Categorias: Suzuki

Suzuki Jimny nacional – Valente jipinho chega por R$ 55.990 a R$ 61.990

Quatro meses após ter sido apresentado no Salão do Automóvel de SP, a Suzuki está iniciando as vendas do Jimny fabricado no Brasil.  Além da cidadania brasileira o famoso jipinho japonês, também traz como novidades, algumas mudanças visuais que deixaram o seu visual mais atual e alguns novos equipamentos de série. Este é o primeiro modelo da Suzuki a ser montado no Brasil. Ele chega a partir de R$ 55.900, podendo chegar até os R$ 61.990 para a versão top de linha.

No modelo 2013 o Suzuki ganhou algumas pequenas mudanças visuais como para choque reestilizado e um novo capô, porém no geral o modelo continua com o mesmo visual a mais de 10 anos (a geração atual do 4×4 japonês é a mesma desde 1998). Para a montadora o Jimny é um carro para um segmento seleto, porém que possui muitos seguidores no Brasil, visando principalmente jovens que querem se aventurar no fora de estrada, ou ir um pouco além nas viagens de final de semana, o carro deve atingir também fazendeiros ou pessoas que precisam enfrentar condições extremas de rodagens no dia a dia. Ou seja o Suzuki Jimny não é um 4×4 urbano, como muitos por ai, ele é um autêntico jipe que encara com valentia, quase qualquer tipo de terreno.

A má notícia é de que apesar da nacionalidade brasileira, o preço  continua praticamente o mesmo de quando o modelo era importado do Japão. Ter um desses na garagem não sai por menos de R$ 55.990, para a versão 4ALL já com teto solar 4SUN o preço é de R$ 59.990, se a opção for pela versão top de linha 4SPORT que traz visual mais aventureiro o valor chega a R$ 61.990.

Porém o preço pedido, sem dúvidas será o seu calcanhar de aquiles. O preço do Jimny é muito salgado, principalmente em consideração ao porte, motor e o fato de se tratar de um carro nacional.

O motor é outo ponto que o jipe deixa a desejar, equipado com um bloco 1.3L de apenas 85 CV a gasolina (que assim como o visual continua o mesmo a mais de uma década) o Jimny está longe de ter um desempenho arrebatador, ele precisa de 15 segundos para atingir os 100 km/h. Embora adequado para o porte, esse bloco faz com que o Suzuki não seja muito convidativo a longas viagens. A boa notícia é que ao contrário dos motores diesel, comum nos jipes, este bloco a gasolina do Jimny possui funcionamento suave e tranquilo, sem vibrações deixando a viagem mais confortável. Outro ponto a ser destacado é que o bloco a gasolina, possui manutenção mais simples e fácil em comparação ao diesel.

Claro a tração é 4×4, com opção de se rodar com 4×2 e reduzida, a transmissão é uma tradicional caixa manual de cinco marchas.

O grande destaque fica para a valentia do modelo, ele foi projetado para enfrentar com facilidade lama e todo tipo de trilha, ou seja uma verdadeiro 4X4. O carro é uma boa opção para os apaixonados pelo off-road. O tamanho compacto (3.67 m) a boa altura em relação ao solo,o peso baixo (1.060 kg) e os amplos ângulos de entrada e saída, permite muita versatilidade ao Jimny.

O painel do Jimny foi reestilizado há pouco tempo, possui visual moderno, e acabamento de bom nível, além de alguns porta objetos.

Também não espere muita comodidade, o banco traseiro está longe de ser um exemplo de espaço é preciso um pouco de contorcionismo para acessá-lo e lá só viajam duas pessoas. O mesmo vale para o porta-malas que acomoda apenas 117 Litros.

O 4X4 sai de fábrica equipado com um pacote razoável de equipamentos de série, ele traz uma lista extensa porém peca pela falta de itens hoje em dia de básicos em qualquer carro de R$ 30.000. De série, todas as configurações, contam com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio CD/player com MP3 e Bluetooth, além de vidros e travas e retrovisores elétricos. A falha fica por conta da ausência de airbag duplo e freios ABS (que por enquanto não estão disponível nem como opcionais – mas a Suzuki promete que colocará esses itens no carro de série até o final do ano). Outra equipamento que falta é a regulagem de altura para o volante e para os bancos.

Versões:

O Jimny Sun, versão intermediária do compacto, traz ainda teto solar panorâmico de lona elétrico. Já a top de linha 4Sport traz como destaque o seu visual que traz uma aparência ainda mais offroad, ele conta com alguns acessórios exclusivos como pneus especias, faróis escurecidos.

Um dos motivos pelo quais o Jimny foi escolhido para ser o primeiro carro produzido pela Suzuki no Brasil é o fato do modelo praticamente não ter concorrentes por aqui, seu rival mais próximo é o Troller TR4 que custa a bagatela de R$ 92.500 e que também é produzido no Brasil.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.