Durante vários anos a fabricante chinesa Shineray ficou conhecida no Brasil por suas motos de baixa cilindra, as famosas “cinquentinhas” como a JET 50 que ainda é um grande sucesso, porém recentemente a marca vem tentando explorar novos nichos no mercado, no último ano lançou suas primeiras scooters elétricas e nesse mês está chegando ao Brasil a Shineray SHI 175 2023, a moto que traz uma proposta mista (terra e asfalto), chega com preço bastante interessante de R$ 12.990 e tem proposta similar a da Honda Bros.
Índice desta matéria
Com visual que lembra outras motos aventureiras no mercado, como a Honda Bros ou a BMW GS, a Shineray SHI 175 agrada pelo seu visual, que está bem longe da aparência polêmica que as antigas motos da Shineray tinham aqui no Brasil.
Nas laterais as carenagens são bonitas e bem desenhadas, deixando a moto que tem 175 cilindradas, com aspecto parrudo e imponente, parece se tratar de uma moto de maior cilindrada. O banco possui dois andares, e promete conforto tanto para o piloto quando o garupa. Ainda na dianteira ela conta com uma espécie de para-brisa alongado, para proteger o piloto contra ação do vento e chuva, destaque ainda para o farol que é do tipo Full Led e lembra o desenho da BMW GS.
Já na traseira a lanterna tem visual bonito e iluminação também total com luzes em LED, inclusive as setas, a SHI 175 vem com uma estrutura em aço na rabeta, como se fosse um bagageiro alongado, é uma pena que a Shineray divulgou poucas fotos.
As rodas são aro 19 na dianteira e 17 na traseira, calçadas por pneus de uso misto (terra e asfalto) medidas 100/90 na dianteira e 110/90 na traseira, ela virá de série com freio a disco dianteiro e também traseiro, os freios contam com tecnologia de acionamento combinado CBS, porém não há opção de ABS. Não defendendo a Shineray, porém vale lembrar que estamos falando de uma motocicleta de baixíssimo custo, R$ 12.990.
Além do freio CBS, a Shineray SHI 175 tem um custo benefício muito interessante pelo que custa, além dos já citados conjunto de luzes totalmente em LED, vindo inclusive com LED de condução diurno DRL, ela vem com partida elétrica por botão e um painel bastante completo e de boa visualização, com iluminação em LED, velocímetro, conta giros, indicador de marcha engatada e do nível de combustível, indicador de seta e de farol ligado.
Não a Shi 175 não tem motor de 50 cilindradas ! Muito pelo contrário a Shineray fez bonito e colocou neste modelo um motor de 175 cilindradas, o único com esta cilindrada no Brasil, ele possui 1 cilindro, refrigeração a ar, bebe apenas gasolina, porém infelizmente ainda usa o já ultrapassado carburador, o motor de 175 cilindradas da SHI 175 desenvolve 14 CV de potência a 7.500 rpm e conta com 1.4 kgfm de torque a 6.000 rpm. Dados de fábrica afirmam que a velocidade máxima da Shineray SHI 175 é de 105 km/h.
Motor carburado é um problema? Depende, não que seja um problema, mas é uma grande desvantagem, trata-se de uma tecnologia muito ultrapassada, hoje em dia a grande maioria das motocicletas possuem já injeção eletrônica, nos carros o carburador deixou de ser usado lá no inicio de 1990, para vocês entenderem o quanto é ultrapassado.
O uso do carburador acaba tendo desvantagens como consumo de combustível mais elevado em relação as motos injetadas, a resposta do motor tende a ser mais lenta, dificuldade maior para pegar em dias frios ou para funcionar com gasolina de baixa qualidade, além da manutenção maior, já que periodicamente é necessária fazer uma limpeza e regulagem do carburador, o que é chato, toma tempo e custa dinheiro, coisas que simplesmente não existem nos motores com injeção eletrônica.
Comparada a rival Honda Bros 160, que usa motor de 160 cilindradas, a potência da Shineray apesar de ter maior cilindrada, fica no mesmo patamar, são 14.5 cv de potência para 1.46 kgfm na moto Honda. Enquanto que na Yamaha Crosser S ABS, o motor é mais fraco, tem apenas 150 cilindradas e desenvolve 12.2 cv de potência, para 1,3 kgfm de torque, não custa dizer que tanto a Honda quanto a Yamaha usam motor com injeção eletrônica, além de ter tecnologia flex (rodam também com etanol).
