A coreana SsangYong é conhecida pelo visual exótico e tanto “feio” dos seus modelos (procure no Google por Actyon ou Kiron e você verá que a fama é justificável), porém é a exceção é o belo novo Korando. Lançado no Brasil em agosto 2011, o modelo esbanja estilo e potência. Atualmente em sua linha 2012 ele custa a partir de R$ 107,774 e é vendido apenas com motor diesel e tração 4×4. Confira…
Em termos de design, o Korando representou uma grande revolução para a SsangYong, o modelo mostrou que a marca também é capaz de fazer carros bonitos e modernos. O belo design foi feito pelo famoso estúdio de design do italiano Giorgetto Giugiaro, responsável por desenhar alguns dos carros mais belos da história.
Porém o design é apenas um dos destaque do carro. Outro ponto forte está sob o capô, um motor 2.0L Turbo Diesel de 175 CV de potência e 32 kgfm de torque é outro ponto alto do modelo, justamente por beber diesel ao invés de gasolina, é um diferencial e tanto em relação aos concorrentes do Korando (que em sua maioria contam apenas com motor a gasolina), ele garante ao modelo um bom desempenho e baixo consumo de combustível. O propulsor vem acoplado com uma caixa de câmbio automática de seis velocidades (com opções de trocas sequenciais).
Lembrando que até o modelo 2011/2011 o Korando era vendido no Brasil também com a opção do câmbio manual, porém esta versão não está sendo mais trazida para cá.
Outro diferencial deste crossover coreano é a tração 4×4, oferecida de série, apesar de muitos de seus compradores nunca forem colocar o Korando na lama, ele possui uma boa valentia para o fora de estrada, com bons ângulos de entrada e de saída, 25.8 graus na dianteira e 31,1 graus na traseira, podendo superar rampas de até 20.2 graus. Ou seja o modelo pode encarar trechos mais difíceis.
Segundo dados de fábrica, o Korando vai de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos e pode atingir 195 km/h. Já o consumo anunciado é apenas 12.7 km por litro na cidade e de 18.2 km por litro na estrada, ou seja uma ótima marca.
Destaque ainda para o conjunto de equipamentos, todas as versões do modelo contam com uma lista interessante de equipamentos de série, a versão de entrada do crossover (GL), traz airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro, freios ABS com EBD, ar condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve, computador de bordo, rádio CD/player com MP3, vidros elétricos, volante com ajuste de altura e farol de neblina. Já a intermediária GLX AWD conta ainda com controle de tração, sensor de chuva, piloto automático e bancos com ajustes eletrônico, enquanto a top de linha GLX Exclusive traz bancos em couro e teto solar. Todas elas contam com tração 4X4 e câmbio automático.
O interior do Korando conta com acabamento razoável, porém bem que os materiais usados poderiam ser de melhor qualidade, a cabine é um pouco pobre em detalhes, e os revestimentos dos bancos e das forrações das portas é muito simples, principalmente se comparado aos concorrentes.
Porém nem tudo são flores no Korando, o ponto negativo fica para o seu preço salgado. Quando lançado o modelo foi lançado em agosto de 2011 a versão mais básica saia por R$ 89,900, agora a versão de entrada tem um preço médio, de acordo com a tabela Fipe, de R$ 107,710 se a opção for pelo modelo top de linha, o valor pode chegar a R$ 114,990. Esse aumento significativo é resultado de uma série de motivos, que vão do aumento de IPI de 30% para carros importado, ao fato do Korando de ter deixado de ser oferecido com motor a gasolina e câmbio manual.
O preço do Korando é salgado, porém justo. Embora o modelo seja mais caro do que concorrentes como Honda CR-V, Hyundai IX35, Mitsubishi ASX, Chevrolet Captiva Ecotec e Kia Sportage (que nas versões mais básicas pode ser encontrados com preços na faixa dos R$ 90,000). O SUV da SsangYong é mais potente, econômico, além de possuir detalhes importantes como motor diesel e tração 4×4, porém fica devendo em pontos como acabamento interno.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
tenho uma 2012 automatica ha um ano e estou muito satisfeito, otimo custo-beneficio, anda forte, pois tem um excelente trem de força ( motor 175 hp + cambio 6 marchas mercedes ) esta com 20.000kms e trocaria por uma nova, pois no Brasil e o unico carro a diesel com preço de suvs a gasolina, atravessa o mundo e chega aqui por 110.000,00 enquanto que uma GM (trailblazer) custa 158.000,00 e uma Toyota SW4 na faixa de 175.000,00, uma forte concorrente se montar a fabrica em Linhares - Espirito Santo.
Tenho um modelo GL preta, coisa linda super satisfeito recomendo e ainda vem turbinada de fabrica nao tem o que mexer no carro sou eng Mecanico.
SUGERIMOS QUE A GRADE FRONTAL ESTILO'COLMÉIA', poderia ser com frisos horizontais, como o Corolla e os carros compactos da CITRÖEN, dão mais charme ao SUV.Os estilistas deveriam conferir esta idéia.
O Korando na cor branca deve ser muito bonito !. Ainda não fiz um test drive, mas pretendo fazê-lo e quem sabe adquirir um koreano KORANDO. Os acabamentos internos que às vezes deixam a desejar, como fora mencionado na reportagem, pode ser um ponto fraco, mas, os demais concorrentes citados, perdem por não ser um DIESEL, aí fica a diferença.