Econômico e ecológico, são esse os principais adjetivos associado aos carros elétrico. Porém a americana Tesla, com o seu Roadster 2.5, que adicionar esportividade ao conceito de um veículo totalmente movido a eletricidade.
O projeto começou em 2007, quando foi apresentado a primeira versão do Tesla, e nesta última semana durante o tradicional evento de velocidade de Goodwood na Inglaterra, foi apresentado a nova versão do carro elétrico, o Tesla 2.5 2011, traz um novo conjunto frontal, com para-choque mais agressivo, novas rodas de alumínio forjado, e na traseira um novo difusor, e novas lanternas.
Motorizaçao do Tesla Roadster não sofreu alterações, trata-se de um propulsor totalmente elétrico de 248 hp (185 kw) a elevada marca de 13.000 rpm, ele é acoplado com uma transmissão manual. Com ele o Tesla vai de 0 a 96 km/h em 4 segundos e pode atingir os 125 mph (201 km/h) de velocidade máxima.
A força para alimentar o motor vem de um pacote de baterias de lithium-ion, controladas por um inovador microprocessador, para ajudar na recarga das baterias o Tesla tem um sistema que aproveita a energia gerada pelos freios, transformando em emergia para as baterias. A autonomia total do carro é de 354 km. sem precisar recarregar. Segundo a Tesla as baterias podem ser recarregadas em uma tomada comum 220 v, o tempo médio é de 3.5 horas.
No interior também há várias novidades que garante mais sofisticação ao Tesla, o painel central ganhou um monitor LCD touchscreen de 7 polegadas, que funciona como um sistema de entretenimento, com CD, MP3 e conexão USB e Ipod. Mostrando as informações do sistema de navegação por satélite. Para reforçar o apelo esportivo, o carro ganhou novos bancos esportivos, outro diferencial é o acabamento em fibra de carbono, presente em vários locais do painel e os novos mostradores.
OS engenheiros da Telas, tiveram uma preocupação em diminuir os ruídos internos no habitáculo do carro, por isto refizeram o isolamento aplicando novos materiais na cabine.
O principal ponto negativo do Tesla Roadster 2.5, (que será feito só sob encomenda, é seu preço), nos Estados Unidos ele custará mais de 100,000 mil dólares, valor que fica perto ou até mesmo supera o preço pedidos por alguns dos melhores superesportivos do mundo, como o Porsche 911 Carrrera (que custa a partir de US$ 77,800), Audi R8 (US$ 114,000), Jaguar XK (US$ 82,150) e Maserati Gran Cabrio (US$ 117,000).
Para recarregar as baterias basta plugar o carro em qualquer tomada de 220v
Concorrentes:
Com exceção da Fisker Karma (que ainda não está sendo produzido), a Tesla pelo menos por enquanto não terá grandes concorrentes. As principais montadoras do mundo estão investido no desenvolvimento de esportivos elétricos, porém os primeiro modelos deverão chegar a ruas somente em 2012 ou 2013, além disso o mercado para esse tipo de modelo ainda é muito pequeno, o que impede um lucro em escala global. De acordo com o brasileiro Carlos Ghon presidente mundial da Renault-Nissan, até 2020 os carros elétricos irão representar apenas 10 % da frota mundial.
Porém a Tesla que sair na frente deste até então segmento inexplorado da indústria automotiva, e parece que existem muita gente investindo nesta ideia, em junho a montadora foi abriu ações na bolsa de valores americana, e na primeira semana suas títulos se valorizaram 40%.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.