Alta resolução – Clique sobre a imagem para ampliar HIGH RESOLUTION
Nos últimos anos as montadoras na Europa tem travado uma verdadeira batalha no segmento de hatch esportivos. Praticamente toda empresa que produz carros compactos tem o seu representante, a Fiat tem o Punto Abarth, a Volkswagen o Golf R, a Opel terá em breve o Astra VXR (que será lançado em outubro), já a montadora espanhola Seat conta com o Leon Cupra R, um dos representante mais fortes desse segmento e que você conhece agora.
Lançado no Salão de Frankfurt em setembro de 2009, o Seat Leon Cupra R acaba de chegar as lojas da Europa, ostentando o título de ser um dos hatch de série mais rápido do mundo. Ele é equipado com um motor 2.0 L TSi turbocharged que rende 261 cavalos, capaz de levar o carro aos 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), o carro é um “foguetinho” vai de 0 a 100km/h em 6.2 segundos. Ele percorre 1 km em 25.7 segundos.
Apesar do desempenho o consumo também chama a atenção, segundo a Seat, o consumo médio fica em 12.3 km/l.
O câmbio é manual de seis velocidades, com e tem suas relações modificadas na 3° e 5° marchas, para melhorar a aceleração permitindo assim trocas mais rápidas e uma condução mais prazerosa.
Acima você vê a alma do Leon Cupra R, um motor 2.0 TSi com um turbo de 1.9 bar, ele entrega 262 cv e 35 kgfm de torque entre 2.500 a 5.000 rpm
Ao olhar para o Leon Cupra R fica claro que o modelo não é um carro normal. As linhas arrojadas foram inspirados no bólido da Seat que compete no WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA). O hatch se diferencia do Seat Leon convencional, pelos faróis com máscara negra e pelo novo para choque com entradas de ar alargadas, além do sistema de exaustão com saída de escape oval.
A suspensão foi reajustada, ganhou novas molas e amortecedores, as mudanças deixaram o Cupra R 17 mm mais baixo do que o Leon Cupra normal.
Os discos de freios são maiores (345 x 30 mm na dianteira e 286 x 12 na traseira), eles são bem mais eficientes em relação a versão normal do Leon Cupra, outro destaque são as rodas de aro 19, similares aos dos carros de corrida, este é o primeiro carro do grupo Volkswagen a sair de fábrica com rodas deste tamanho.
Além da motorização e do visual que cativa pela esportividade, outro destaque do Leon Cupra R é o interior. Apesar do painel trazer um desenho exageradamente simples, ele possui alguns elementos exclusivos da versão, como pedais de alumínio e bancos esportivos com revestimento em couro e Alcantara, o hatch também traz um excelente conjunto de itens de série, que inclui ar-condicionado automático dual zone, sistema multi-mídia com CD/player MP3, conexão USB, Bluetooth, e sistema de navegação por satélite, tudo é mostrado em uma tela touch-screen de 7 polegadas, para completar os faróis trazem acedimento automático, há ainda sensores de estacionamento e cruise control (piloto automático).
Outra grande preocupação da Seat foi com a segurança, de série o Leon Cupra R traz seis airbags, freios ABS com EBA (controle de frenagem) e ESP (controle de estabilidade) e TSC controle de tração.
Nesta semana o Seat Leon Cupra R está sendo lançado em alguns mercados da Europa, como o Reino Unido, onde o modelo começou a ser comercializado por 25,205 Libras cerca de R$ 66,360. No Brasil a Seat não vende seus carros desde 1999.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.