Categorias: Volkswagen

Saíba mais sobre o Volkswagen GOLF, de 1974 até 2010

O GOLF é o carro mais vendido da história da Volkswagen. Desde 1995 no Brasil o Golf conseguiu uma legião de fãs graças ao seu conforto, robustez e boa mecânica, confira em detalhes todas as principais versões deste modelo no Brasil e na Europa.

fotos: divulgação

A história do Volkswagen Golf

Golf 1974

O Golf foi lançado no mercado europeu em 1974, por lá ele é chamado de Volkswagen Rabbit, no Brasil o modelo  apareceu em 1995, vindo importado do México. O Golf é o carro mais vendido na história da Volks. Existem mais Golf’s ao redor do mundo do que Fuscas, ou Kombi.

A segunda geração do Golf foi lançada em 1983, o carro trazia já injeção eletrônica, uma grande novidade na época.

Clique na imagem para ampliar

Golf GTi 1983

Na década de 80 surgiu também a versão GTi do Golf que contava com um motor 1.8 16v, o que desenvolvia 139 cv. Além do visual bastante esportivo para época, vindo com faróis duplo, e rodas esportiva em alumínio. Este foi o primeiro Golf a sair da Europa, desembarcando nos EUA.

A próxima mudança do modelo aconteceria no ano de 1991 com a chegada da terceira geração que veio a ser  importada para o Brasil em 1995.

Golf 1995, A chegada do Golf no Brasil.

Clique na imagem para ampliar

No ano de 1995 a Volkswagen traz para o Brasil a terceira geração do Golf, o carro era importado do México e era disponibilizado em três versões: GL que vinha com motor 1.8, Golf GLX que contava com um bom motor 2.0 de 116 cavalos. Uns dos grandes atrativos da versão GLX era o pacote de equipamentos oferecido entre eles direção hidráulica vidros elétricos e ar condicionado e rodas de liga leve e teto solar. Outra versão disponível era a GTi, esta mais esportiva tinha carroceria de 2 portas e um belo pacote de equipamentos.

Clique na imagem para ampliar

O Golf logo caiu no gosto do público brasileiro só no primeiro ano de importação foram vendidos 46 614 unidades. Os primeiros Golf importados para o Brasil mesmo tendo hoje mais de 12 anos desde sua vinda ao Brasil, ainda são uma opção interessante de carro usado, graças ao bom conforto interno e mecânica confiável, embora o preço das manutenção seja um bastante elevado, e o consumo de combustível do Golf também não é dos melhores.

Esta geração do Golf foi importada até 1999 quando o carro ganhou uma nova versão e passou a ser produzido no Brasil.

Golf 1999. O Golf ganha nacionalidade brasileira.

Clique na imagem para ampliar

Em 1999 o Golf ganhou um novo design e passou a ser montado na fábrica da VW no Paraná, o Golf ganhou 11 centímetros a mais no tamanho o que resultou em um espaço interno mais amplo, um painel com desenho mais moderno e novos equipamentos como airbags frontais.  Esta versão do Golf passou a ser disponibilizada em três versões 1.6 com 101 cv e 2.0 com 116 cv e GTi que vinha com a mesma motorização.

Clique na imagem para ampliar

O modelo agradava em muito pelo conforto interno, robustez e o ótimo conjunto mecânico, porém tinha um custo de manutenção muito elevado, além do consumo mesmo na versão 1.6 não sendo um dos melhores, o que desagradava em muito seus compradores. Porém os pontos fortes do Golf brasileiro, são muito maiores que os seus defeitos.

Confira mais fotos do Golf de 1999, até 2006:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


2002 Golf ganha versão turbo.

No ano de 2002 o VW trouxe para o Brasil a versão GTi 1.8 turbo, esta versão trazia a opção do câmbio Tiptronic e o potente motor de 180cv que lançava o Golf a mais de 227 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100km/h em 7.9 segundos.

Golf 2007. Novo Golf é lançado no Brasil. Novo Golf ?

