A Tesla revelou hoje (13 de outubro) nos EUA, o Model S P85D, ele será o modelo top de linha da marca especializada em carros elétricos, traz um aparato tecnológico impressionante, e promete ser o carro elétrico mais rápido já feito, tendo nada menos do que 691 cv de potência, o novo Tesla S vai de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos e alcança os 250 km/h, uma marca realmente impressionante para um carro com este tipo de motorização, que não bebe uma gota sequer de gasolina.
O P85D traz uma série de inovações criadas pela Tesla, marca que é a mais avançada e promissora no mundo quando se trata de carros elétricos. A empresa americana desenvolveu um novo sistema de tração integral nas quatro rodas, na verdade são 2 motores elétricos, um montado sobre cada eixo do carro, ou seja, um na dianteira com 211 cv e outro motor na traseira com cerca de 470 cv, cada motor fica responsável por fornecer tração pra seu respectivo eixo.
Graças a este sistema de tração inédito, o Tesla Model S P85D pode ter uma aceleração tão brutal, com um torque total de 93 kgm, este carro elétrico além de fazer de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos, cobre um quarto de milha (0 a 400metros) em apenas 11.8 segundos.
Do outro lado da moeda, apesar de todo este desempenho, o novo Tesla Model S teve sua autonomia aumentada, o carro pode fazer 16km a mais em comparação aos demais modelos da linha Model S, a autonomia total do P85D é de 443 km com uma carga completa das suas baterias.
Este sistema de tração integral acrescentou um peso extra de 132 kg, entre as várias particularidades do carro, note que não há transmissão.
Outra inovação presente no novo Tesla Model S P85D é um sistema de condução semi-autônomo, um sistema composto por câmeras ópticas que escaneia a estrada a frente, e junto com um sonar que detecta o que se passa ao redor do carro em um ângulo de 360 graus, mantém o carro andando sozinho e dentro da estrada, podendo frear o carro completamente caso por exemplo o transito a frente pare.
O sistema semi-autônomo da Tesla ainda está em sua fase inicial , mas o chefe da marca diz que um período de 5 ou 6 anos, eles estarão construindo carros totalmente autônomos, ou seja, veículos que terão a opção de andar e frear e até mesmo fazer curvas, sem a ajuda do motorista.
O novo Tesla Model S cobrará caro por toda essa tecnologia, ele terá preço salgado nos EUA, cerca de US$ 112.670, algo em torno dos R$ 270.000, isso já com os incentivos de impostos dado pelo governo americano.
Por isso a Tesla lançará uma versão mais baratas e menos potente do novo Model S D, a 60D, com dois motores de 188 cv, totalizando 376 cv.