Categorias: Subaru

Subaru WRX e WRX STI 2019 já no Brasil partindo de R$ 187 mil

Lançado em 1992 o Subaru Impreza WRX é um mito do mercado automotivo em matéria de carro esportivo, o modelo fez fama no Campeonato Mundial de Rally (onde estreou em 1994 e ganhou 6 títulos), nas telas em filmes como (Velozes e Furiosos 5) e no mundo dos games como em franquias como Gran Turismo e Forza. Por trás desta fama esta o excelente desempenho de tirar o fôlego, principalmente em dirigilidade, além do preço relativamente acessível comparado aos rivais esportivos com o mesmo padrão de desempenho.

Acima o Subaru WRX STi 2019

Apresentado no Salão de Los Angeles em novembro de 2013, a atual geração do WRX chegou às ruas em 2014, já no Brasil o lançamento ocorreu em 2015, na época o esportivo custava a bagatela de R$ 147,000. No ano passado ele passou por um facelift que chegou ao mercado brasileiro em novembro

A atual geração do WRX já tem um tempinho no mercado, foi lançada em 2014 e pela primeira vez o sedan passou a ser chamado apenas de WRX, deixando de lado o nome Impreza. Seu preço atual no Brasil pode não ser mais tão acessível quanto antes, já o desempenho segue impressionante.

No Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2018 a Subaru lançou sem fazer muito alarde no Brasil a linha 2019 do seu sedan esportivo, que ganhou uma série de aprimoramentos, como pequenas mudanças no visual, uma nova central multimídia no interior com tela LCD touch screen maior, porém a principal mudança é que a marca japonesa atendeu uma antiga solicitação dos clientes brasileiros, trazendo para o nosso país a versão manual do WRX, antes esse modelo era oferecido apenas com câmbio automático CVT, que não tinha tanta graça assim, principalmente para o público mais purista.

O Subaru WRX 2019 segue sendo oferecido em duas versões no país: WRX e WRX STi, com preços a partir de R$ 187.000 para o modelo WRX e de salgados R$ 260.000 para a versão top de linha WRX STI.

O Subaru WRX é um carro que impressiona sobretudo pelo excelente desempenho e pela dirigibilidade em curvas, que é considerado por muito uma das melhores sedans 4×4 do mercado, o chassi do carro impressiona é um modelo que se tem sempre na mão, que parecer andar sobre trilhos, esta mágica é graça a renomada tração 4×4 inteligente simétrica da Subaru, ela distribui a força do motor entre as quatro rodas de acordo com a necessidade, ou seja, para a roda que precisa de mais tração no momento.

Viva câmbio manual de seis marchas, ele é diversão garantida…

A transmissão manual de seis velocidades do WRX STI, parece ter sido emprestada de um carro de corrida,ela tem engates precisos, duros e diretos, trazendo seis marchas com uma relação de marchas curtas, o modelo vem grudado no chão já que sua suspensão também é dura e sem frescuras, o que acaba sendo um problema dependendo do tipo de asfalto que se roda, ou para os motoristas que estão acostumados com um maior conforto ao rodar, principalmente ao trafegar em asfalto velho, as irregularidade dos piso acabam sendo sentidas a bordo e afetando  um pouco o conforto dentro da cabine.

O Subaru WRX na versão mais mansa parte de R$ 189.900

Motor, potência, desempenho e consumo

O Subaru WRX 2019 é oferecido no mercado brasileiro com duas opções de motores, ambas do tipo Boxer – com cilindros contrapostos. A de entrada WRX vem equipada com motor 2.0L Boxer Turbo quatro cilindros, capaz de desenvolver 270 CV e 35.5 kgfm de torque. Já para os que querem algo ainda mais radical, a Subaru a oferece a animal versão STI, que traz motor maior, Boxer 2.5 L também 4 cilindros, com um turbo maior e capacidade e intercooler para desenvolver 310 CV e 41. kgfm de torque.

Até a linha 2018 o WRX no Brasil em sua configuração de entrada era oferecido apenas com câmbio automático CVT que simula de forma eletrônica oito marchas, porém no Salão de SP, a marca lançou uma configuração equipada com câmbio manual de seis velocidades do WRX mais barato, ela custa de acordo com a tabela FIPE R$ 186.000, já com câmbio CVT o valor chega a R$ 194.000. A tração é integral nas quatro rodas (AWD) em ambas as versões. Lembrando que o WRX STI vem somente com câmbio manual de seis velocidades.

Desempenho do Subaru WRX impõe respeito…

Ambas as versões impressionam no desempenho, a WRX de acordo com dados da fábrica vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.3 segundos e atinge velocidade final de 240 km/h. Em  proposta e estilo seu rival mais próximo é o Volkswagen Jetta GLi, que custa R$ 149.490 e vai de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos e alcança também os 240 km/h de máxima.

Já a STI tem desempenho próximo a de máquinas como Ford Mustang e Chevrolet Camaro, ele atinge os 100 km/h em apenas 5.2 segundos (sendo mais lento apenas 0.4 s do que o Mustang que tem motor de 425 cv), o japonês vai até os 245 km/h.

Consumo de combustível do Subaru WRX

O desempenho é extremamente rápido, porém o consumo de combustível cobra pouco por isso, o WRX com câmbio CVT em 8.6 km/l na cidade e 11.1 km/l na estrada. Mas o WRX STI bebe com muito mais vontade, faz em média 6.2 km/l na cidade e 7.9 km/l na estrada, lembrando que o STi além do motor mais potente com 310 cv, também conta com câmbio manual, o que ajuda a aumentar o consumo. Esses dados foram apurados pelo INMETRO.

