O Ford Ecosport chegou ao mercado em 2003 ocupando um segmento que era até então exclusivo dos jipes importadados e caros, resultado, agradou em cheio ao público, que ganhou um carro com aparência jovem e aventureira, que anda com agilidade tanto no trânsito quanto na estrada, encarando até mesmo algumas trilhas leves. Isto de quebra com bom um conforto interno e claro por em preço acessível para este tipo de carro.
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Feito sobre a plataforma do Fiesta o Ecosport, teve seu desenho criado nos Estados Unidos, porém grande parte do sua mecânica é nacional, herdada do Ford Fiesta, o chassi recebeu reforços porém a suspensão é exatamente a mesma do Fiesta, porém completamente reajustada, para ter mais rigidez, ele ganhou novas molas, e uma nova barra estabilizadora, devido a carroceria mais alta e mais pesada, o que garante uma ótima agilidade na cidade e muito equilibrio na estrada, claro sem exageiros. Um das vantagens do Ecosport é que ele é relativamente alto em relação ao solo, com 18.4 cm o que garante uma facilidade maior para quem quer pegar trilhas com o jipinho da Ford, os ângulo de entrada é de 28° graus e de saída é de 34° graus.
Motores e versões…
Quando foi lançado o Ecosport era oferecido em três versões, a mais barata contava com o modesto 1.0 supercharged 8 válvulas que desenvolvia 95 cv (deixou de ser produzida em 2006), este motor 1.0 não dava conta de garantir um desempenho a altura do carro, e sofria principalmente em acelerações e retomadas de velocidades. O 1.6 é considerada a opção ideal para aqueles que gostam de acelerar mas querem econômia de combustível, já a versão top de linha trazia o 2.0 16v Duratec com ótimos 143 cv de potência, o que garante emoções fortes para que vai ao volante, já que o carro tem um desempenho acima da média por exemplo 0 a 100km/h em 9.7 segundos, enquanto que a versão 1.0 demora longos 16.5 segundos para atingir os 100km/h.
Ficha técnica das versões do Ecosport e desempenho:
O Ecosport 1.0 (foto acima), trazia visual mais despojado, com para-choques sem pintura, rodas de aço, e não contava com rack no teto, além do acabamento interno mais pobre. Fuja dela, o consumo é elevado para o motor 1.0.
Ecosport 1.0 8v Supercharged
Potência: 95 cv
Torque: 12.6 kgfm
0 a 100km/h em 16.5
Velocidade máxima 155km/h
Consumo na cidade 7.5 km/l
Consumo estrada 11.8km/l
Ecosport 1.6 XL (2003 – 2005)
Potência 105 cv
Torque 14.3 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h 14.7 segundos
Velocidade máxima 160km/h
Consumo cidade 8.5 km/l
Consumo estrada 13.5 km/l
Ecosport 1.6 XLS Flex (2006 em diante)
Potência 105 cv a gasolina e 111 cv com álcool
Torque 15.8 kgfm (álcool)
Aceleração 0 a 100km/h 12.8 segundos
Velocidade máxima 165 km/h
Consumo cidade 7.1 km/l (álcool), 9.7 km/l (com gasolina segundo a Ford)
Consumo estrada 9.4 km/l (álcool), 14.5 km/l (com gasolina segundo a Ford)
* segundo teste da revista Quatro Rodas
Ford Ecosport 2.0 16v XLT / XLS (2003 até 2005)
Potência 143 cv
Torque 18.2 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h 9.7 segundos
Velocidade máxima 180km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade 7.9 km/l
Consumo estrada 11.9 km/l
(*dados teste revista Quatro Rodas janeiro 2003)
Ford Ecosport 2.0 16v Flex XLS / XLT (2006 em diante)
Potência 145 cv (álcool) e 141 cv (gasolina)
Torque 19.5 kgfm (álcool)
Aceleração 0 a 100km/h 9.9 segundos
Velocidade máxima 180km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade 7 km/l (álcool), 10 km/l gasolina * segundo a Ford
Consumo estrada 9.2 km/l (álcool), 13 km/l gasolina * segundo a Ford
O interior do Ecosport
Por dentro o carro traz um acabamento simples mas funcional, nas primeiras versões de 2003 até 2005, o excesso de materiais plásticos acabam gerando ruídos, fato que foi amenizado a partir do modelo 2005 2006 em diante. Há vários porta objetos espalhados pelo carro, no total são 13, há até mesmo um compartimento “quase que secreto” embaixo do banco do carona.
Destaque também para a boa visibilidade e a posição de dirigir elevada, o que apesar do tamanho permite você ter uma visão panorâmica do que se passa ao seu redor, que facilita bastante na hora de estacionar o Ecosport.
O carro conta ainda com um bom espaço interno na parte traseira acomodando bem três passageiros. Outro ponto positivo do Ecosport é a abertura da tampa do porta malas que abre para o lado da rua, da direita para a esquerda, facilitando na hora de carregar ou descarregar o porta-malas, porém o espaço para carga é limitada são 281 litros, um pouco maior que o porta-malas do VW Gol.
Equipamentos…
Todas as versões do Ecosport com excessão da 1.0 Supercharged, saiam de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de sistema de com com CD-Player e freios com ABS.
A versão XLT vem praticamente completa, com airbag-duplo, espelhos com ajuste elétrico, volante com regulagem de altura, bancos em couro (como opcional).
Em 2004 o Ecosport ganhou sua aguardada versão 4×4 que se diferenciava das outras pela sua chamativa pintura amarela.
Interior do Ford Ecosport automático
Em 2006, o Ecosport ganhou versão com câmbio automático de quatro marchas, que é oferecida apenas na versão XLT com motor 2.0 e tração 4×2. Esta versão trazia ainda um ótimo pacote de equipamentos, como bancos em couro, ar-condicionado, CD-player com MP3, trio elétrico, direção hidráulica, além de freios com ABS e airbag duplo.
Em 2007 assim como a família Fiesta o Ecosport passou por uma reformulação em suas linhas, ganhado novos faróis assim como um novo pára-choque. O carro ganhou tambem motor flex e algumas versões especiais.
Interior do Ford Ecosport 2008, ganhou materias de melhor qualidade
O Ecosport é atualmente o líder em sua categoria tendo uma média de 4000 unidades vendidas por mês.
Em 2009 o Ecosport ganha um novo motor 2.0 Flex que desenvolve 141 cv quando abastecido com gasolina e 147 cavalos com álcool. Ainda como novidade o modelo passa a a ser oferecido com mais opções de cores, e com as rodas pintadas na cor cinza. A linha Ecosport é oferecida com duas opções de motorização, e seis versões de acabamento.
Em fevereiro de 2010, o Ford Ecosport, passou por sua terceira reestilização, porém desta vez foram mudanças bem mais sutís, se concentrando principalmente na parte frontal, que recebeu uma nova grade, similar a do Fusion, além do capô que agora passou a vir com o nome do carro estampado, assim como nos modelos da Land Rover, outra novidade são as novas rodas de liga-leve com pintura prata e preta, além dos faróis com máscara negra.
Internamente o Ecosport, recebeu novos mostradores no painel, com iluminação permanente, além de novas forrações das portas e dos bancos, que alías nas versões mais caras pode trazer couro em dois tons. Outra novidade é computador de bordo, que informa em tempo real a autonomia do carro. O modelo também ganhou avisos de faróis ligados, portas abertas e de manutênção programada.
A isolação acústica do carro também foi melhorada, para diminuir os ruídos internos.
Fique esperto !! (dicas para comprar um Ecosport usado)
Fuja da versão 1.0 Supercharged, principalmente se não tiver ar-condicionado, elas não são bem vistas pela revenda, além de ter desempenho ruim.
Na hora da compra procure por amassados na parte inferior da carroceria, no protetor de carter e no estribos laterais, olhe também se há grandes manchas de barro nas caixas de rodas e por baixo do carro, isto indica que o Ecosport foi usado em condições extremas, principalmente fora de estrada em trilhas off-road, o que pode comprometer alguns componentes do carro e causar dores de cabeça no futuro.
Cheque o acionamento dos vidros elétrico, principalmente nas primeiras versões, onde a maquina que aciona o vidro pode estar quebrada, em alguns casos o vidro pode cair dentro da porta ou subir torto.
Cheque também a embreagem, um pedal muito duro significa que o conjunto já está no fim.
Fora isto o Ecosport é uma compra segura, ele desvaloriza pouco.
