Após um hiato de vários anos, a Subaru finalmente está trazendo novidades para o mercado brasileiro, uma delas é o SUV Forester que acaba de passar por um facelift. No Japão, estas mudanças foram aplicadas no último ano, na linha 2022 do Forester, já no Brasil, elas antecipam a chegada da linha 2023. Com preço sugerido de R$ 223.900, o Subaru Forester 2023 traz como novidade o visual, que recebeu sutis mudanças, além do motor 2.0L Boxer aspirado, que passou a ser equipado com um sistema híbrido leve, resultando em uma redução de cerca de 16% no consumo de combustível.
Índice desta matéria
As mudanças no visual do Subaru Forester foram sutis, apesar disso suficientes para dar um ar de modernidade a esta que é a quinta geração do SUV japonês, e esta no mercado desde 2018.
Entre as novidades estão os novos faróis, que além de um novo desenho trazem luzes do tipo Full LED mais tecnológicas, a grade frontal também é nova, ficou maior e ostenta um novo acabamento, além de ser ativa, as aletas da grade se abrem ou fecham de acordo com a necessidade.
Por fim, ainda na dianteira o Novo Forester 2023 tem um novo para-choque, os nichos dos faróis de neblina estão maiores e há um novo acabamento com filetes cromados. O novo pacote visual ainda inclui novas rodas em liga leve aro 18 diamantadas, já a traseira segue praticamente sem alterações, recebeu apenas um novo aplique em Black Piano presente na tampa do porta malas.
Junto com o visual atualizado, a principal novidade do Subaru Forester 2023 fica por conta de sua motorização, seu motor Boxer passou a ser equipado com um sistema híbrido leve e passa a ser chamado de e-Boxer.
Tratasse de um pequeno bloco elétrico que desenvolve 16,7 cv (12,3 kW) de potência e torque de 6.7 kgfm (66 Nm), ele auxília o motor a gasolina em situações especificas durante a condução, como ao dar a partida, em acelerações, subir ladeiras ou em retomadas de velocidade, diminuindo assim a força exigida do motor Boxer 2.0 4 cilindros a gasolina, aspirado, que segue tendo 150 cv de potência e 20 kgfm de torque.
O câmbio segue sendo uma caixa automática CVT que simula sete velocidades, a tração como manda a cartilha em um Subaru, é 4×4 permanente, distribuida através do sistema Symmetrical AWD, há ainda os sistemas SI-DRIVE que ajusta os parâmetros do carro de acordo com o estilo de condução, além do X-Mode, próprio para sistuações off-road, ele permite ao motorista escolher entre dois modos: Mud (lama e piso escoregadio) ou Sand (areia e terra batida).
De acordo com dados de fábrica, o novo Subaru Forester 2023 agora com o sistema híbrido, faz em média 11.2 km por litro na cidade e 11.6 km/l na estrada. Em relação ao modelo anterior, os números de desempenho ficaram cerca de 16% mais econômicos, como o motor elétrico funciona principalmente para fazer o carro ganhar velocidade, a grande mudança no consumo será sentida ao rodar nas cidades, devido a maior quantidade de paradas, o carro ainda vem com sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas momentâneas.
O SUV Forester é capaz de atingir os 188 km/h de velocidade máxima, ele precisa de 11.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Apesar de não ser um desempenho decepcionante para um SUV desse porte, o Subaru Forester certamente não alegrará quem espera uma condução mais esportiva.
Por exemplo, o rival Jeep Compass é equipado com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27 kgfm de torque, e vai de 0 a 100 km/h em 9.4 segundos.
O Subaru Forester tem boas medidas, são 4.62 m de comprimento por 1.85 m de largura e 1.73 m de altura, sua distância entre-eixos fica em 2.67 metros, ele acomoda com muito conforto até 5 cinco passageiros e tem porta-malas de 520 litros.
Comparado com o Jeep Compass, o Subaru Forester é 22 cm mais comprido, 10 cm mais alto, 4 cm mais largo, tem distância entre os eixos 4 cm mais longa, além de ter um porta malas 110 litros maior, o Compass leva apenas 410 litros.
Ao contrário do exterior, a cabine do Subaru Forester 2023 não recebeu atualizações, porém a lista de equipamentos agrada e pode ser considerada um dos pontos positivos que pesa em favor da compra deste SUV japonês.
O Subaru Forester será vendido no Brasil em versão única, que virá já equipada com ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, direção assistida elétricamente, apoio de braço para o motorista, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, sistema multimidia com tela de 8 polegadas, 2 tomadas USB, sistema de som premium da marca Harman Kardon com 7 alto falantes, banco do passageiro dianteiro também com ajustes elétricos, teto solar elétrico, paddler shifts acoplados atrás do volante, bancos forrados em couro, farois Full LED, freios de estacionamento elétrico com acionamento por botão, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, sete airbags, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico anti-ofuscamento.
Porém o grande destaque em termos de equipamentos é com relação a segurança, o Subaru Forester se destaca ao trazer de série o pacote Subaru EyeSight, que traz piloto automático adptativo inteligente, frenagem frontal de emergência com detecção de pedestres e cilicstas, sistema de auxílio para fazer o carro permanecer na faixa de rolagem da estrada, alerta de saída da faixa, monitoramento de pontos cegos com câmera lateral, alerta de trafego cruzando a traseira com frenagem automática traseira, além de um sistema de reconhecimento facial que monitora o rosto do motorista e percebe quando ele está cansado, indicando que é necessário parar para descansar, o sistema de reconhecimento facial funciona para todos os 5 condutores, sendo que nos passageiros ele funciona para detectar soluções como a presença de outras pessoas à bordo e sua localização, e faz ajustes por exemplo no ar-condicionado, posição do banco, cinto de segurança e ativação do airbag.
Apesar das evoluções, o preço do novo Subaru Forester 2023 não subiu em relação ao modelo 2021/2022, o modelo atualizado chega por R$ 223.900.
Enfim, o Subaru Forester 2023 não é SUV da moda, não é aquele modelo que todo mundo quer ter na garagem, porém sem duvidas esse é um bom SUV, tem um custo-benefício interessante, é um carro com mecanica confiável, como somente os carros japoneses sabem ser, é bem equipado principalmente com relação a segurança, tem visual moderno, tração 4×4 permanente e sistema híbrido leve, e apesar de custar mais caro que os rivas do mesmo tamanho, o Forester é um dos poucos SUVs nesta categoria no Brasil equipado com tração 4×4 e uma real capacidade off-road.
Outro SUV 4×4 nesta mesma categoria é o Jeep Compass Longitude 4×4 diesel, que começa em R$ 224.900, porém é menos equipado em relação ao Forester.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Brasileiro gosta de carro que anda. Fosse o novo Forester equipado com turbo (eu tenho um), já teria vendido a geração toda, jumentos!