Novo Design:

Acima você vê o novo Subaru WRX 2019 e abaixo o modelo antigo, o sedan traz leves e quase imperceptíveis mudanças, como a nova grade, novo para-choque e evoluções nos faróis
Acima o modelo anterior do WRX, lançado em 2016

O visual do Subaru WRX até que é discreto, pelo menos para um esportivo capaz de chegar aos 245 km/h, mesmo na versão top de linha STI, que basicamente se diferencia pelo tradicional e chamativo aerofólio traseiro, é um carro bonito, que chama atenção nas ruas, porém não chega a impressionar pelas seu design, já que é um modelo baseado em um sedan de uso civil e comportado da classe média, o Impreza. O Subaru WRX 2019 traz algumas pequenas mudanças visuais em relação ao modelo lançado em 2016, entre as novidades estão os para-choques que foram reestilizados, há novos faróis de neblina em LED, novos faróis totalmente em LED com luzes direcionais e assinatura diurna DRL, além de faróis com nivelamento automático e lavador de faróis, ainda como novidades a grade frontal que está pouca coisa menor e recebeu um novo padrão escurecido, há ainda novas rodas de liga leve aro 18 com acabamento preto e freios da Brembo com pinças pintadas em verde na versão STi.

Diferenciando o WRX do WRX STi

As diferenças visuais entre o WRX do WRX STI relativamente são poucas, a principal e mais chamativa delas é tradicional aerofólio traseiro presente apenas no STi, além do logo “STI” na grade frontal em vermelho, o para-choque frontal com estilo mais limpo sem faróis de neblina e também pelos freios com pinças pintadas em verde.

Interior:

Apesar das evoluções o WRX ainda fica devendo um pouco mais de requinte…

O principal ponto negativo do Subaru WRX é o seu interior, até recentemente a Subaru era conhecida por ter carros com cabine espartana: visual simples e acabamento pobre, isso vem mudando nos últimos carros da marca como o SUV XV e no novo Legacy 2020, porém infelizmente esse ainda não é o caso do WRX, sua cabine é bem simples, o desenho do painel e volante é discreto, embora ainda seja relativamente um projeto novo (de 2016). Para compensar a falta de uma cabine mais moderna,  o WRX recebeu uma série de melhorias nas linha 2019 como uma nova central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, um display central multifuncional no topo do painel com com tela maior de 5.3 polegadas, antes tinha tela 4.3 polegadas, além disso os vidros frontal e laterais tem maior espessura para reduzir os ruídos dentro da cabine e os bancos contam com nova roupagem, trazendo na versão mais radical STi forrações em couro aveludado Alcantara. Não o que há de reclamar do conjunto de equipamentos de série e do espaço interno.

O conjunto de equipamentos de série inclui itens como direção elétrica, teto solar elétrico, controle de tração e estabilidade, suspensão esportiva, freios esportivos da marca Jurid (a versão STI tem freios da Brembo), ar condicionado automático digital dual zone, multi-mídia com tela de 7 polegadas, Bluetooth, câmera de ré, sensor de ré, airbags frontais, laterais, de joelho e do tipo cortina, piloto automático, volante esportivo com base reta, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico com o carro estacionado, bancos esportivos revestidos em couro com ajustes elétricos para o motorista, detalhes em alumínio, rodas de alumínio aro 18. Outra novidade são as pastilhas de freios da italiana Brembo exclusivas do WRX STI 2019.

Em termos de equipamentos a versão WRX STI ainda agrega bancos esportivos da marca Recaro com forrações centrais em couro aveludado Alcantara, rodas aro 18 em alumínio forjado, elas são mais leves e resistentes, controle eletrônico do diferencial DCCD, além do exclusivo aerofólio traseiro STi.

O Subaru WRX 2019 mede 4.60 m de comprimento, tem entre-eixos de 2.65 m, boas medidas, o porta malas também não decepciona, acomodando 460 litros. Medidas amplas, que fazem do modelo um carro pratico e funcional para ser usado no dia a dia, traduzindo, ele é um carro que faz bonito em um track day em um circuito fechado, e após se divertir na pista o dono pode ir tranquilamente buscar as crianças no mercado e depois fazer a compra do mês no mercado.

Conclusão…

Apesar do preço no Brasil não ser tão atraente como no mercado norte-americano ou no Japão, o Subaru WRX é um carro especial, feito para quem gosta de acelerar e de se divertir na pilotagem, uma opção quase que única para quem é entusiasta dos esportivos japoneses, ou por carros velozes em geral. Apesar de ter deslizes como a cabine com acabamento simples e de não dispor de muito conforto ao rodar, o WRX 2019 cumpre com louvor seu papel principal que é focar no desempenho de uma forma bruta e sem frescuras, seu motor esperto, o câmbio manual com relações curtas e a tração 4×4 inteligente são os destaques, além dos freios e suspensões bem ajustados visando a performance, são características que fazem destes sedan japonês um dos melhores e esportivos “acessíveis” do mercado brasileiro.

Preços do Subaru WRX 2019 no Brasil:

WRX 2019 manual 2.0 270 cv – R$ 186.900

WRX 2019 automático CVT 2.0 270 cv – R$ 194.000

WRX STi 2019 manual 2.5 310 cv – R$ 260.000

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.