Ford Mondeo 1995 a 1996…
No começo de 1995 a Ford lançava no Brasil o Ford Mondeo, apenas dois anos depois de ter sido lançado na Europa, era a resposta da marca para concorrer no segmento de sedans, fazendo frente a modelos como Chevrolet Vectra e Fiat Tempra.
De início o Ford Mondeo chegou importado da Bélgica em duas versões CLX com o peculiar 1.8 16v e a GLX 2.0 16v Zetec. O modelo chamava atenção pelo seu estilo, qualidade de acabamento interno e equipamentos, que seguiam o elevado padrão europeu, marcando uma grande evolução em relação ao seus rivais nacionais como Fiat Tempra, Volkswagen Santana e seu antecessor o Ford Versailes.
Apesar de ser um sedan, a primeira geração do Mondeo que chegou ao Brasil era praticamente um hatch crescido, ou um fastback, já que a tampa do porta malas se abria junto ao vidro traseiro, compondo a famosa 5 porta.
Na primeira geração do motor 1.8 16v desenvolvia 115 cv de potência e 16.1 kgfm de torque, o câmbio era manual de cinco marchas, esta versão CLX 1.8 era bastante rara acabou não agradando muito, já a GLX com seu 2.0 16v Zetec foi a mais vendida de primeira geração do Mondeo, tinha 136 cv de potência e torque de 18.3 kgm.
A primeira geração do Ford Mondeo ficou pouco tempo no mercado brasileiro, ela chegou em fevereiro de 1995 e já em janeiro de 1997 a Ford já lançava por aqui a segunda geração do sedan.
Ford Mondeo 1997…
O Ford Mondeo 1997 foi sem dúvidas a geração mais famosa do sedan da Ford, ela trazia uma carroceria totalmente nova, que chamava atenção principalmente pela dianteira com faróis grandes em forma de gota, grade oval com acabamento cromado, além de novo capô mais volumoso e para-choque mais moderno, uma mudança maior sofreu a traseira, a coluna traseira ficou mais fina, e a tampa do porta malas maior, agora o Mondeo vendido no Brasil realmente era um sedan com três volumes.
Por dentro não houve grandes mudanças em termos de estilo no Mondeo 1997 em relação ao lançado em 1995, o painel continuou praticamente com o mesmo desenho, com exceção de melhorias nas saídas de ar, e no contorno de alguns botões, além de um novo rádio – ainda com toca-fitas, volante multi-funcional em couro e acabamento mais detalhado para as forrações e nos bancos. Com o novo desenho da traseira, o espaço interno aumentou, houve uma ampliação de 2.3 cm no espaço do banco traseiro, e o comprimento do carro cresceu em 7 cm, totalizando 4.55 metros, o Mondeo ficou 1 cm mais largo e 4 cm mais baixo, o entre eixos permaneceu o mesmo da primeira geração 2.70m.
Um dos destaques do Ford Mondeo 1997 era sua lista de equipamentos,o modelo era bem equipado, a versão mais cara GLX vinha com itens como ar-condicionado com controle eletrônico, teto solar elétrico, airbag duplo, freios com ABS, piloto automático, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, alarme com acionamento por controle remoto, banco dianteiro com regulagens elétricas, faróis de neblina, rodas de alumínio aro 15, cinto de três pontos para os três ocupantes do banco traseiro e rádio com toca fitas, volante multifuncional com revestimento em couro.
Na parte mecânica também houveram alterações, o motor 1.8 16v deixou de ser oferecido no Brasil, e em razão de diminuir os níveis de emissão o motor 2.0 Zetec, foi retrabalhado e teve sua potência diminuída, passando de 136 cv, para 130cv, já o torque passou a ser de 17.9kgm no Mondeo 1997, que também ganhou a opção do câmbio automático de quatro velocidades.
Um dos pontos fracos do Mondeo era seu consumo elevado, na versão 2.0 16v a partir de 1997, de acordo com testes da Revista Quatro Rodas (janeiro de 1997), o modelo fez apenas 6.7 km/l na cidade e 10.4 km/l na estrada, tendo um consumo médio de 8.7 km/l, marcas bem piores em comparação aos rivais como o Chevrolet Vectra.
