A gigante fabricante japonesa de eletrônicos, Sony, surpreendeu o mundo esta semana ao revelar na CES 2020 (maior feira de tecnologia mundial) que acontece em Las Vegas, EUA, o seu primeiro carro. Batizado de Sony Vision S, trata-se de um veículo 100% elétrico de alto desempenho, dotado de muito luxo e novas tecnologias.
Oficialmente a Sony diz que o modelo é apenas um conceito para mostrar as novas tecnologias que a fabricante está desenvolvendo para o mundo automotivo, porém será isso mesmo verdade? Ou será que a Sony resolveu passar a produzir carros?
Ainda não se sabe quais são as reais intenções da Sony com o Vision S, porém uma coisa é certa, o carro está chamando atenção, tanto pelo estilo interessante, por ser o primeiro carro desenvolvido na história da marca, além disso, o Vision S traz um interior luxuoso e recheado de tecnologias, e um conjunto mecânico 100% elétrico de alto desempenho, que impõe respeito e deve incomodar até mesmo os famosos carros da Tesla.
Índice desta matéria
São dois motores elétricos que somam quase 550 cv
O Sony Vision S é movido por uma usina elétrica composta por 2 motores, um sobre cada eixo, cada um destes motores elétricos desenvolvem uma potência equivalente a 272 cv, o que confere ao carro da Sony a impressionante marca de 544 cv de potência.
A tração é 4×4 integral nas quatro rodas, ou seja, o motor dianteiro fornece energia para as rodas dianteiras e o motor traseiro para as rodas traseiras, o que confere ao carro uma capacidade de aceleração impressionante.
Ele dispara de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos, e tem velocidade máxima limitada aos 240 km/h. Por enquanto a Sony não divulgou dados sobre a autonomia do Vision S.
Coupé 4 portas de luxo…
O Sony Vision S pode ser considerado um sedan coupé de luxo com 4 portas, suas dimensões se assemelham bastante ao Tesla Model S, o elétrico japonês da Sony tem amplas medidas, 4.89 m de comprimento, 1.90 m de largura, 1.45 m de altura e entre-eixos de 3 metros. Porém por ser grande e ter dois motores, ele é pesado, são 2.350 kg.
Um fato que sustenta a teoria que o carro da Sony não é apenas um mero protótipo, é que ele foi montado sobre uma plataforma inédita, feita em parceria com a Magna Steyr, uma gigante empresa do setor automotivo, que faz componentes, carrocerias e chassis, e já trabalhou para o desenvolvimento de carros de montadoras como Mercedes, BMW e Toyota.
Além disso, a própria Sony afirmou na apresentação do carro que esta nova plataforma é modular, pode dar origem a uma família de carros, ou seja, esta mesma base pode ser usada para o desenvolvimento de tipos diferentes de veículos como SUVs, sedans, minivans, hatchbacks e etc.
Interior impressiona pelas tecnologias…
A cabine do Sony Vision S tem visual limpo e minimalista com poucos botões, o acabamento é detalhado e luxuoso, o principal destaque é o conceito adotado no painel com três largas telas, que compõe o painel de instrumentos, o sistema multi-mídia e uma unidade para o passageiro, além destas telas há nas laterais do painel duas telas auxiliares que funcionam como os espelhos retrovisores, ou seja, toda a parte central do painel é composta por telas, as saídas de ar do painel ficam em uma faixa abaixo das telas.
E não para por ai, há mais uma tela touch no console central que permite controlar o ar-condicionado, posição e aquecimento dos bancos entre outras funções de uso do carro, e no banco traseiro os passageiros dispõe de duas telas colocadas nos encostos dos bancos dianteiros (foto abaixo).
Ainda no interior do Sony Vision S, destaque para os bancos traseiros que são uma espécie de poltronas individuais, elas podem ser reclinadas, possuem funções como aquecimento e massagem, há um console central que pode por exemplo ser usado como frigobar, além disso o carro vem com um impressionante teto panorâmico todo em vidro, que cobre até o banco traseiro. Lembrando que o Sony Vision S tem apenas 4 lugares.
Suspensão a ar…
O Sony Vision claramente é um carro executivo de luxo, ou seja, ele visa o conforto, para isso a Sony optou por desenvolver um sofisticado sistema de suspensão a ar, a suspensão é do tipo double whishbone na dianteira e na traseira, porém no lugar de molas tradicionais, há bolsas de ar que se ajustam de acordo com a situação ou o tipo de piso, tudo de forma automática, graças a sensores que analisam em tempo real as condições e fazem as modificações necessárias na suspensão enquanto o carro roda.
Sensores e tecnologias nuncas vistas…
O Sony Vision S também é uma amostra das tecnologias que a Sony e suas parcerias estão desenvolvendo para os carros, ele conta com nada menos do que 33 sensores embarcados dentro e fora do carro, incluindo sensores exclusivos “Sony CMOS”, uma especie de central eletrônica que é capaz de monitorar até mesmo o estado de saúde dos ocupantes e ter funções especificas como direcionar o áudio para aonde os ocupantes estão graças ao sistema Reality Audio de 360° desenvolvido pela marca.
Só para citar alguns recursos, há radares ultrassônicos, sensores LiDAR de monitoramento, além de várias câmeras, que monitoram o que se passa 360 graus ao redor do carro.
Graças a isto, o Sony Vision S é classificado como um carro autônomo Nivel 4, ou seja, ele pode literalmente andar sozinho, acelerar e frear de forma automática, fazer ultrapassagens, desvios, manobras evasivas, estaciona sozinho, se mantem na estrada de forma automática, porém ainda exige por questões de segurança que o motorista fique com as mãos no volante.
E graças a tecnologia de internet 5G a Sony acredita que em um futuro breve o carro poderá até mesmo andar 100% de forma autônoma nas ruas sem a necessidade do motorista, se orientando pelos sensores e por GPS, além de receber atualizações em tempo real.
Parcerias de peso para criar o Vision S…
A Sony não está pra brincadeira ao ingressar no mundo automotivo, a fabricante japonesa se uniu com várias companhias gigantes só para citar algumas parcerias na criação deste carro estão: Bosch, ZF, Nvidia, Continental, Qualcomm e Magna Steyr.
Afinal o que esperar do carro da Sony
A Sony vem perdendo mercado entre os eletrônicos, principalmente para a coreana Samsung, que já há algum tempo assumiu a liderança na fabricação de smartphones, telas e televisores, sendo que grande parte dos atuais lucros da Sony (em torno de 20%) vem apenas do Playstation e seus jogos. O que isso quer dizer, a Sony certamente quer e precisa se aventurar em novos ares e segmentos.
Com o Vision S, a Sony mostra que não está pra brincadeira no desenvolvimento de componentes e tecnologias automotivas, o que nos faz pensar na possibilidade que eles podem ir além de apenas fazer componentes e porque não lançar seu próprio carro em um futuro próximo.
Certo é que se depender da recepção positiva que Vision S teve no CES 2020 em sua apresentação, e pelas qualidades que o carro aparentemente tem, seria interessante ver o Sony Vision produzido em série, ele certamente seria capaz de fazer a Tesla e outras montadoras se incomodarem.