O Skoda Elroq RS é uma interessante versão esportiva do mais novo SUV elétrico da marca da República Tcheca que faz parte do grupo VW. Este modelo traz um poderoso conjunto elétrico com dois motores combinados que juntos entregam 340 cv de potência e levam este SUV a ir de 0 a 100 km/h em 5.4 segundos, é um dos modelos mais velozes já feito pela marca.
Índice desta matéria
Skoda Elroq
O Elroq é o carro mais novo da marca Skoda, ele começará a ser vendido na Europa a partir de abril de 2025. Este modelo é mais um feito sobre a base de elétricos Volkswagen a MEB, tem a plataforma e o conjunto mecânico compartilhado com o VW Id.Buzz, ID.7 e ID.3, porém, ao contrário da Volks que aposta em um estilo mais futurista para seus elétricos, a Skoda resolveu apostar em um visual mais agressivo e esportivo.
As versões “normais” do Skoda Elroq têm potências modestas, variando entre 170 cv até 245 cv. Porém esta versão esportiva RS é um caso a parte, ela tem um conjunto mecânico próprio, ao invés de um, tem dois motores elétricos, um sobre cada eixo.
Motor de 340 cv
Com isso a potência do Skoda Elroq RS é de interessantes 340 cv e sua tração é 4×4 integral. De acordo com a fabricante este SUV vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, só para comparamos o famoso VW Golf GTI vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Porém como se trata de um carro elétrico a velocidade máxima é limitada em 180 km/h para poupar as baterias.
Bateria e autonomia
Para alimentar estes dois motores o Skoda Elroq RS tem uma bateria de 85 kWh, quase o dobro do tamanho da bateria presente no BYD Dolphin. Com isso, mesmo com este alto desempenho, este SUV consegue ter boa autonomia, sendo capaz de rodar mais de 550 km com uma carga completa.
Além disso, o sistema elétrico do Elroq RS aceita cargas de alta potência com corrente direta DC, aceitando até 185 KW. Bastam apenas 26 minutos plugado que a bateria sobe de 10 para 80%. Porém carregando em casa, em uma tensão normal (11 kW) AC, para ir de 0 a 100% da carga são necessárias longas 8 horas conectado.
Além do motor mais poderoso, o Skoda Elroq RS traz melhorias no chassi que agora é ajustável DCC, a direção elétrica também foi modificada, assim como os freios e a suspensão que é 15 mm mais baixa na dianteira e 10 mm na traseira. As rodas na RS são aro 21, enquanto as demais versões têm aro 18 ou 20.
Visual
Visualmente o Skoda Elroq RS tem um aspecto mais agressivo, seu para-choque frontal é dotado de tomadas de ar maiores, os faróis de série são do tipo Matrix LED auto ajustáveis, o para-choque traseiro também tem visual exclusivo e as lanternas traseiras têm lâmpadas em LED com acionamento dinâmico com luzes em movimento.
Interior
Por dentro também o Skoda Elroq RS tem detalhes próprios, o acabamento conta com revestimento em tecido aveludado no painel, portas e nos bancos, há ainda alguns apliques em fibra de carbono, os bancos são esportivos com encosto de cabeça integrado e costuras na cor verde, o pacote esportivo é completado por pedais em alumínio.
A lista de equipamentos também chama atenção, esta será a versão mais cara e mais equipada do Skoda Elroq, o ar-condicionado tem nada menos do que três zonas independentes de temperatura (tri-zone), a central multimídia tem 13 polegadas, há ainda um potente sistema de som com 12 alto falantes e subwoofer, a tampa do porta malas conta com sistema elétrico de abertura e fechamento por gestos.
Opcionalmente há recursos de luxo como bancos dianteiros com memória para os ajustes, aquecimento e até massagem.
Dimensões do Skoda Elroq
O Skda Elroq tem boas dimensões, ele mede 4.48 m de comprimento, 1.88 m de largura, 1.62 m de altura, sua distância entre eixos é de 2,76 m, seu peso também é amplo, são quase 2 toneladas (1949 kg). Ainda falando em tamanho, o porta malas do Elroq possui 470 litros.
Qual é o preço do Skoda Elroq RS
A Skoda ainda não divulgou o preço desta versão esportiva RS, as vendas devem começar na Europa apenas em maio ou junho.
Certamente ele não será barato, já que a versão normal, com modestos 170cv, deve partir de 33.000 euros (R$ 210.000), esta configuração de 340 cv deve custar algo em torno dos 50.000 euros (R$ 320.000), a apresentação oficial da versão RS ocorrerá esta semana na Itália e as primeiras unidades serão entregues na segunda metade do ano.