Lançado em 2009 como o carro mais barato do mundo o Tata Nano acabou não alcançado o sucesso esperado, por vários motivos, como uma série de incêndio espontâneo, falta de qualidade em sua construção, baixa potência entre outros fatores, mesmo custando apenas 2.600 dólares o carro não decolou. Mas tentando dar uma elevada nas vendas do modelo, a Tata revelou nesta semana a linha 2012 do Nano com algumas poucas novidades.
Por fora o visual de linhas simples e exóticas continua sem alterações, a não ser por novas calotas e saídas de escape maiores, as novidades estão mesmo debaixo do pequeno capô, agora o Nano será empurrado por um motor um pouco mais potente, porém nada radical, o Nano 2012 passa a contar com um motor de 624 cc (0.6 litros) que desenvolve 38 cv de potência e 5.2 kgfm de torque, um aumento de apenas 3 cv e 0.3 kgfm de torque em comparação ao antigo motor.
Este propulsor está mais econômico, segundo a Tata Motors ele faz 25.4 km/l.
A Tata afirma ainda ter feito alterações no sistema de direção do Nano, instalando uma nova barra anti-rolagem na dianteira, a suspensão também foi revista, enquanto os freios ganharam assistência de força deixando a frenagem mais fácil e leve.
O Tata Nano 2012 já está à venda na Índia, os preços partem de 140 mil rupias indianas, algo em torno de US$ 2.670, ou R$ 5.000.
Quando foi lançado em 2009 havia a possibilidade do Tata Nano ser vendido em outros países além do mercado indiano, como Europa e América do Sul, porém com as fracas vendas na Índia a Tata adiou estes planos.