Categorias: Volkswagen

Saíba mais sobre o Volkswagen GOLF, de 1974 até 2010

O GOLF é o carro mais vendido da história da Volkswagen. Desde 1995 no Brasil o Golf conseguiu uma legião de fãs graças ao seu conforto, robustez e boa mecânica, confira em detalhes todas as principais versões deste modelo no Brasil e na Europa.

fotos: divulgação

A história do Volkswagen Golf

Golf 1974

O Golf foi lançado no mercado europeu em 1974, por lá ele é chamado de Volkswagen Rabbit, no Brasil o modelo  apareceu em 1995, vindo importado do México. O Golf é o carro mais vendido na história da Volks. Existem mais Golf’s ao redor do mundo do que Fuscas, ou Kombi.

A segunda geração do Golf foi lançada em 1983, o carro trazia já injeção eletrônica, uma grande novidade na época.

Clique na imagem para ampliar

Golf GTi 1983

Na década de 80 surgiu também a versão GTi do Golf que contava com um motor 1.8 16v, o que desenvolvia 139 cv. Além do visual bastante esportivo para época, vindo com faróis duplo, e rodas esportiva em alumínio. Este foi o primeiro Golf a sair da Europa, desembarcando nos EUA.

A próxima mudança do modelo aconteceria no ano de 1991 com a chegada da terceira geração que veio a ser  importada para o Brasil em 1995.

Golf 1995, A chegada do Golf no Brasil.

Clique na imagem para ampliar

No ano de 1995 a Volkswagen traz para o Brasil a terceira geração do Golf, o carro era importado do México e era disponibilizado em três versões: GL que vinha com motor 1.8, Golf GLX que contava com um bom motor 2.0 de 116 cavalos. Uns dos grandes atrativos da versão GLX era o pacote de equipamentos oferecido entre eles direção hidráulica vidros elétricos e ar condicionado e rodas de liga leve e teto solar. Outra versão disponível era a GTi, esta mais esportiva tinha carroceria de 2 portas e um belo pacote de equipamentos.

Clique na imagem para ampliar

O Golf logo caiu no gosto do público brasileiro só no primeiro ano de importação foram vendidos 46 614 unidades. Os primeiros Golf importados para o Brasil mesmo tendo hoje mais de 12 anos desde sua vinda ao Brasil, ainda são uma opção interessante de carro usado, graças ao bom conforto interno e mecânica confiável, embora o preço das manutenção seja um bastante elevado, e o consumo de combustível do Golf também não é dos melhores.

Esta geração do Golf foi importada até 1999 quando o carro ganhou uma nova versão e passou a ser produzido no Brasil.

Golf 1999. O Golf ganha nacionalidade brasileira.

Clique na imagem para ampliar

Em 1999 o Golf ganhou um novo design e passou a ser montado na fábrica da VW no Paraná, o Golf ganhou 11 centímetros a mais no tamanho o que resultou em um espaço interno mais amplo, um painel com desenho mais moderno e novos equipamentos como airbags frontais.  Esta versão do Golf passou a ser disponibilizada em três versões 1.6 com 101 cv e 2.0 com 116 cv e GTi que vinha com a mesma motorização.

Clique na imagem para ampliar

O modelo agradava em muito pelo conforto interno, robustez e o ótimo conjunto mecânico, porém tinha um custo de manutenção muito elevado, além do consumo mesmo na versão 1.6 não sendo um dos melhores, o que desagradava em muito seus compradores. Porém os pontos fortes do Golf brasileiro, são muito maiores que os seus defeitos.

Confira mais fotos do Golf de 1999, até 2006:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


2002 Golf ganha versão turbo.

No ano de 2002 o VW trouxe para o Brasil a versão GTi 1.8 turbo, esta versão trazia a opção do câmbio Tiptronic e o potente motor de 180cv que lançava o Golf a mais de 227 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100km/h em 7.9 segundos.

Golf 2007. Novo Golf é lançado no Brasil. Novo Golf ?