O câmbio da Shineray SHI 175 é manual ( acreditamos que seja 5 marchas) a embreagem é do tipo úmida multi-disco, o tanque de combustível tem 15 litros, e o peso da SHI 175 é de 145 kg.
A Shineray SHI 175 mede 2,03 m de comprimento, por 1,27 m de altura e 86 cm de largura, a distância entre eixos é de 1,36 m, a distância mínima em relação ao solo fica em 26 cm, o banco fica a 84,5 cm em relação ao solo. Curiosamente ela é mais larga e tem maior altura em relação ao solo comparado com a Honda Bros, sendo 3 cm mais larga, tendo distância em relação ao chão 2 cm maior, e a altura do banco em relação ao piso é 1 cm mais elevada, além de ser mais pesada, são 122 kg da Honda contra 145 kg do modelo Shineray.
O consumidor poderá escolher entre duas opções de pintura: Vermelho com detalhes preto ou preto com detalhes cinza.
A Shineray SHI 175, é uma moto aventureira, sua suspensão tem curso longo (detalhes da suspensão não foram divulgados), além disso, de acordo com a montadora chinesa, os pneus de polegadas maiores fazem com a Shineray SHI 175 2023 possa enfrentar as buraqueiras no piso das grandes cidades, como São Paulo, com maior segurança e conforto, já que as irregularidades do piso são melhores absorvidas em relação a motos como a Honda CG.
Alias o povo da cidade, mais precisamente o estado paulista é o foco da Shineray com esse novo modelo, conhecida por suas motos de baixa cilindrada, a marca tem vendas muito baixas em São Paulo, de acordo com a própria Shineray, eles tem apenas 2% das vendas de motos em SP. Com a nova SHI 175 esperam ampliar esta fatia para algo em torno de 5% do mercado.
Lembrando que atualmente a Shineray é muito forte na região nordeste do Brasil, principalmente pelas motos de baixa cilindrada e por seus preços mais acessíveis, este sucesso da marca lá no nordeste colocou a Shineray como a terceira maior fabricante de motocicletas no Brasil, atrás apenas da Honda e Yamaha, ou seja, no total bruto de vendas de motocicletas no país, a Shineray supera com folga marcas conhecidas como Suzuki, Dafra, BMW, Kawasaki, KTM e por ai vai.
As motos de apenas 50 cc são mais recomendadas para cidades pequenas, enquanto nas grandes cidades, devido a fatores como trafego intenso e distâncias maiores, o consumidor tende a buscar motos de maior cilindrada, que além de serem mais ágeis, também oferecem mais segurança.
Caso você esteja buscando sua primeira moto 0km, porém acha caro os valores pedidos pelos modelos de marcas populares no Brasil, como Honda e Yamaha, a Shineray SHI 175 pode ser sim uma ótima opção, porém aqui vale algumas considerações antes de correr para uma revenda Shineray.
Primeiro, o peso da marca importa sim, é legal você considerar que a Shineray ainda é uma fabricante pequena a nível de Brasil, ou seja, sua rede de concessionárias e assistência técnica é pequena, o que complica com relação as peças de reposição e serviços de manutenção, além disso, o consumidor deve se preocupar com a desvalorização que tende a ser mais elevada, outro fator preocupante é o tempo da moto à venda no mercado, ao contrário dos modelos tradicionais que ficam anos no mercado, como a Honda Bros por exemplo, os modelos da Shineray acabam tendo vida curta, ficando pouco tempo no mercado, o que também é um problema.
Enfim, apesar destes pontos “delicados”, o preço da Shineray de R$ 12.990 é sim um atrativo grande e pesará na hora da escolha, por este valor é possível apenas comprar uma CG160 Start (R$ 12.280), a versão mais básica da Honda CG, porém a Shineray SHI 175 2023 por suas qualidades, tem a missão de roubar clientes de motos também maiores, como a Honda NXR 160 Bros que custa R$ 16.990 e a Yamaha Crosser S de 150 cc (R$ 18.890), ai o preço da Shineray pesa e muito a favor.
Resta sabe se ela será capaz de romper a desconfiança que muita gente ainda tem das motos chinesas em especial da marca Shineray, deixa ai nos comentários a sua opinião.
Maiores informações e endereço das revendas em: Shineray.com.br
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.