Categorias: Suzuki

Suzuki Jimny nacional – Valente jipinho chega por R$ 55.990 a R$ 61.990

Quatro meses após ter sido apresentado no Salão do Automóvel de SP, a Suzuki está iniciando as vendas do Jimny fabricado no Brasil.  Além da cidadania brasileira o famoso jipinho japonês, também traz como novidades, algumas mudanças visuais que deixaram o seu visual mais atual e alguns novos equipamentos de série. Este é o primeiro modelo da Suzuki a ser montado no Brasil. Ele chega a partir de R$ 55.900, podendo chegar até os R$ 61.990 para a versão top de linha.

No modelo 2013 o Suzuki ganhou algumas pequenas mudanças visuais como para choque reestilizado e um novo capô, porém no geral o modelo continua com o mesmo visual a mais de 10 anos (a geração atual do 4×4 japonês é a mesma desde 1998). Para a montadora o Jimny é um carro para um segmento seleto, porém que possui muitos seguidores no Brasil, visando principalmente jovens que querem se aventurar no fora de estrada, ou ir um pouco além nas viagens de final de semana, o carro deve atingir também fazendeiros ou pessoas que precisam enfrentar condições extremas de rodagens no dia a dia. Ou seja o Suzuki Jimny não é um 4×4 urbano, como muitos por ai, ele é um autêntico jipe que encara com valentia, quase qualquer tipo de terreno.

A má notícia é de que apesar da nacionalidade brasileira, o preço  continua praticamente o mesmo de quando o modelo era importado do Japão. Ter um desses na garagem não sai por menos de R$ 55.990, para a versão 4ALL já com teto solar 4SUN o preço é de R$ 59.990, se a opção for pela versão top de linha 4SPORT que traz visual mais aventureiro o valor chega a R$ 61.990.

Porém o preço pedido, sem dúvidas será o seu calcanhar de aquiles. O preço do Jimny é muito salgado, principalmente em consideração ao porte, motor e o fato de se tratar de um carro nacional.

O motor é outo ponto que o jipe deixa a desejar, equipado com um bloco 1.3L de apenas 85 CV a gasolina (que assim como o visual continua o mesmo a mais de uma década) o Jimny está longe de ter um desempenho arrebatador, ele precisa de 15 segundos para atingir os 100 km/h. Embora adequado para o porte, esse bloco faz com que o Suzuki não seja muito convidativo a longas viagens. A boa notícia é que ao contrário dos motores diesel, comum nos jipes, este bloco a gasolina do Jimny possui funcionamento suave e tranquilo, sem vibrações deixando a viagem mais confortável. Outro ponto a ser destacado é que o bloco a gasolina, possui manutenção mais simples e fácil em comparação ao diesel.

Claro a tração é 4×4, com opção de se rodar com 4×2 e reduzida, a transmissão é uma tradicional caixa manual de cinco marchas.

O grande destaque fica para a valentia do modelo, ele foi projetado para enfrentar com facilidade lama e todo tipo de trilha, ou seja uma verdadeiro 4X4. O carro é uma boa opção para os apaixonados pelo off-road. O tamanho compacto (3.67 m) a boa altura em relação ao solo,o peso baixo (1.060 kg) e os amplos ângulos de entrada e saída, permite muita versatilidade ao Jimny.

O painel do Jimny foi reestilizado há pouco tempo, possui visual moderno, e acabamento de bom nível, além de alguns porta objetos.

Também não espere muita comodidade, o banco traseiro está longe de ser um exemplo de espaço é preciso um pouco de contorcionismo para acessá-lo e lá só viajam duas pessoas. O mesmo vale para o porta-malas que acomoda apenas 117 Litros.

O 4X4 sai de fábrica equipado com um pacote razoável de equipamentos de série, ele traz uma lista extensa porém peca pela falta de itens hoje em dia de básicos em qualquer carro de R$ 30.000. De série, todas as configurações, contam com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio CD/player com MP3 e Bluetooth, além de vidros e travas e retrovisores elétricos. A falha fica por conta da ausência de airbag duplo e freios ABS (que por enquanto não estão disponível nem como opcionais – mas a Suzuki promete que colocará esses itens no carro de série até o final do ano). Outra equipamento que falta é a regulagem de altura para o volante e para os bancos.

Versões:

O Jimny Sun, versão intermediária do compacto, traz ainda teto solar panorâmico de lona elétrico. Já a top de linha 4Sport traz como destaque o seu visual que traz uma aparência ainda mais offroad, ele conta com alguns acessórios exclusivos como pneus especias, faróis escurecidos.

Um dos motivos pelo quais o Jimny foi escolhido para ser o primeiro carro produzido pela Suzuki no Brasil é o fato do modelo praticamente não ter concorrentes por aqui, seu rival mais próximo é o Troller TR4 que custa a bagatela de R$ 92.500 e que também é produzido no Brasil.

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

3 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

6 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

6 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

7 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

1 semana atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.