Consegue sim
Tenho uma elba 94 , com ar condicionado com motor argentino.
Gostaria de saber se tem como colocar , um motor 1.4 fire também com ar condicionado
Gostaria de saber como posso resolver um problema nos vidros das portas dianteiras do uno 88, pois quando passa da metade da altura ele desalinha e não fecha, como posso solucionar isso?