Apesar de ter qualidades o modelo da Ford não conseguiu alcançar os números esperados em vendas, ficando bem atrás dos rivais, na época 1997 o Ford Mondeo era vendido nas versões CLX 2.0 16v por R$ 29.000, GLX 2.0 16v por R$ 33.000, o mesmo acontece com a perua Mondeo SW que era ofertada por R$ 30.300 na versão CLX e R$ 34.100 na versão GLX.
Ford Mondeo V6 1999...
Com vendas abaixo do esperado a Ford resolveu trazer em 1999 para o Brasil a requintada versão Ghia do Mondeo, que tinha como destaque o seu potente motor 2.5 V6 24válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e corrente ao invés de correia dentada, este motor esbanjava potência, tendo 170 cv e 22 kgfm de torque, o câmbio continuava 5 marchas manual.
O motor V6 deu um ótimo desempenho ao Mondeo Ghia de 1999, o modelo ficou bem mais ágil, indo de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos, tendo velocidade máxima de 224km/h. E apesar de ser um motor V6 de 2.5 litros, o Mondeo Ghia apresenta um consumo relativamente baixo fazendo 7.3 km/l na cidade e até 14 km/l na estrada.
Visualmente o Mondeo V6 Ghia conta com detalhes exclusivos como aerofólio na traseira, rodas de liga leve com visual esportivo.
Do lado de dentro o Mondeo Ghia trazia um acabamento mais sofisticado com revestimentos dos bancos e das portas em couro, além de acabamento no painel imitando madeira, soleiras das portas em alumínio e um inédito computador de bordo.
O preço do Mondeo V6 Ghia era salgado, na época o carro chegava custando R$ 49.000, mais de R$ 12.000 em relação a GLX 2.0 16v.
2000 fim da segunda geração…
No começo dos anos 2000 a Ford deixou de trazer o Mondeo para o mercado brasileiro, o modelo foi substituído pela versão sedan do Focus em 2001.
2003 o Mondeo volta ao Brasil na nova geração …
Pouco mais de 3 anos fora do mercado brasileiro, a Ford no ano de 2003 decidiu trazer para o Brasil a nova geração do sedan, esta havia sido lançada na Europa em 2001 e trazia tudo novo, uma plataforma maior e mais robusta, o comprimento passou de 4.55 para 4.73 metros, e entre-eixos foi ampliado em mais de 5 cm, o que refletiu em um considerável ganho no espaço interno, o porta malas agora acomoda 500 litros, o interior ficou mais elegante equipado.
O Mondeo 2003/2004 subia de categoria, virando um sedan grande de luxo, passando a vir com itens como ar-condicionado digital automático, bancos em couro com ajustes elétricos, cabine com detalhes cromados, sistema de som com CD Player e MP3, teto solar elétrico com controle remoto, computador de bordo, rodas aro 16, airbags laterais, freios a disco nas quatro rodas entre outros itens.
Falando de design, o novo Mondeo seguia uma aparência mais sóbria e comportada, com linhas robustas e elegantes.
Na parte mecânica o Mondeo 2003/2004, chegava ao Brasil usando o conhecido 2.0 Duratec HE 16v, com bloco em alumínio, este motor desenvolve 143 cv e torque de 18.9 kgfm, o câmbio continuou automático de cinco marchas, ou automática de 4 velocidades.
Nesta nova geração o Ford Mondeo Ghia 2003 em diante, disparava de 0 a 100km/h em 10.9 segundos, (13.2 com câmbio automático), já a velocidade máxima era de 214km/h na versão manual e 190km/h na configuração automática.
Assim como as mudanças foram muitas, o preço também subiu de nível, o novo Mondeo veio para disputar mercado em um nível superior a geração anterior, seu preço no Brasil em 2003 era de R$ 91.590, ou R$ 94.990 na versão automática, havia apenas uma versão de acabamento, a Ghia.
Em 2005 o Mondeo ainda ganhou uma pequena reestilização, recebendo novo para-choque com novos faróis de neblina, grade frontal cromada e lanternas traseiras com novas lentes.
