A Suzuki começa a vender agora em janeiro no Japão a nova geração do hatch Swift, o modelo mudou por completo, ganhando uma plataforma mias leve e mais rígida, além de visual com pegada esportiva.
Visualmente o grande destaque é a dianteira do carro que conta com grade em forma de boca, além de um para-choque com perfil bastante agressivo, o carro também inaugura novos faróis com LEDs. Nas laterais a linha de cintura ficou mais elevada, passando uma aparência mais encorpada ao Swift, o teto está mais reto e parece flutuar sobre o carro, outro detalhe interessante são as maçanetas das portas traseiras que ficam escondidas na coluna “C”. Já na traseira as lanternas ficaram bem maiores, e se projetam para fora da carroceria.
Indo na contra-mão do tendência de crescimento que atinge a maioria dos carros no mundo, o Swift 2017 ficou menor 1cm, ele mede 3.84 metros, porém a distância entre eixos foi ampliada para 2.45 m – um aumento de 2 cm em relação a geração anterior, o porta malas ainda continua compacto, acomodando apenas 265 litros.
Por dentro também tudo novo, o Suzuki Swift 2018 mostra um painel redesenhado, porém que ainda segue fiel ao estilo japonês com linhas retas e sóbrias, sem grandes soluções de design. O modelo ganhou novos equipamentos como uma central multi-mídia com tela touch, volante multi-funcional com base reta, partida por botão, e painel de instrumentos com tela digital colorida ao centro, o acabamento da cabine também foi melhorado.
Na parte mecânica o Swift 2017 pelo menos no Japão ganhou um inédito motor 1.0 Turbo com injeção direta na versão RS, e um novo motor 1.2 na configuração híbrida, o câmbio é manual ou opcionalmente automático ambos com seis velocidades, ainda falando do mercado japonês por lá o Swift tem a opção de tração 4×4.
Por fim em termos de segurança Swift 2017 pode trazer recursos inéditos como piloto automático inteligente e freio de emergência Dual Sensor Brake Support (DSBS), ambos utilizam sensores e câmeras para manter uma distância segura do veículo à frente e pode frear o carro automaticamente assim que detectado risco de colisão.
A apresentação do novo Swift para o mercado global acontece apenas em março no Salão de Genebra, é possível que o modelo sofra pequenas mudanças em relação a versão japonesa mostrada aqui.
Lembrando que no Brasil o Swift é vendido apenas na versão mais radical a Sport, com motor 1.6 16v de 142 cv e câmbio manual de seis marchas, o preço é salgado R$ 76.000.