A Suzuki apresentou no começo deste mês lá no Japão, a Nova Suzuki Hayabusa 2022, a moto que é uma das mais desejadas e velozes do planeta, chega totalmente reestilizada para levar o seu prestígio a um patamar inédito, em sua terceira geração a Hayabusa ganhou linhas mais moderna e claro ficou ainda mais rápida. E a boa notícia é que a Suzuki já confirmou que venderá a nova Hayabusa no Brasil.
Índice desta matéria
A Suzuki Hayabusa 2022 vem equipada com um gigante motor quatro cilindros, com 1340 cilindradas (1.3 litros), calibrado para desenvolver impressionantes 190 CV de potência a 9.700 rpm, com um torque de 15.3 kgfm a 7.000 rpm. É verdade que o modelo anterior era mais potente, tinha 197 contra 190 cv do novo modelo 2022, porém a nova geração consegue ser mais veloz, devido a um redução no peso, que passou de 265.8 kg, para 263.9 kg, além de outras modificações que melhoraram a aerodinâmica e a performance.
Essa será a terceira geração da Suzuki Hayabusa, a primeira foi lançada há 22 anos (confira no vídeo acima as três gerações da Suzuki Hayabusa). O objetivo da Suzuki foi criar uma moto de nicho, extremamente emocional, que deixaria a razão de lado em favor da emoção, capaz de ter um desempenho impressionante em acelerações, um modelo para quem é apaixonado por motos, que deseja algo exclusivo e que transpire esportividade.
Segundo dados de fábrica a Suzuki Hayabusa 2022 vai de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos (contra 3.4 segundos do modelo anterior), ela pode atingir a velocidade máxima de 299 km/h (limitada por razões de segurança), há quem diga que sem o limitador de velocidade ela superaria os 350 km/h, principalmente devido a sua boa aerodinâmica, que foi toda esculpida em túnel de vento pensando em altas velocidades.
Visualmente a moto manteve suas linhas clássicas com formas curvas em favor da aerodinâmica, que remetem a primeira geração, destaque para a dianteira que é inspirada em um tipo de falcão chamado de Hayabusa, no Japão que é considerado o animal mais rápido do mundo, capaz de chegar aos 385 km/h.
Comparada com a geração passada, a nova Suzuki Hayabusa ficou ainda mais aerodinâmica, seu design foi esculpido com ajuda de testes em túnel de vento, de acordo com a Suzuki, a nova Hayabusa 2022 tem o desenho mais aerodinâmico entre as motos produzidas em série no mundo, é como se o ar fosse canalizando através da moto, melhorando a estabilidade e o comportamento dela em curvas. Note as duas enormes tomadas de ar frontais.
Além disso, o visual em si ficou muito mais bonito, na dianteira os faróis estão mais finos e passam a contar com iluminação totalmente por LED, há novas e maiores tomadas de ar para refrigerar o motor, além de novas carenagens laterais, uma traseira completamente nova, para completar há novas opções de pintura em dois tons para a super moto japonesa, como preto com dourado, além de novos grafismos.
A transmissão manual de seis marchas, também foi totalmente renovada, ganhando uma série de ajustes mecânicos, como a adoção do quickshifter e de embreagem slipper, recursos que permitem tonar a vida do piloto mais fácil e segura nas trocas de marchas, tanto na redução, impedindo por exemplo que a roda traseira trave em reduções bruscas de marchas.
O novo sistema de escapamento, os silenciosos são mais eficientes, e agora emitem menos ressonância em velocidades baixas, além disso, o novo sistema é todo em inox é 2 kg mais leve que o anterior, opcionalmente ela pode vir com sistema de escapamento em titânio, conta com um sistema que liga a saída a saída do cilindro 1 com a 4, prometendo melhorar a potência e um melhor torque em baixas velocidades.
Além disso, a Suzuki Hayabusa 2022 traz como novidade a adoção do pacote eletrônico SIRS (Suzuki Intelligent Ride System), o equipamento integra todas as inovações em termos de controle eletrônico em um só sistema, este celebro eletrônico, engloba e controla recursos como seletor do modo de condução, controle dos mapas do motor, launch control e controle de tração, controla o motor durante as desacelerações, controla o motor durante velocidades constantes junto com o piloto automático e limitador de velocidade, controle o motor e a transmissão, além de também controlar o sistema de freios, como a frenagem combinada, o ABS, auxilio para subidas, claro que o piloto pode interferir e ajustar cada coisa ao seu gosto ou desligar alguns dos sistemas, mas a SIRS, permite que muita coisa seja feita de forma automática e organiza toda este mega aparato eletrônico.
O Suzuki Hayabusa 2022 conta com discos de freios de duplo dianteiro com 320 e de 310 m na traseira, suas rodas são calçadas por pneus de alta performance da Bridgestone desenvolvida especialmente pela marca especialmente para a Hayabusa.
Já o painel combina elementos analógicos tradicionais com uma tela digital colorida no centro, ele é bastante completo e grande, até chega a lembrar um painel de um automóvel, a tela, são quatro telas alógicas, a primeira (menor da esquerda), é o marcado de combustível, seguindo há o conta giros, em seguida o display digital de alta resolução do computador de bordo, em seguida vem o velocímetro e o ultimo mostrador é da temperatura do motor. Nas manoplas nos guidão ficam os botões que permite controlar boa parte da eletrônica da moto.
Na Europa as vendas da Suzuki Hayabusa 2022 começam nos próximos meses, os preços do modelo começam em cerca de 19.000 euros (cerca de R$ 123 mil), porém inicialmente a Suzuki vai oferecer uma edição limitada a 10 exemplares equipadas com sistema de escape titânio da Akrapovic por cerca de 21.490 euros (R$ 136 mil).
A Suzuki Hayabusa 2022 já foi confirmada para ser comercializada no Brasil, esperamos que o seu lançamento ocorra por aqui no último trimestre de 2021 ou no começo de 2022.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Quando chegara chegará no Brasil a nova Suzuki Hayabusa?