Índice desta matéria
fotos: divulgação
Golf 1974
O Golf foi lançado no mercado europeu em 1974, por lá ele é chamado de Volkswagen Rabbit, no Brasil o modelo apareceu em 1995, vindo importado do México. O Golf é o carro mais vendido na história da Volks. Existem mais Golf’s ao redor do mundo do que Fuscas, ou Kombi.
A segunda geração do Golf foi lançada em 1983, o carro trazia já injeção eletrônica, uma grande novidade na época.
Clique na imagem para ampliar
Golf GTi 1983
Na década de 80 surgiu também a versão GTi do Golf que contava com um motor 1.8 16v, o que desenvolvia 139 cv. Além do visual bastante esportivo para época, vindo com faróis duplo, e rodas esportiva em alumínio. Este foi o primeiro Golf a sair da Europa, desembarcando nos EUA.
A próxima mudança do modelo aconteceria no ano de 1991 com a chegada da terceira geração que veio a ser importada para o Brasil em 1995.
Clique na imagem para ampliar
No ano de 1995 a Volkswagen traz para o Brasil a terceira geração do Golf, o carro era importado do México e era disponibilizado em três versões: GL que vinha com motor 1.8, Golf GLX que contava com um bom motor 2.0 de 116 cavalos. Uns dos grandes atrativos da versão GLX era o pacote de equipamentos oferecido entre eles direção hidráulica vidros elétricos e ar condicionado e rodas de liga leve e teto solar. Outra versão disponível era a GTi, esta mais esportiva tinha carroceria de 2 portas e um belo pacote de equipamentos.
Clique na imagem para ampliar
O Golf logo caiu no gosto do público brasileiro só no primeiro ano de importação foram vendidos 46 614 unidades. Os primeiros Golf importados para o Brasil mesmo tendo hoje mais de 12 anos desde sua vinda ao Brasil, ainda são uma opção interessante de carro usado, graças ao bom conforto interno e mecânica confiável, embora o preço das manutenção seja um bastante elevado, e o consumo de combustível do Golf também não é dos melhores.
Esta geração do Golf foi importada até 1999 quando o carro ganhou uma nova versão e passou a ser produzido no Brasil.
Clique na imagem para ampliar
Em 1999 o Golf ganhou um novo design e passou a ser montado na fábrica da VW no Paraná, o Golf ganhou 11 centímetros a mais no tamanho o que resultou em um espaço interno mais amplo, um painel com desenho mais moderno e novos equipamentos como airbags frontais. Esta versão do Golf passou a ser disponibilizada em três versões 1.6 com 101 cv e 2.0 com 116 cv e GTi que vinha com a mesma motorização.
Clique na imagem para ampliar
O modelo agradava em muito pelo conforto interno, robustez e o ótimo conjunto mecânico, porém tinha um custo de manutenção muito elevado, além do consumo mesmo na versão 1.6 não sendo um dos melhores, o que desagradava em muito seus compradores. Porém os pontos fortes do Golf brasileiro, são muito maiores que os seus defeitos.
Confira mais fotos do Golf de 1999, até 2006:
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
No ano de 2002 o VW trouxe para o Brasil a versão GTi 1.8 turbo, esta versão trazia a opção do câmbio Tiptronic e o potente motor de 180cv que lançava o Golf a mais de 227 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100km/h em 7.9 segundos.
Diferente do modelo de Golf que a VW lançou na Europa no final de 2003 que conta com linhas totalmente novas e uma carroceria mais esportiva (foto abaixo). O Golf do Brasil seguiu o estilo do Golf mexicano que foi lançado em 2007. Com um design mais clássico seguindo as linhas da versão antiga com apenas algumas alterações na parte estética (frontal e traseira), ou seja o modelo é o mesmo da quarta geração, tanto na parte mecânica quanto no interior, tendo apenas uma nova roupagem. A principal justificativa para esta falta de mudanças no Golf brasileiro, foi o corte de custo, já que para passar a produzir a nova geração do modelo no Brasil, exigiria muito investimento financeiro, o que seria praticamente inviável, já que o modelo ainda vendia muito bem na época.