Diferente do modelo de Golf que a VW lançou na Europa no final de 2003 que conta com linhas totalmente novas e uma carroceria mais esportiva (foto abaixo). O Golf do Brasil seguiu o estilo do Golf mexicano que foi lançado em 2007. Com um design mais clássico seguindo as linhas da versão antiga com apenas algumas alterações na parte estética (frontal e traseira), ou seja o modelo é o mesmo da quarta geração, tanto na parte mecânica quanto no interior, tendo apenas uma nova roupagem. A principal justificativa para esta falta de mudanças no Golf brasileiro, foi o corte de custo, já que para passar a produzir a nova geração do modelo no Brasil, exigiria muito investimento financeiro, o que seria praticamente inviável, já que o modelo ainda vendia muito bem na época.

Golf europeu lançado em 2003, versão GTi de 250cv

VW Golf 2009, a sexta geração do modelo é apresentada na Europa, enquanto por aqui, as vendas começam a cair

Em novembro de 2008, a Volkswagen apresentou no Salão de Paris, a sexta geração do Golf, o modelo foi inteiramente redesenhado, ganhando novas linhas principalmente na parte frontal. Além das mudanças estéticas o Golf VI, traz uma mecânica completamente nova, com uma gama de motores, mais econômicos e eficientes, como a nova versão GTD, que vem com motor diesel de 2.0 litros capaz de desenvolver 170cv, ele leva o Golf aos 222km/h de velocidade máxima, tendo consumo de 18.8km/l.

Na Europa as vendas do novo Golf 2009, continuam indo muito bem, o carro já é considerado um sucesso, e já por aqui no Brasil, as coisas não andam assim tão boa para o hatch da Volks, que passa pela sua pior fase em vendas, perdendo cada vez mais espaço para seus concorrentes. E ainda não há previsão oficial de quando a nova geração do Golf chegará ao País.

No início de 2009 a Volkswagen deixa oficialmente de produzir o Golf GTi que era vendido por R$90.000, a justificativa foi claro a baixa venda do modelo.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Gostaria de saber se um golf 1.8 gl Mi 98 mexicano em bom estado muito conservado tanto mecânica como interno vale 10.000

  • gente queria saber sobre o golf motor sr alemao 1.6, ano 2000. agradei muito de um aqui. mas to comedo de compra e ser buxa. o carro ta bem conservado . alguem pode me exclarece sobre este golgolf???

  • Olá estou comprando um golf 01/02 1.6 8v só não tem bancos em couro e teto solar.

    Queria saber as vantagens e desvantagens sobre esse carro

    Obrigado. Eduardo!

  • gente, tive um por dois anos, é exelente, quanto a queima da bobina, NAO é a bobina e sim o regulador de voltagem da bobina, peça que fica junto com a bobina onde entram os fios, comprei no ML por 98,00 reais com a bobina junto e resolveu, andou mais um ano , so parou porque me bateram a 70 por hora na minha lateral, e o carro é tao bom e forte que nem me machuquei. carro nota 10

  • Tenho um Golf bege 2001,o carro e muito maneiro econômico na estrada e mexe com quem esta do lado de fora vendo ele passar,casei com o carro.

  • ESTOU COMPRANDO UM GOLF 96 GL 1.8 GOSTARIA DE SABER SE VALE APENA SIM OU NÃO POIS E UM CARRO VISADO PROBLEMATICO.

    • Resposta - Cintia

      Olha é complicado, dizer se vale ou não apena Cintia, o que a gente pode te alertar, é que o Golf dessa época era importado, ou seja tem peças difíceis de serem encontradas, principalmente hoje em dia, e acredite este Golf apesar da idade ainda é bastante visado nas ruas. Principalmente um em boas condições.

      Falando da parte mecânica, o Golf principalmente este GL com motor 1.8, tem um conjunto forte e robusto, não tem problemas crônicos, e costuma, se bem cuidado pelo dono, ficar um bom tempo longe das oficinas, este motor também é bastante econômico.

      Outro ponto que podemos te dizer é que por esses motivos a revenda deste modelo do Golf é meio complicada, a não ser que ele esteja em ótimas condições de conservação. É um carro bastante desvalorizado. Segundo a tabela Fipe, a mais usada no mercado, um Golf GL 1.8 1996 sai em média por R$ 9.900.

      abraço esperamos ter ajudado

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

1 hora atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.