A CAOA-Chery já está oferecendo em sua rede concessionárias o Chery Tiggo 5X 2024, a principal novidade fica por conta de uma nova e mais barata versão batizada de “Tiggo 5X Sport”, a nova configuração traz preço promocional de R$ 119.990, cerca de R$ 30.000 a menos em relação a versão Pro que até então era a única vendida no Brasil por R$ 149.990 e que continuará a ser oferecida, porém agora com preço de R$ 139.990. Outra novidade do Tiggo 5X 2024 é o pacote “Max Drive” que passa a equipar a nova versão top de linha “Pro Hybrid 2024”, com preço de R$ 159.990, trazendo um pacote recheado de itens de segurança e tecnologia.
Índice desta matéria
OBS: A Chery não informa até quando praticará estes preços promocionais (matéria publicada em 13 de junho 2023)
Foto: Carro e Analise
Como ninguém oferece almoço grátis. Em troca da redução considerável no preço, o Tiggo 5X Sport conta com uma série de equipamentos a menos em relação a versão 5X Pro. Entre os itens que foram ceifados para baixar o preço estão o ar condicionado automático dual zone – substituído por um mais simples com acionamento manual e apenas uma zona de temperatura para todo o carro.
As rodas de liga leve aro 18 deram lugar a aro 17 com pneus um pouco mais altos e largos 225/60 contra 215/55, o teto solar panorâmico que cobria até o banco traseiro também não existe na versão Sport, também aqui não há sistema de câmeras 360 graus e os faróis Full LED foram trocados por lâmpadas comuns halógenas. No mais tudo igual da versão Pro.
O visual da versão Sport é praticamente o mesmo da versão Pro, com exceção das rodas menores aro 17 ao invés de 18 e dos faróis com lâmpadas comuns nas luzes baixas e alta ao invés de LEDs. Lembrando que a versão Sport segue tendo luzes DRL em LED de condução diurna no para-choque.
Versão Sport tem preço de R$ 129.990, porém o preço promocional é de R$ 119.990
A boa notícia é que apesar de custar R$ 119.990 – preço muito em conta para um SUV no Brasil atualmente, o interior do Tiggo 5X Sport agrada bastante, mantém o acabamento rico em detalhes no mesmo padrão das versões mais caras, há muitas partes em material soft touch que imita couro, além de alumínio escovado, Black Piano, iluminação com pontos de LED e bancos com couro sintético com costuras duplas aparente na cor branca.
A lista de equipamentos também é extensa, chegando a surpreender já que estamos falando de uma versão mais barata. Inclui itens como banco do motorista com ajustes elétricos mais ajuste lombar elétrico, banco traseiro bipartido 60/40 rebatível com descansa braço central e porta copos, volante multifuncional revestido em couro sintético com ajuste de altura e profundidade, central multimídia com tela touch de 10.25 polegadas, painel digital com tela de 7 polegadas colorida configurável, sensores e câmera de ré, ar-condicionado manual com comandos do tipo touch e saída independente para o banco traseiro, iluminação interna em LED com diversas opções de cores configuráveis, chave presencial com controle remoto para dar a partida do motor e acionar o ar-condicionado a distância, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão no painel, dois modos de condução: ECO e Sport, além de piloto automático.
Calma que ainda não acabou, a lista de itens de série da versão Sport continua com retrovisores elétricos com rebatimento automático e sistema de aquecimento para desembaçar os retrovisores, sistema de som com seis alto falantes, seis airbags, controles de estabilidade e de tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, assistente de partida em rampas e assistente de descidas, além de monitoramento da pressão dos pneus em tempo real, faróis com acendimento automático e regulagem elétrica de altura.
A lista é completada pelo câmbio com alavanca eletrônica do tipo “joystick” – acionada de forma mais fácil e leve em comparação com um câmbio comum, além de freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão e função auto hold – que aciona o freio de mão de forma automática.
Enfim, por R$ 119.990, o CAOA Chery Tiggo 5X Sport, oferece a melhor lista de equipamentos da categoria, além de ter um acabamento interno em um nível superior aos rivais como VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
O motor do Tiggo 5X 2024 tanto na variante Pro quanto na Sport é o interessante bloco 1.5L Turbo Flex, 150 CV com etanol ou 147 CV com gasolina para 21,4 kgfm de torque, essa força chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa automática do tipo CVT que simula nove velocidades.
Lembrando que os rivais nesta faixa de preço (R$ 120.000) entregam motores bem mais modestos como o 1.0 turbo de 128 cv do Volkswagen T-Cross ou o bloco de 120 cv também 1.0 turbo do Hyundai Creta, o mesmo para o Chevrolet Tracker que possui nas versões mais baratas o modesto 1.0 turbo de 116 cv. Ou seja, com motor 1.5 turbo de 150 cv e custando mais barato, o custo benefício do CAOA Chery Tiggo 5X Sport promete fisgar muita gente.