Golf europeu lançado em 2003, versão GTi de 250cv
Em novembro de 2008, a Volkswagen apresentou no Salão de Paris, a sexta geração do Golf, o modelo foi inteiramente redesenhado, ganhando novas linhas principalmente na parte frontal. Além das mudanças estéticas o Golf VI, traz uma mecânica completamente nova, com uma gama de motores, mais econômicos e eficientes, como a nova versão GTD, que vem com motor diesel de 2.0 litros capaz de desenvolver 170cv, ele leva o Golf aos 222km/h de velocidade máxima, tendo consumo de 18.8km/l.
Na Europa as vendas do novo Golf 2009, continuam indo muito bem, o carro já é considerado um sucesso, e já por aqui no Brasil, as coisas não andam assim tão boa para o hatch da Volks, que passa pela sua pior fase em vendas, perdendo cada vez mais espaço para seus concorrentes. E ainda não há previsão oficial de quando a nova geração do Golf chegará ao País.
No início de 2009 a Volkswagen deixa oficialmente de produzir o Golf GTi que era vendido por R$90.000, a justificativa foi claro a baixa venda do modelo.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Olá amigo gostaria de saber se o golf importado é melhor que nacional
Gostaria de saber se um golf 1.8 gl Mi 98 mexicano em bom estado muito conservado tanto mecânica como interno vale 10.000
gente queria saber sobre o golf motor sr alemao 1.6, ano 2000. agradei muito de um aqui. mas to comedo de compra e ser buxa. o carro ta bem conservado . alguem pode me exclarece sobre este golgolf???
tem um golf sapao sr 1.6 e estou preocudo se ele vim a dar problemas muito facil.....
estou negociando um golf 96 1.8 o que voces achao por favor me ajuden a proposta eu achei boa 11000 ta valendo´....
estou negociando um golf 96 1.8 o que voces achao por favor me ajuden a proposta eu achei boa 11000 ta valendo´....
Olá estou comprando um golf 01/02 1.6 8v só não tem bancos em couro e teto solar.
Queria saber as vantagens e desvantagens sobre esse carro
Obrigado. Eduardo!
gente, tive um por dois anos, é exelente, quanto a queima da bobina, NAO é a bobina e sim o regulador de voltagem da bobina, peça que fica junto com a bobina onde entram os fios, comprei no ML por 98,00 reais com a bobina junto e resolveu, andou mais um ano , so parou porque me bateram a 70 por hora na minha lateral, e o carro é tao bom e forte que nem me machuquei. carro nota 10
Tenho um Golf bege 2001,o carro e muito maneiro econômico na estrada e mexe com quem esta do lado de fora vendo ele passar,casei com o carro.
ESTOU COMPRANDO UM GOLF 96 GL 1.8 GOSTARIA DE SABER SE VALE APENA SIM OU NÃO POIS E UM CARRO VISADO PROBLEMATICO.
Se for alemao vc vai ter dor de cabeca com a injecao de um bico
Resposta - Cintia
Olha é complicado, dizer se vale ou não apena Cintia, o que a gente pode te alertar, é que o Golf dessa época era importado, ou seja tem peças difíceis de serem encontradas, principalmente hoje em dia, e acredite este Golf apesar da idade ainda é bastante visado nas ruas. Principalmente um em boas condições.
Falando da parte mecânica, o Golf principalmente este GL com motor 1.8, tem um conjunto forte e robusto, não tem problemas crônicos, e costuma, se bem cuidado pelo dono, ficar um bom tempo longe das oficinas, este motor também é bastante econômico.
Outro ponto que podemos te dizer é que por esses motivos a revenda deste modelo do Golf é meio complicada, a não ser que ele esteja em ótimas condições de conservação. É um carro bastante desvalorizado. Segundo a tabela Fipe, a mais usada no mercado, um Golf GL 1.8 1996 sai em média por R$ 9.900.
abraço esperamos ter ajudado