2006 fim de vida do Mondeo no Brasil …
No ano de 2006 a Ford deixava de vender o Mondeo no Brasil, o carro apesar de nunca ter alcançado o desempenho esperado em vendas, deixou sua marca, foram 28.606 unidades vendidas no Brasil desde a primeira geração em 1995 até 2006.
No lugar do Mondeo a Ford passou a trazer do México o Fusion já em 2006.
Ficha técnica Ford Mondeo CLX 1.8 16v 1995 a 1996
Motor:
1.8 16v, 4 cilindros, a gasolina
Potência: 115 cv a 5750 rpm
Torque: 16.1 kgfm a 3.750 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração dianteira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 11 segundos,
Velocidade máxima: 195 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 9.4 km/l
Estrada: 12.8km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4.48m, 1.74m, 1.41m, 2.70 m.
Rodas aro 14 de aço com pneus 185/65 R14.
Porta malas: 470 litros
Tanque de combustível 62 litros
Capacidade de carga 1260 kg.
Ficha técnica Ford Mondeo GLX 2.0 16v 1995 a 1996
Motor:
2.0 16v, 4 cilindros, a gasolina
Potência: 136 cv a 6000 rpm
Torque: 18.3 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas
Tração dianteira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 9.6 segundos,
Velocidade máxima: 204 km/h
Consumo:
Cidade: 9.3 km/l
Estrada: 12.7km/l
Médio: 10.9km/l (dado consumo médio Quatro rodas fevereiro 1995)
Dimensões:
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4.48m, 1.74m, 1.41m, 2.70 m.
Rodas aro 14 de aço com pneus 185/65 R14.
Porta malas: 470 litros
Tanque de combustível 62 litros
Capacidade de carga 1260 kg.
Ficha técnica Ford Mondeo CLX/GLX 2.0 16v 1997 a 1999
Motor:
2.0 16v, 4 cilindros, a gasolina
Potência: 130 cv a 5700 rpm
Torque: 17.9 kgfm a 3700 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas (ou automático 4 velocidades)
Tração dianteira.
Desempenho (Dado revista QuatroRodas janeiro 1997):
0 a 100 km/h: 11 segundos,
Velocidade máxima: 203 km/h
Consumo (Dado revista QuatroRodas janeiro 1997):
Cidade: 6.8 km/l
Estrada: 10.4 km/l
Médio: 8.7 km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4.55m, 1.75m, 1.38m, 2.70 m.
Rodas aro 15 liga leve 6″jx15 com pneus 185/65 R15.
Porta malas: 341 litros
Tanque de combustível 61 litros
Capacidade de carga 1357 kg.
Ficha técnica Ford Mondeo Ghia V6 2.5 16v 1999
Motor:
2.5 24v, 6 cilindros em “V”, a gasolina
Potência: 170 cv a 6.250 rpm
Torque: 22.4 kgfm a 4.250 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas (opcional automática 4 marchas)
Tração dianteira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 8.3 segundos,
Velocidade máxima: 224 km/h
Consumo: (dados revista Carro março 1999)
Cidade: 7.3 km/l
Estrada: 14 km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4.55m, 1.75m, 1.38m, 2.70 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 205/55 R16.
Porta malas: 470 litros
Tanque de combustível 61 litros
Peso 1315 kg.
Ficha técnica Ford Mondeo Ghia 2.0 16v 2003 a 2006
Motor:
2.0 16v Duratec, 4 cilindros, a gasolina
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 18.9 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão:
Manual 5 marchas (opcional automática 4 marchas)
Tração dianteira.
Desempenho:
0 a 100 km/h: 10.9 segundos ( 13.2 segundos automático)
Velocidade máxima: 214 km/h ( 190 km/h automático)
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 7.1 km/l
Estrada: 12.1 km/l
Dimensões:
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4.73m, 1.81m, 1.42m, 2.75 m.
Rodas aro 16 de liga leve com pneus 205/55 R16.
Porta malas: 500 litros
Tanque de combustível 58 litros
Peso 1414 kg.
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