Tesla Model Y – SUV elétrico anda sozinho e faz até 482 km com uma carga

A fabricante americana Tesla, revelou nessa quinta-feira (14 de março), o Model Y. Ele é uma espécie de SUV compacto elétrico de alta potência, capaz de acelerar de 0 a 60 milhas (96 km/h) em apenas 3.5 segundos e ter autonomia para rodar por até 482 km com uma carga de bateria dependendo da versão.

O Testa Model Y custará a partir de R$ 150 mil nos EUA

Segundo a Tesla, o Model Y deve chegar às ruas apenas no final de 2020, ao todo ela será comercializado em quatro versões, porém de início serão apenas 3, a opção mais barata tem previsão de lançamento apenas para a metade de 2021, ela terá preço de US$ 39.000 dólares algo em torno de R$ 150 mil e capacidade para rodar por até 380 km com uma carga.

A configuração com maior autonomia chamada de Long Range tem tração traseira, irá custar 47,000 dólares (R$ 179 mil), ela tem um autonomia de até 482 km, e vai de 0 a 96 km/h em 5.5 segundos, já a velocidade máxima é limitada em 210 km/h.

Versão esportiva alcança os 100 km/h em menos de 4 segundos

Há ainda as versões “Dual Motor AWD” e “Performance”. A primeira tem tração 4×4, vai de 0 a 96 km/h em 4.8 segundos e crava 217 km/h de velocidade máxima, seu preço será de US$ 51.000 (R$ 194.500), enquanto a versão Performance, como o próprio nome sugere, tem foco na esportividade, ele atinge os 96 km/h em meros 3.5 segundos e pode ir até os 241 km/h. Porém a versão Performance terá preço salgado US$ 60,000 (o equivalente a R$ 229 mil), com todos os equipamentos opcionais disponíveis o Model Y superará os US$ 70.000 (R$ 267.000).

Em troca do desempenho mais agressivo as versões “Dual Motor” e “Performance” tem 20 milhas (32km) a menos de autonomia do que a Long Range. Ambas rodam até 450 km (280 milhas) com um carga completa das baterias. Por fim a versão de entrada (chamada de Standard) tem a menor capacidade de todas, roda 230 milhas (390 km).

Visual do Tesla Model Y não surpreende

Esteticamente o visual do Model Y não surpreende, sendo fortemente inspirado no Model 3, modelo de entrada da Tesla. O carro traz linhas modernas e minimalista, porém um tanto sem graça, a carroceria propositalmente tem poucos vincos ou aberturas para não prejudicar a aerodinâmica, e assim como os demais carros da marca as maçanetas ficam embutidas nas laterais, elas saltam para fora quando o motorista se aproxima e voltam a se esconder quando o carro entra em movimento.

Afinal o Tesla Model Y é um SUV, Crossover ou sedan?

Assim como acontece com outros modelos elétricos é difícil encontrar uma categoria para classifica o Model Y, oficialmente a Tesla o chama de SUV mid-size (SUV tamanho médio). A Tesla afirma que o Model Y foi projetado para atender as mais variadas necessidades de espaço interno, por isso o teto exageradamente alto, assim como a posição elevada dos bancos, para completar a sensação de amplitude interna, o carro conta ainda com teto panorâmico em vidro, que cobre até o banco traseiro. Os passageiros dispõe de muito espaço para as pernas e para as cabeças, inclusive no banco traseiro. O porta malas com os bancos traseiros rebatidos pode acomodar até 1869 litros, e como não há motor na dianteira, há um pequeno porta malas também na dianteira.

A Tesla fala em lançar em 2021 uma versão com 7 lugares do Model Y.

Interior tem desenho limpo e é super equipado

O interior do Tesla Model Y deixa bem claro que este não é um carro comum, a cabine tem um desenho completamente diferente do que a gente está acostumado a ver nos carros em produção atualmente, praticamente não há botões, todos os sistemas do carro são acessados e controlados por meios de uma generosa tela touch de 15 polegadas posicionada no centro da cabine.

Ele praticamente anda sozinho

Você deve estar se perguntando mas localizar todos os comandos do carro em uma tela tão grande não é perigoso, devido a distração ? Pois é, porém assim como os demais modelos da Tesla o Model Y conta com o polêmico sistema Autopilot, que faz parte do pacote Full Self-Driving Capability, que praticamente dirigi o carro sozinho, o equipamento é composto por 12 câmeras, um radar frontal e 12 sensores ultrassônicos. A tecnologia de condução automática desenvolvida pela Tesla é tanta que o carro pode mudar de faixa automaticamente, ultrapassar veículos mais lentos, sair ou entrar de autoestradas seguindo as informações do GPS, parar em cruzamentos ou rotatórias, andar sozinho no transito das cidades, frear automaticamente quando há o risco iminente de uma colisão, manter uma distância programada do veículo à frente, sendo capaz até mesmo de ler placas de transito e até semáforos, o Tesla Model Y é dos poucos veículos no mundo praticamente 100% autônomo.

O motorista ainda é necessário

Porém há diversas controversas no uso deste sistema Autopilot da Tesla, já que pela lei, o motorista não pode se ausentar do volante por mais de 10 segundos, o carro inclusive soa um alerta caso ele faça isso, porém há casos de abusos como casos de pessoas que dormiram ao volante na estrada, ou ainda erros cometidos pelo próprio carro, causando colisões ou saídas de pista, ou seja, a presença do motorista ao volante por enquanto ainda é insubstituível.

Ainda no interior, o Tesla Model Y conta com mimos tecnológicos como a possibilidade do motorista não precisar usar a chave, basta programar o seu celular, que ele pode através do smartphone destravar o carro, ligar o motor, fazer ajustes de preferências como volume estacão do rádio, temperatura do ar-condicionado, posição do banco, e ainda tem mais, a mais legal e assustadora opção remota, é que o motorista pode pelo celular chamar o carro de onde ele estiver estacionado, o Tesla sai da vaga e vem sozinho ao encontro do dono aonde ele estiver, claro respeitando uma certa distância, algo que é bastante útil para quem costuma perder o carro dentro do estacionamento do shopping.

A expectativa é de que o Model Y seja um dos carros mais vendidos da Tesla se não o mais vendido, ao todo há marca atualmente conta com quatro modelos: Model S, Model 3, Model X e agora o Model Y. Seu principal concorrente será o Jaguar I-Pace, além do futuro Audi E-Tron. Há quem diga nos EUA, que o Model Y pode definir o futuro da fabricante automotiva de Elon Musk.

Ao todo o bólido será vendido em 36 países ao redor do mundo, pelo menos por enquanto o Brasil está fora dessa lista. Lembrando que no país os modelos da Tesla chegam apenas por importadoras independentes.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.