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fotos: divulgação
O Ford Fiesta está presente no Brasil desde 1995 quando começou a ser importado da Espanha, na época trazia um motor 1.3 de 60cv. Mas não foi um sucesso de vendas na época devido ao design um tanto retrô.
Em 1997 chega ao mercado a versão picape do Fiesta que foi chamada de Courier. Devido ao ótimo espaço na caçamba liderou o segmento de picapes pequenas, fazendo frente a Fiat Fiorino, VW Saveiro e GM Corsa Pick-up. A Courier continua no mercado até hoje, só que conta ainda com o mesmo estilo do Fiesta 1999 mostrado na foto acima.
No final do ano de 1999 o Fiesta passou por uma remodelação, ganhou faróis maiores e pára-choques mais envolventes, além de uma nova grade que foi posta no radiador. O Fiesta recebeu também novos motores, saem de linha os Endura e o Zetec , e entram os novos Zetecs Rocam que passam a ser fabricados no Brasil segundo a Ford este motor foi feito para resistir até 240.000 quilômetros sem precisar de retifica. O Fiesta agora é vendido em duas opções : 1.0 e 1.6 litros, por dentro o Fiesta continuava a ser o mesmo.
No final de 2001 chega ao mercado vindo importado da argentina a versão sedan do Fiesta que trazia um bom espaço interno e um bom espaço no porta malas com 367 litros, ele chegou com duas opções de motores RoCam 1.0 de 65 cv e 1.6 com 95 cv.
Outra novidade neste ano é a versão Fiesta Street que traz pequenas alterações no interior, além de novos equipamentos.
Com uma nova carroceria com um desenho totalmente diferente do anterior o Fiesta ganhou linhas mais dinâmicas e atuais ficando 8 centímetros maior. O interior também recebeu uma completa reestilização ganhando mais conforto e espaço interno. Com esta mudanças o Ford Fiesta passou a ser oferecido em três versões 1.0 superchager com 95cv, Zetec RoCam 1.0l e 1.6l, passaram a ser itens de série: rodas de aro14, banco traseiro bipartido e para-choques na cor do veículo, como opcionais: freios ABS e Airbag Duplo. O Fiesta 2003 teve sua plataforma usada para o desenvolvimento do Ecosport.
Esta versão do Fiesta colocou o modelo de volta a disputa nas vendas de carro compacto no Brasil, O Fiesta 2003 tem uma boa procura no mercado de usados, sendo assim tem um ótimo valor de revenda. Sua durabilidade tanto em termos mecânicos quanto da carroceria e componentes internos é elogiável.
No final de 2004 chegam as lojas a versão flex trazendo o motor 1.6 de 105 cv com gasolina ou 111 cv com álcool.
Em agosto de 2006 a Ford lançou no Brasil o Fiesta 1.0 Flex, o modelo chegou já como ano 2007, trazendo o motor RoCam mais forte, preparado para beber álcool e gasolina, ele desenvolve 71 cv com gasolina e 73 cv com etanol, o torque máximo é de 9.1 kgfm ou 9.2 kgfm com álcool, ambos a 4.750 rpm.
Em 2007 o Fiesta sofre uma pequena reestilização, que se concentrou na dianteira do carro, que ganhou novos faróis, maiores e mais modernos, além de grade menor e de formato retangular, além de um para-choque redesenhado com visual mais robusto, o visual do Fiesta ficou mais agressivo
No final de 2007 foi lançada a versão Trail que é o Fiesta com uma pitada off Road que traz bagageiro no teto, estribo, protetores no para-choque dianteiro e traseiro, e um adesivo na lateral que identifica a versão que e é equipada com um motor 1.0 e 1.6 flex, porém essa versão vendeu pouco, principalmente pelo preço salgado, na época em 2007, a versão 1.0 partia da casa dos R$ 40.000, ele logo saiu de linha em abril de 2010.
Em 2008 a Ford lançou na Europa a nova geração do Fiesta, o modelo mudou completamente, sendo praticamente um outro carro, o design adotou linhas ousadas e modernas.
Em abril de 2010 a Ford lançou o Fiesta modelo 2011, o carro apresentava como novidade uma nova dianteira, com visual mais moderno e um tanto polêmico, inspirado no Fiesta europeu. As alterações incluíram novos faróis mais arrojados, novo capô e para-choque mais moderno já com o desenho de boca de tubarão que se tornou padrão nos carros da marca, o Fiesta ficou mais moderno, com formas mais ovais e aerodinâmicas.
Na traseira as mudanças foram as lanternas que ganharam novas lentes escurecidas. Já no interior não houveram alterações, apenas novos revestimentos para os bancos e portas, o painel de instrumento que foi renovado.
Os motores também seguiram sem alterações, o Fiesta Rocam agora chamado assim, permaneceu com o 1.0 de 69 cv com gasolina e 73 cv com álcool, ou ainda o 1.6 de 101 cv com gasolina ou 107 cv com etanol.
Em julho de 2010 a Ford finalmente lançou no Brasil a totalmente nova geração do Fiesta, aquela lançada na Europa em 2008, esta construída sobre uma nova e mais sofisticada plataforma, vinha importada do México, e tinha visual bastante arrojado e atraente, seguindo o novo e bem sucedido padrão de design da Ford, além de um interior requintado e com painel ousado e futurista, além de ser repleto de equipamentos.
A mecânica também era totalmente nova, a nova geração do Fiesta chegou inicialmente apenas na versão sedan, batizado de New Fiesta, dotada de um motor 1.6 16v Sigma Flex com 110 cv ou 115 cv.
Com tudo isso a Ford optou por tornar o New Fiesta, o preço do modelo também subiu o New Fiesta chegou ao Brasil com preço a partir dos R$ 49.900.
Mais de 1 ano depois de ter lançado no Brasil o New Fiesta Sedan, em outubro de 2011 finalmente a Ford passou a vender no Brasil a versão hatch do New Fiesta, o modelo chegava em completa por salgados R$ 48.950 a R$ 54.950, dotado do mesmo motor 1.6 16v Sigma flex, presente no Sedan.
Em abril de 2013 a Ford lançou oficialmente no Brasil a linha 2014 do New Fiesta, o modelo ganhou visual renovado, seguindo o padrão mundial de estilo da marca, com novos faróis, e grade gigante em forma de boca, e com acabamento cromado. O para-choque também é novo, apesar das mudanças terem se concentrado na dianteira do New Fiesta, elas deram uma nova cara bem mais moderna e agressiva ao modelo.
Outra boa novidade é que agora o New Fiesta na versão hatch passou a ser produzido no Brasil, a Ford investiu pesado para a nacionalização do modelo que ficou quase R$ 10.000 mais barato, agora a versão de entrada partia de R$ 38.990.
O New Fiesta hatch nacional também trouxe inovações na parte mecânica, a grande novidade foi o motor 1.5 16v Sigma Flex que desenvolve 107 cv com gasolina e 111 cv com etanol, além do novo motor 1.6 16v Sigma Flex TiVCT, que incorporou um novo comando duplo de válvulas variável, o que melhorou o consumo, além de ter elevado a potência deste bloco 1.6, que agora é de 125 cv ou 130 cv (gasolina/álcool respectivamente). Este motor disponível apenas para a versão mais cara do New Fiesta a Titanium. Por fim o New Fiesta inaugurou um novo câmbio, uma caixa automática de seis marchas, com dupla embreagem, Powershift.
Os preços vão de R$ 38.990 a R$ 54.990 para a versão top 1.6 Titanium automática.
Já o New Fiesta Sedan, este continua sendo importado do México, vindo em versão única com motor 1.6 16v Sigma Flex TiVCT de 130 cv. Os preços partem do modelo antigo R$ 48.990 a R$ 54.990.
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Ver comentários
Tenho um Ford fiesta 95 espanhol ele da partida mais quando liga a ventoinha ele desliga
Tenho um fiesta 95 imporado ...alguem sab dizer se o vidro de de outro fiesta dar nele ? vidro da porta ....
Gostei da matéria! Meu pai tem um Ford Fiesta 96 duas portas, meu sonho é restaurar ele como veio de fábrica.
Eu tenho um fiesta 99 e quero saber se o motor dele é endura Zetec ou Rocam nos papéis dele está SP/053cv
O motor de seu carro é o Endura, pois somente os ano modelo 2000 é que são Rocam.
Tenho um Fiesta Hatch 1.3;Endura 1997 ele está com apenas 33 mil km rodados. E foi tirado direto da Fábrica em Taubaté. Uma relíquia.
tenho um fiesta 2003 prata sou o terceiro dono otimo carro so a gasolina esta com 85000 mil km motor 1.6 com ar condicionado direcao vidros e travas eletricas gostaria de trocar por um mais novo ate 2010
tive um strret 1999 rocan zetec vendi estava com 175 mil km e estava ótimo agora estou com um fiesta 2008 com o mesmo motor muito bom o carro
eu gosto muito do meu fiesta sedan street 2002 motor 1.6 prata ...... a km está a 43259km quase não ando muito com ele mas o motor é muuuito bom viu se ele está esquentando como disse o colega lá em cima é porque tem que trocar a agua do reservatório e colocar o produto na reserva de agua para não esquentar muito , mas iso com o carro a frio, ok??? espero ter ajudado,
Vou comprar meu primeiro carro e já escolhi vou pegar um Ford Fiesta 2007/2008.
Você me recomendaria comprar esse carro?
Minha cunhada comprou um carro Fiesta Street Sedan 2002. Este modelo é produzido na Argentina. Minha pergunta é existe peças para venda deste carro no Brasil?
Resposta - João Dutra - Peças Fiesta Street Sedan peças
Amigo depende da peça na parte mecânica existe sim, agora na carroceria ai complica, o Fiesta Sedan Street teve uma baixa procura no Brasil, e se tornou quase uma raridade nas ruas, existe sim peças em termos de motor, câmbio, freios e suspensão, já que o Fiesta Sedan Street trazia o mesmo conjunto mecânico do Fiesta Street normal e do Ford Ka, o bom motor Zetec RoCam 1.0 de 65 cv e o 1.6 de 95 cv que equipava a versão mais cara, motores bastante populares e de manuntenção facil.
O que complica mesmo são as partes da carroceria, principalmente da parte traseira, nem pense em bater um para-choque ou quebrar uma lanterna, devido a pouca venda que o carro teve no Brasil, as peças da carroceria são raras, como as portas traseiras, tampa do porta malas, lanternas traseiras e o para-choque traseiro, substituir estas peças da um trabalho danado.
Ebraço equipe - Encontracarros.com
TENHO UM FORD FIESTA STREET 02/03 IMPORTADO, E ELE TEM MARCANDO 190 MIL KM, EU GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO VAI DURAR O MOTOR DELE E SE PRECISO FAZER ALGUMA COISA PRA QUE ELE DURE MAIS, DESDE JÁ AGRADEÇO...
Tenho um Fiesta Hatch 1.3;Endura 1997 ele está com apenas 33 mil km rodados. E foi tirado direto da Fábrica em Taubaté. Uma relíquia.
Resposta - Luiz Alberto
Não existe uma prazo certo para a duração da vida últil do motor, isto depende diretamente do nível de cuidado e manutenção que o dono tem, por exemplo, existe bloco por ai com 100.000 km e que já estão precisando fazer retifica, e casos de motor com 200.000 km rodando normalmente. Agora falando em média, os motores dos brasileiros, duram em média 200.000 km sem precisar de retifica.
Em motores muito rodado, é sempre recomendado ter atenção com a correia dentada, e os seus tensores, além de trocar óleo a cada 10.000 km, junto trocar também filtro de ar, óleo e combustível também a cada 6 meses ou 10.000km.
De uma olhada nesse post, no forúm Fordfiestaclube.com (http://www.fordfiestaclube.com/t2612-quantos-km-d...)
abraço e boa sorte