Diferente do modelo de Golf que a VW lançou na Europa no final de 2003 que conta com linhas totalmente novas e uma carroceria mais esportiva (foto abaixo). O Golf do Brasil seguiu o estilo do Golf mexicano que foi lançado em 2007. Com um design mais clássico seguindo as linhas da versão antiga com apenas algumas alterações na parte estética (frontal e traseira), ou seja o modelo é o mesmo da quarta geração, tanto na parte mecânica quanto no interior, tendo apenas uma nova roupagem. A principal justificativa para esta falta de mudanças no Golf brasileiro, foi o corte de custo, já que para passar a produzir a nova geração do modelo no Brasil, exigiria muito investimento financeiro, o que seria praticamente inviável, já que o modelo ainda vendia muito bem na época.

Golf europeu lançado em 2003, versão GTi de 250cv

VW Golf 2009, a sexta geração do modelo é apresentada na Europa, enquanto por aqui, as vendas começam a cair

Em novembro de 2008, a Volkswagen apresentou no Salão de Paris, a sexta geração do Golf, o modelo foi inteiramente redesenhado, ganhando novas linhas principalmente na parte frontal. Além das mudanças estéticas o Golf VI, traz uma mecânica completamente nova, com uma gama de motores, mais econômicos e eficientes, como a nova versão GTD, que vem com motor diesel de 2.0 litros capaz de desenvolver 170cv, ele leva o Golf aos 222km/h de velocidade máxima, tendo consumo de 18.8km/l.

Na Europa as vendas do novo Golf 2009, continuam indo muito bem, o carro já é considerado um sucesso, e já por aqui no Brasil, as coisas não andam assim tão boa para o hatch da Volks, que passa pela sua pior fase em vendas, perdendo cada vez mais espaço para seus concorrentes. E ainda não há previsão oficial de quando a nova geração do Golf chegará ao País.

No início de 2009 a Volkswagen deixa oficialmente de produzir o Golf GTi que era vendido por R$90.000, a justificativa foi claro a baixa venda do modelo.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Gostaria de saber se um golf 1.8 gl Mi 98 mexicano em bom estado muito conservado tanto mecânica como interno vale 10.000

  • gente queria saber sobre o golf motor sr alemao 1.6, ano 2000. agradei muito de um aqui. mas to comedo de compra e ser buxa. o carro ta bem conservado . alguem pode me exclarece sobre este golgolf???

  • Olá estou comprando um golf 01/02 1.6 8v só não tem bancos em couro e teto solar.

    Queria saber as vantagens e desvantagens sobre esse carro

    Obrigado. Eduardo!

  • gente, tive um por dois anos, é exelente, quanto a queima da bobina, NAO é a bobina e sim o regulador de voltagem da bobina, peça que fica junto com a bobina onde entram os fios, comprei no ML por 98,00 reais com a bobina junto e resolveu, andou mais um ano , so parou porque me bateram a 70 por hora na minha lateral, e o carro é tao bom e forte que nem me machuquei. carro nota 10

  • Tenho um Golf bege 2001,o carro e muito maneiro econômico na estrada e mexe com quem esta do lado de fora vendo ele passar,casei com o carro.

  • ESTOU COMPRANDO UM GOLF 96 GL 1.8 GOSTARIA DE SABER SE VALE APENA SIM OU NÃO POIS E UM CARRO VISADO PROBLEMATICO.

    • Resposta - Cintia

      Olha é complicado, dizer se vale ou não apena Cintia, o que a gente pode te alertar, é que o Golf dessa época era importado, ou seja tem peças difíceis de serem encontradas, principalmente hoje em dia, e acredite este Golf apesar da idade ainda é bastante visado nas ruas. Principalmente um em boas condições.

      Falando da parte mecânica, o Golf principalmente este GL com motor 1.8, tem um conjunto forte e robusto, não tem problemas crônicos, e costuma, se bem cuidado pelo dono, ficar um bom tempo longe das oficinas, este motor também é bastante econômico.

      Outro ponto que podemos te dizer é que por esses motivos a revenda deste modelo do Golf é meio complicada, a não ser que ele esteja em ótimas condições de conservação. É um carro bastante desvalorizado. Segundo a tabela Fipe, a mais usada no mercado, um Golf GL 1.8 1996 sai em média por R$ 9.900.

      abraço esperamos ter ajudado

Recentes

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

24 horas atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

1 dia atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

2 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

3 dias atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

1 semana atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes e preços

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.