Começou essa semana o Salão de Los Angeles 2023, o evento que é um dos maiores da industria automotiva está trazendo uma série de lançamentos, algumas destas novidades deverão em breve chegar também aqui no Brasil. Esse é o caso do Novo Subaru Forester 2025, embora tecnicamente não se trate propriamente de uma nova geração, já que a plataforma se manteve a mesma do modelo de 2015, o SUV japonês passou por uma modificação completa, sua carroceria foi inteiramente redesenhada e deve dividir opiniões, o interior ficou mais sofisticado e equipado.
Acima você confere o Subaru Forester atual vendido no Brasil, o modelo foi lançado em 2015 e reestilizado em 2019, a nova geração 2025 (foto abaixo) mantém esta mesma plataforma, porém traz uma carroceria completamente nova, e ai o que você achou desta nova proposta de design da Subaru?
Índice desta matéria
Novo design da Subaru Forester
A carroceria do Subaru Forester foi redesenhada de para-choque a para-choque. Na dianteira a grade ficou maior e um tanto exagerada, a intenção da Subaru era fazer com que a nova grade fosse uma espécie de escudo que se projeta para fora do carro, a grade tem acabamento em preto brilhante e se integra com os faróis, que ficaram menores e são agora divididos em duas partes, mais acima ficam um conjunto mais afinado com as luzes de condução e as setas e na parte abaixo, ficam os faróis principais, tudo o conjunto é em LED. O facelift inclui ainda o para-choque com perfil mais limpo e novos nichos para os farois de neblina também em LED.
De perfil, chama atenção as caixas de rodas, que no modelo anterior tinham aspecto arredondado e agora no Forester 2025 ganharam maior projeção para fora e um desenho mais quadrado. As janelas laterais ficaram maiores e o teto também assumiu um perfil mais quadrado. A ideia do pessoal da Subaru foi deixar o Forester com um porte mais robusto.
Na traseira as lanternas ficaram menores e menos chamativas, a tampa do porta-malas e o para-choque também foram redesenhados.
Interior do Subaru Forester 2025
No interior, o Forester 2025 também traz tudo novo, o painel apresenta desenho mais moderno e envolvente, além de acabamento melhorado em relação a geração anterior lançada em 2018, diversas partes da cabine agora são forradas em material softouch. Os vidros receberam isolamento acustíco adicional, garantindo mais conforto e silêncio à bordo, a Subaru fala em uma redução próxima dos 30%. Os bancos também são novos, lembrando que o Forester conta com bancos traseiros reclináveis.
O Forester 2025 também incorporou a nova central multimídia da Subaru, chamada de Starlink, que já estava presente nos novos Legacy 2024 e Outback 2024, conta com tela de 11,6 polegadas posicionada em pé ao centro do painel e promete respostas mais rapidas, sendo divida em três partes, abrigando os principais comandos e configurações do veículo, com isso a quantidade de botões no habitáculo foi diminuida. Mas ao contrário de outras marcas, a Subaru foi inteligente ao manter os botões físicos para os comandos mais utilizados do carro como, alterar o volume do rádio ou a temperatura do ar.
Há ainda rádio por satélite e serviços remotos como a possibilidade de ligar o carro pelo smartphone, consultar a localização e status do veículo via internet e em caso de acidente, o carro liga automaticamente para o serviço de resgate, porém esta nova central só virá nas versões mais caras do Forester, as mais baratas terão a multimídia antiga com tela de 7 polegadas, outro ponto negativo, é que ainda não foi desta vez que o Subaru ganhou painel digital.
Forester 2025 mais tecnológico
Ainda falando em tecnologia, todas as versões saírão de fabrica equipaadas com alerta de esquecimento de pessoas ou animais dentro do veículo, há um novo carregador wireless para smartphones, a tampa do porta malas conta um novo sistema elétrico de abertura e fechamento por botão ou por gestos – basta passar o pé embaixo do para-choque para abrir ou fechar a tampa, a versão top de linha, Touring, passa a vir equipada com bancos elétricos dianteiros dotados de sistema de aquecimento e refrigeração, a versão mais cara tem ainda sistema de câmeras 360 graus, teto solar duplo panorâmico, além de bancos traseiros reclinávais.