O Tiggo 5X tem um bom desempenho, só não é melhor devido a limitação do câmbio CVT que foca no conforto e baixo consumo de combustível ao invés de desempenho, de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade máxima de 193 km/h.
Com relação ao consumo de combustível, o Tiggo 5X faz na cidade 6,9 km/l com etanol ou 9,9 km/l com gasolina, na estrada as marcas são de 8,1 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina, médias dentro do esperado para um SUV desta categoria, desempenho e peso.
Destaque ainda para a suspensão do tipo independente nas quatro rodas, que promete conforto superior a outros SUVs desta categoria.
Além da nova versão Sport o Chery Tiggo 5X 2024 ainda é oferecido nas versões 5X Pro (R$ 139.990) e 5X Pro Hybrid que sai por R$ 159.990. Essa configuração mais cara conta com um sistema híbrido leve de 48 volts, que trabalha em conjunto com o motor 1.5L Turbo elevando a potência para 160 CV enquanto o torque fica em 25,5 kgfm.
O Tiggo 5X Pro Hybrid se distingue de outros modelos híbridos, enquanto na maioria das vezes o foco desse tipo de carro é a eficiência energética, o SUV híbrido da CAOA Chery preza pela performance. O consumo é quase o mesmo da variante 100% a combustão, faz em média 9.9 km/l na cidade com gasolina (6.9 km/l com etanol) e 11.5 km/l na estrada (8.1 km/l com álcool), ou seja, a versão híbrida tem praticamente o mesmo consumo da versão comum. Mas então qual a vantagem pratica do motor eletrificado?
Na prova de 0 a 100 km/h a versão híbrida faz 9,3 segundos, enquanto o Tiggo 5X comum precisa de 10.3 segundos para atingir a mesma marca, ou seja, a versão híbrida apresenta acelerações e retomadas mais rápidas e uma tocada esportiva.
Outra vantagem de comprar a versão híbrida do Tiggo 5X fica mesmo por conta da isenção ou desconto do IPVA para algumas regiões do país, como em São Paulo onde é possível pedir o reembolso de metade do valor pago, além disso carros híbridos estão livres do rodizio na capital paulista. Já que as emissões de CO2 são menores neste tipo de veículo.
A diferença de R$ 20.000 entre a versão 5X Pro (R$ 139.990) para a 5X Pro Hybrid (R$ 159.990) é considerável, ainda mais se tratando de um sistema híbrido leve que praticamente não interfere no consumo, apenas no desempenho (são 10 cv e 4 kgfm a mais), porém sabendo disso a CAOA Chery tratou de deixar o modelo híbrido mais competitivo na linha 2024, passando a vir com o pacote de tecnologia “Max Drive”, que estreou nos modelos mais caros da marca como Tiggo 7 e Tiggo 8.
O Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive agrega itens exclusivos de tecnologia que são bastante uteis no dia a dia, como frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de distância para o veículo à frente, monitoramento de pontos cegos, alerta de saída de faixa, alerta de trafego cruzado traseiro – que avisa ao motorista a presença de pessoas, ciclistas ou veículos cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré, há ainda farol alto com ajuste inteligente – que abaixa o farol alto de forma automática assim que é detectado um veículo no sentido contrário e volta a acender assim que o veículo passar. Porém o que mais justifica o investimento extra é o piloto automático adaptativo ACC, que consta no catalogo (C755) anunciado para o modelo 2023/2024, ele mantém a velocidade programada conservando de forma automática uma distância segura do veículo à frente na estrada.
O Tiggo 5x Hybrid ainda inclui sensor de chuva que ativa automaticamente os limpadores do para-brisa, carregador wireless para smartphones, itens que não existem nos modelos mais baratos da gama.
Após a morte de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono, fundador e principal estrategista da marca CAOA, a Chery parece que se perdeu completamente no mercado brasileiro, a marca que ficou famosa por fazer campanhas agressivas e oferecer preços competitivos, começou a praticar valores mais caros que as rivais, além de lançar e tirar de linha veículos como se fossem smartphones.
Como foi o caso do Tiggo 3X, que ficou apenas 10 meses no mercado (chegou na metade de 2021 e saiu de linha em maio de 2022), além do sedan Arrizo 6 que estreou no Brasil em julho de 2020 e saiu em fevereiro de 2022, ficando cerca de um ano e meio nas lojas. As participações especiais continuaram como Arrizo 6 Pro, que ganhou produção nacional em outubro de 2021 e foi descontinuado em novembro de 2022 com a chegada do Arrizo 6 Pro Hybrid.
Porém com o lançamento do Tiggo 5X Sport a CAOA Chery parece que acordou, pelo menos a principio conseguiu lançar um produto de qualidade, com diferenciais importantes a um preço bastante competitivo.
Maiores informações no site: CAOA Chery
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
A caoa precisa colocar uma antena externa, tipo a usada no Tiggo 7e 8, pois sem a antena o FM do Tiggo 5x é uma decepção, poderia colocar farol de milha.
Só que não tem para pronta entrega!!!!!!
Queria demais!!!!!