Ecosport 1.0 Supercharged
2003/2004 – R$ 24.500
2006 R$ 28.500
Ecosport 1.6 XL
2003 – R$ 25.328
2005 – R$ 28.173
2007 – R$ 32.934
2009 – R$ 41.129
Ecosport 1.6 XLS
2003/2004 – R$ 26.500
2005 R$ 28.000
2007 – R$ 34.700
Ecosport 2.0 XLT / XLS
2003 R$ 27.500
2004 R$ 28.500
2006 R$ 33.415
2008 R$ 43.600 (Flex)
Ecosport 2.0 XLT / XLS (Automático)
2007 – R$ 36.965
2009 – R$ 48.617 (Flex)
Ecosport 4WD 2.0 (4×4)
2004 – R$ 29.699
2006 – R$ 33.734
2008 – R$ 44.469 (Flex)
Confira abaixos os preços da Ecosport 2011 (0km):
Ecosport XL 1.6 (flex) R$ R$ 51.150
Ecosport XL 2.0 16V (flex) R$ 52.240
Ecosport XLS 1.6 (flex) R$ 57.380
Ecosport Freestyle 1.6 (flex) R$ 59.880
Ecosport XLS 2.0 16V (flex) (aut) R$ 59.950
Ecosport XLT 1.6 (flex) R$ 60.880
Ecosport XLT Freestyle 2.0 (flex) R$ 62.270
Ecosport XLT 2.0 16V (flex) (aut) R$ 63.760
Ecosport 4WD 2.0 16V (flex) R$ 64.770
Ecosport XLT 2.0 16V (flex) R$ 65.280
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Ver comentários
Alguém conhece um scanner que funcione nas Ecosport antigas?
Estou precisando comprar o modulo da cetral da injeção da eco sport 2004 1.6 gasolina
Mas não sei qual o modelo pois a minha está sem a etiqueta de identificação alguém sabe me informa
Estou a procura do cilindro mestre do freio com abs da EcoSport 2004 2.0 2por 4 e não encontrei
Não entendi, disse que falaria de todas as versoes de 2003 a 2010. Eu tenho uma ecosport 2004 modelo 2005 4wd 2.0l He a gasolina. Aqui não fala nada da minha ecosport que é um carro maravilhoso é um verdadeiro Jipe. tai a minha notificação...faltou....o melhor eco lançado....
Oxi... pra que postar se ninguem responde ? :/
verdade.....
Tenho eco sport 2006 2.0 16v XLS manual. Depois que troquei a bateria os meus vidros e alarme pararam de funcionar, já fiz alguns procedimento de ligar e desligar várias vezes, abaixar e subir vidros também e não volta a funcionar os vidros e o alarme. O que devo fazer algum pode ajudar. Agradeço muito.
Verif fusiveis, Limpa contato no plug da central de alarme
Eu tenho uma EcoSport ano 2005/2006 esta com um poblema na inguinicao quando esquenta não quer da partida e quando na esfria nao pega e fica perdendo a forca já troquei antena chave troquei bateria fiz varias teste e não achei o poblema. Alguém pode mim ajudar.
MTOTOR DE ARRANQUE
Olá! Tenho um ecosport 2005 1.6 flex e gostaria de saber quantos litros são necessários para a troca de óleo do cambio.
COMPRA 5L. APOS DRENAR, FECHE O DRENO E COMECE A ADICIONAR ATE A VARETA INDICAR OK
""""maçanetas"""" ola amigo meu caso esta assim as duas maçanetas da portas traseiras esta.. chegando ate o final e quase nao esta abrindo pra abrir ontem eu tirei os forros de porta e vi que tem peça branca no ferro que liga a maçaneta e fechadura e na ponta do ferro que chega na fechadura tem essa peça e nela tem rosca pra cima e pra baixo sera que la e regulagem na maçaneta ???? como eu consigo regular .. pois tentei chegar ate ela mais nao consegui ... obs nao tirei fora a fechadura e nem maçaneta apenas o foro de portas
""""maçanetas"""" ola amigo meu caso esta assim as duas maçanetas da portas traseiras esta.. chegando ate o final e quase nao esta abrindo pra abrir ontem eu tirei os forros de porta e vi que tem peça branca no ferro que liga a maçaneta e fechadura e na ponta do ferro que chega na fechadura tem essa peça e nela tem rosca pra cima e pra baixo sera que la e regulagem na maçaneta ???? como eu consigo regular .. pois tentei chegar ate ela mais nao consegui ... obs nao tirei fora a fechadura e nem maçaneta apenas o foro de portas
paga filho...leva pra quem entende...vai estragar o carro...