A marca indiana Royal Enfield conhecida por sua motos com estilo retro, está trazendo para o Brasil um novo modelo, a Scram 411 2023. Com visual clássico e motor de 400 cilindradas, a estilosa motocicleta já está disponível em pré-venda no país pelo valor de R$ 22.490, valor esse que não inclui o frete, que dependendo da região, pode chegar até R$ 2.000 ao preço final, com isso o valor da Scram 411 ao consumidor deve superar os R$ 24.000.
Índice desta matéria
A Scram 411 2023 foi desenvolvida com a proposta de ser uma off-road urbana, um modelo feito para rodar no dia a dia nas grandes cidades porém que também pode fazer incursões em terrenos fora de estrada. Enquanto outras motos da marca Royal Enfield, como a Himalayan (moto que a Scram é baseada) traz um apelo totalmente off-road, a 411 apresenta um pouco mais de conforto, conta com banco mais baixo em relação ao solo (79.5 cm), o que facilita a condução urbana para pilotos com estatura mais baixa, melhora o conforto em viagens longas, além de deixar o motocicleta com um estilo único.
Outra característica que chama atenção na Scram 411 2023 são as suas rodas raiadas, menores do que a vista em outros modelos da Royal Enfield, a da dianteira tem 19 polegadas, enquanto na traseira 17″, ambas calçadas por pneus de uso misto (estrada e terra).
A Royael Enfield Himalayan por exemplo possui rodas de 21 polegadas tanto na dianteira quanto na traseira, vale lembrar que rodas menores são mais adequadas para andar na cidade, já que proporcionam melhor aceleração e menor consumo de combustível. A Scram tem para-lamas próximos as rodas, enquanto na Himalayan ficam em uma altura mais elevada.
Destaque ainda para a suspensão de curso longo (190 mm na dianteira e 180 mm na traseira), típica de off-road garante conforto na estrada, maior capacidade de superar buracos na cidade e até mesmo uma certa capacidade para fazer pequenas trilhas fora do asfalto.
O visual sem duvidas é um dos principais atrativos da Royal Enfield Scram, é uma moto muito estilosa, o “scram” no nome é uma referência ao estilo “scrambler”, que basicamente é uma moto esportiva “café racer” com modificações modernas para encarar off-road e o uso diário.
A Scram 411 tem perfil clássico com direito a farol redondo, porém ao mesmo tempo com detalhes modernos e algumas customizações, goste ou não, ela é diferente de tudo que há no mercado nesta categoria de preço.
Chama atenção a quantidade de opções de cores e grafismos diferentes para a Scram 411, são nada menos do que 7 opções de pintura cada um com um tipo de grafismo diferente, confira as combinações: Preto com vermelho, grafite com azul, grafite com vermelho, grafite com amarelo, prata com detalhes em preto, azul com detalhes em cinza, além de branco com detalhes em vermelho.
O painel da Scram 411 2023 é mais simples em relação a sua irmã Himalayan (de quem a Scram descende), o velocímetro é analógico, enquanto ao centro há pequeno display digital em LCD que exibe informações como a quantidade de combustível, hodômetro total e parcial, além da marcha que está engatada.
Infelizmente os exemplares da Scram 411 vendidos no Brasil não contam com o display Tripper, que é o sistema de navegação das motos da Royal Enfield (display ao lado do velocímetro na foto acima), a expectativa é de que ele seja oferecido em um segundo momento como um equipamento opcional, é uma pena.
A Royal Enfield Scram 411 2023 vem equipada com a mesma motorização da Himalayan. Um bloco monocilíndrico de 411 cilindradas, com refrigeração a ar, capaz de desenvolver 24.3 CV de potência a 6.500 rpm e 3.2 kgfm de torque a 4.500 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades.
Lá fora a Royal Enfield Scram 411 2023 tem velocidade máxima de 140 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12.7 segundos, a aceleração de 0 a 60 km/h é feita em apenas 4.5 segundos. Porém, na pratica atingir essa velocidade é muito difícil além de um tanto perigoso, devido ao fato do modelo não contar com nenhuma proteção contra o vento.
A Scram 411 vem equipada com freios ABS de canal duplo, há um disco ventilado de 300 mm na dianteira com pinça flutuante de 2 pistões, enquanto na traseira há um disco menor com 240 mm, mordido por pinça simples com apenas um único pistão.
Ainda nas especificações o modelo mede 2.16 m de comprimento, altura livre do solo de 20 cm, largura de 84 cm e altura de 1.16 m, o assento fica a 79 cm do chão, a distância entre eixos é de 1.45 metros. O peso da Royal Enfield Scram 411 sem contar o combustível é de apenas 185 kg, seu tanque de combustível tem 14.8 litros.
O preço durante a pré-venda será de R$ 22.490, com o frete o valor deve subir para entre R$ 24.000 a R$ 25.000. Certamente tem muita gente que esperava que a Scram no Brasil por um valor mais competitivo, porém vale lembrar que estamos falando de uma moto de 400 cilindradas, enquanto rivais com motor menor custam a mesma coisa, a Yamaha Lander 250 ABS com seu modesto motor de 250 cc sai por R$ 23.990 + R$ 1100 de frete).
Maiores informações em: Royal Enfield Brasil
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
8fu2yf