A Suzuki apresentou esta semana na Europa, o Novo Suzuki S-Cross 2022, o SUV recebeu uma série de avanços em relação a geração anterior que havia sido lançada em 2016, seu design está mais moderno e imponente, além disso sua eletrônica ficou muito mais avançada, trazendo novas tecnologias principalmente na área da segurança. O carro também recebeu motores mais eficientes, o S-Cross agora terá auxílio da tecnologia híbrida leve.
Índice desta matéria
As mudanças visuais vão muito além de um simples facelift na carroceria. Nesta nova geração é nítido a preocupação da Suzuki em deixar as linhas do S-Cross mais imponentes e atraentes, o carro perdeu aqueles aspecto de minivan da geração passada e passou a ter o estilo de SUV, o caimento do teto ficou mais acentuado na parte traseira do veículo.
O Suzuki S-Cross 2022 adota um novo padrão de design da Suzuki, este novo estilo é marcado pela grade frontal gigante, cortada em sua parte superior por uma lâmina cromada, destaque ainda para os modernos faróis do tipo Full-LED, que tem um desenho limpo e conferem um aspecto sofisticado ao novo Suzuki, além disso, o capô ficou mais alto e alongado, recebendo um desenho mais volumoso. Compare a geração anterior do Suzuki S-Cross, na foto abaixo, que tinha um estilo um tanto polêmico.
De perfil o novo Suzuki S-Cross 2022 traz uma carroceira com formas mais limpas e volumosas, o modelo perdeu os vincos nas laterais, os para-lamas agora tem formas mais quadradas e uma proteção maior em plástico sem pintura, todas as versões do Suzuki Cross virão de fábrica com rodas aro 17, soluções que reforçam o perfil robusto e aventureiro da carroceria do novo S-Cross 2022.
A parte traseira é talvez a mais polêmica e sem dúvidas o que deve chamar mais atenção nas ruas, a Suzuki colocou lanternas exageradamente grandes na traseira do novo S-Cross 2022, elas tem lentes brancas com fundo preto, além de iluminação total por LED. As lanternas são ligadas por um friso em Black Piano (foto abaixo).
Por dentro, o Novo Suzuki S-Cross 2022 segue fiel a filosofia de carros japoneses, sua cabine é bastante sóbria e não chega impressionar pelo visual ou luxo, porém a Suzuki buscou criar uma cabine mais sofisticada em relação a geração anterior.
O painel tem um desenho mais arrojado e agora conta com revestimento de materiais de toque suave e apliques em couro. Ao centro do painel há uma nova central multimídia com tela de 7 ou na versão mais cara Ultra 9 polegadas que traz novidades como conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, o painel de instrumentos também é novidade, apesar do carro não dispor de um painel 100% digital, há uma nova tela colorida de 4.2 polegadas ao centro do quadro de instrumentos e os mostradores ganharam um aspecto mais moderno e sofisticado.
Porém há algumas bolas fora da Suzuki, por exemplo o volante permaneceu o mesmo do SX4 Cross lançado em 2016, e o carro ainda não dispõe de recursos comuns já atualmente como freio de estacionamento eletrônico, lembrando que atualmente o S-Cross é modelo mais caro da marca.
O Suzuki S-Cross se destaca na categoria por vir com equipamentos interessantes como o teto solar panorâmico com 1 metro de extensão e dois painéis de vidro que se abrem individualmente, além disso o modelo 2022 ganhou novos equipamentos de segurança e tecnologia, como sistema de câmeras de 360 graus com monitoramento de pontos cegos, sensores de trafico cruzado traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, frenagem de emergência automática que funciona até 100 km/h, piloto automático adaptativo ACC, além de reconhecimento de placas e sinais de transito.
Lembrando que o S-Cross 2022 desde a versão mais barata virá equipado com faróis Full LED, ar-condicionado automático digital, piloto automático ACC, monitoramento de pontos cegos, sistema Keyless com abertura e travamento das portas por aproximação, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de rodas aro 17 e 7 airbags, incluindo airbags para os joelhos do motorista.
A versão mais cara do novo S-Cross chamada de Ultra se destaca pelo teto panorâmico, bancos em couro, multimídia mais evoluída com tela de 9 polegadas e GPS integrado, além do sistema de câmeras 360 graus.
O Suzuki S-Cross 2022 manteve praticamente as mesmas medidas da geração passada, ou seja, ele tem 4.30 m de comprimento por 1.78 m de largura e 1.58 m de altura, seu entre-eixos mede 2.60 m, enquanto o porta-malas é capaz de acomodar até 430 litros. Comparado com a geração passada, apenas a altura diminuiu, foi reduzida em 2 cm, e o porta-malas teve seu tamanho reduzido em 10 litros, as demais medidas permaneceram as mesmas.
Em termos de motores o Suzuki S-Cross 2022 estará disponível com uma única opção de motor, o já conhecido 1.4L turbo Boosterjet com injeção direta de combustível, 4 cilindros movido a gasolina, a novidade é que agora ele trabalhará em conjunto com um sistema híbrido leve de 48 volts, que fornecerá energia elétrica para alimentar recursos como o ar-condicionado, as luzes e sistema de som, multimídia e de segurança, diminuindo assim o consumo de combustível.
Um detalhe importante é que em razão de reduzir o consumo, o 1.4 turbo da Suzuki ficou menos potente, a potência caiu dos 146 CV atuais do modelo vendido aqui no Brasil para 129 cv nesta nova geração, porém o torque se manteve em 23.5 kgfm de torque.
O S-Cross estará disponível com câmbio manual ou automático ambos com seis marchas, enquanto a tração dependendo da versão poderá ser 4×2 dianteira ou a famosa tração 4X4 AllGrip, que é um dos diferencias deste SUV.
A tração AllGrip possui quatro modos de atuação: Lock/Sport/Snow/Auto, que podem ser escolhidos através de um botão giratório no console central próximo a alavanca de freio de estacionamento.
Caso a opção seja pela tração dianteira o Suzuki S-Cross 2022 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos, já a velocidade máxima é de 195 km/h.
Enquanto que com tração integral a marca de 0 a 100 km/h é feita em 10.2 segundos, já a velocidade máxima é de 195 km/h. Sim a aceleração da versão 4×4 é pior do que a do modelo 4×2, isso se explica pelo peso maior do modelo quando equipado com tração integral.
A versão mais econômica 4×2 manual tem um consumo próximo dos 20 km/l.
A expectativa é de que na Europa o Novo Suzuki S-Cross 2022 comece a ser vendido até o natal de 2021, já no Brasil o SUV deve ser lançado apenas no primeiro semestre do próximo ano 2022, chegando já como Suzuki S-Cross 2022/2023.
Um dos pontos negativos de toda evolução que acontece nos carros atualmente, é que quanto mais equipado e melhorados eles ficam, o preço também aumenta, com o novo Suzuki S-Cross não deve ser diferente, o modelo lá no Reino Unido, mercado onde ele fará sua estreia, partirá de £24,999 libras esterlinas (R$ 187.000), enquanto a versão mais cara chamada de Ultra, equipada com tração 4×4 e teto solar panorâmico, sairá por £29,799 (R$ 222.940).
Lembrando que no Brasil atualmente (dezembro de 2021) o Suzuki S-Cross é vendido apenas nas versão mais cara Style 4×4 AllGrip com teto panorâmico e preço de R$ 184.840.
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários