A Subaru levou para Frankfurt a versão de produção do novo XV, um crossover compacto baseado no novo Impreza 2012, o modelo traz carroceria totalmente nova com detalhes exclusivo, além de várias alterações mecânicas, que promete fazer deste modelo um legitimo aventureiro urbano com qualidades para encarar trechos mais difíceis. Confira os detalhes…
Visualmente o Subaru XV 2012 traz uma carroceria nova e exclusiva, em relação ao Impreza XV apresentado em 2010, trazendo formas mais robustas e dimensões maiores, com novos para-choques com detalhes na parte inferior em plástico sem pintura e visual mais agressivo, as caixas de rodas também são exclusivas do modelo, mais larga que o convencional, elas passam um visual mais robusto ao carro.
A suspensão é elevada, permitindo um vão de 220mm (20 cm) de altura em relação ao solo, bem mais alto que o antigo XV. As rodas de alumínio com desenho diferenciado calçadas por pneus de uso misto (terra/asfalto) completam o visual diferenciado do novo Subaru XV.
Por dentro os engenheiros da Subaru tentaram aliar luxo e funcionalidade, o acabamento é de bom nível com revestimentos em couro, metal e tecido, a lista de equipamentos também é completa, há como sistema multi-mídia com tela de LCD de 4.3 polegadas no centro do painel oferecido de série me todas as versões, sete airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado digital automático, controle de tração e de estabilidade, volante multi-funcional, sistema keyless (que permite ao motorista entrar no carro e dar a partida sem precisar pegar na chave) entre outros itens.
Na parte mecânica o Subaru XV contará com três opções de motores, todos são do tipo BOXER (quatro cilindros contrapostos), a versão de entrada virá com motor 1.6 enquanto a top de linha contará com um 2.0. Haverá ainda uma inédita versão 2.0 a diesel disponível para a Europa, a Subaru não revelou as potências dos motores do XV. O modelo será equipado de série com câmbio manual de 5 ou 6 marchas. Haverá ainda a opção de um moderno câmbio automático Lineartronic CVT (transmissão continuamente variável), além da tecnologia Start/Stop que desliga o motor automaticamente quando o carro para e volta ligar quando o motorista tira o pé do pedal do freio, recurso que ajuda a diminuir o consumo de combustível.
O Subaru XV começará a ser vendido na Europa no começo de 2012, é muito provável que ele chegue ao Brasil em breve.