Outra evolução do novo Forester, é o compartimento de carga, que agora vem com uma proteção emborrachada, inclusive nas costas dos bancos traseiros.
Subaru Eye Sight
Destaque ainda para o pacote de segurança Subaru Eye Sight, que foi aprimorado no Forester 2025, possuindo novas câmeras e radares com maior ângulo de captação, isso melhorou principalmente o sistema de frenagem automática, sendo capaz agora de detectar pedestres e ciclistas se aproximando também em cruzamentos, outra evolução deste sistema é a frenagem automática também ao dar marcha ré, ao detectar um veículo ou pedestre cruzando a traseira do Forester o carro alerta ao motorista e pode aplicar os freios de forma automática, há ainda monitoramento de pontos cegos, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, além de um moderno piloto automático ACC com função Stop and Go, capaz de acompanahar de forma automática o fluxo do transito, acelerando e freando sozinho.
Sistema para evitar acidentes caso o motorista durma ou passe mau ao volante
Para evitar os casos comuns de acidentes após o motorista dormir ou passar mau no volante, a Subaru instalou no Forester um inédito sistema de frenagem automática de emergência, quando o sistema detecta que o motorista não está mais respondendo aos comandos do carro, o Forester automáticamente aplica os freios, liga o pisca alerta e vai para o acostamento, destrava as portas e liga para o serviço de emergência, informando a localização do veículo.
Motor boxer da Subaru segue firme
Em termos de motores não há novidades, o Subaru Forester 2025 segue equipado com o já tradicional motor boxer aspirado, 2.5L quatro cilindros, capaz de produzir 180 CV de potencia, a transmissão é automática do tipo CVT que simula 7 marchas com opções de trocas sequenciais por meio de paddler shifts acoplados ao volante, a tração como manda a cartilha da marca é 4×4 integral com distribuição por demanda.
Melhorias mecânicas
Graças a sua tração nas quatro rodas inteligente, o Subaru Forester 2025 conta com uma excelente capacidade offroad, já que a distribuição da tração se adapta de forma automática ao tipo e condição do piso, há ainda um novo modo de condução chamado “X Mode” que promete uma força extra para tirar o carro de situações extremas, além do controle ativo de torque por vetor, que fornece mais segurança em curvas. O sistema de direção é novo, há uma nova caixa de direção elétrica com dois pinhões, desenvolvida para o esportivo WRX, ela promete resposta mais diretas e precisas.
Apesar da plataforma não ter mudado, a Subaru informa que realizou mudanças no chassi e na carroceria do Forester, aplicando novas soldas mais fortes e novos pontos de fixação, com isso, a rigidez do Forester a torção foi aumentada em 10%.
Versões e equipamentos do Subaru Forester 2025
Nos EUA o SUV da Subaru será oferecido com cinco versões de acabamento: Basic, Premium, Sport, Limited e Touring, em um segundo momento é esperado a chegada da versãoWildness que contará com diferencial do visual mais aventureiro, também é esperando uma configuração híbrida, porém ainda sem previsão de estreia.
Quando chega e qual será o preço?
O preço do Novo Subaru Forester 2025 ainda não foi divulgado, a expectativa é que os valores fiquem na faixa dos 30.000 a 40.000 dólares (R$ 150.000 até R$ 200.000). Nas ruas americanas a novidade chegará no segundo trimestre de 2024, enquanto aqui no Brasil ainda não há uma data oficial, mas esperamos que o novo Forester chegue até o final de 2024.
Lembrando que atualmente o Subaru Forester 2023 é encontrado nas lojas brasileiras em versão única com motor 2.0 e-Boxer de 150 cv, com preço de R$ 253.900.
Sucesso absoluto do Subaru Forester nos EUA
Apesar de ao redor do mundo e aqui no Brasil o Subaru Forester ter vendas baixas, nos Estados Unidos a coisa é muito diferente, este é o carro mais vendido da Subaru há 25 anos, sendo um dos SUVs mais vendidos do mercado, acumulando a impressionante marca de 2,6 milhões de unidades comercializadas apenas nos Estados Unidos, desde sua estreia em 1997.
Fonte: CarAndDriver