Chery

Tiggo 5X Pro 2023 é lançado por R$ 154.990 com novo visual, novo interior e câmbio CVT de 9 marchas

Assim como no ano passado, a CAOA Chery terá uma série de lançamentos no Brasil em 2022, a primeira dessas novidades acaba de chegar às lojas, tratasse do Tiggo 5X Pro 2023. A versão renovada do Tiggo 5X, ela foi apresentada no mercado chinês no final de 2020 e só agora no início de 2022 está chegando ao Brasil. O novo Tiggo 5x traz uma série de melhorias em relação ao seu antecessor, do visual que ficou mais refinado ao interior que está muito mais moderno, sem esquecer do novo câmbio CVT com 9 marchas, porém com as melhorias o preço ficou mais salgado.

O Tiggo 5X evoluiu, porém o preço também…

O Chery Tiggo 5x original chegou ao Brasil no início de 2019 custando R$ 85.990, em 2020 ele foi levemente reestilizado e passou a custar R$ 95.000, porém o tempo que era possível comprar um Tiggo 5X por menos de R$ 100.000 ficou em um passado distante, atualmente o modelo antigo era encontrado em versão única por R$ 144.990, e o novo Tiggo 5X Pro 2023 será vendido em versão única por R$ 154.990, porém a CAOA Chery já informou que este é um valor promocional, ou seja que será praticado apenas nos meses de lançamento, o preço deve subir em breve em torno dos R$ 7.000 a R$ 10.000, devendo alcançar os R$ 165 mil.

Visual Novo Chery Tiggo 5X Pro 2023

Começando pelo visual, assim como o Tiggo 7 e o Tiggo 3, o Tiggo 5X após passar por essa atualização passa a usar o “Pro” ao lado do seu nome, para justamente se diferenciar do modelo do antigo, que deve seguir no mercado por mais alguns meses.

As novidades são leves e superficiais, há uma nova grade frontal, com abertura maior e um acabamento mais refinado, com uma série de pontos cromados que conferem um efeito de profundidade a grade, o para-choque também é novo, tem um perfil encorpado e um novo acabamento, além dos novos nichos para os faróis de neblina em LED, os faróis principais mantiveram o mesmo desenho do modelo de 2020, porém ganharam um novo conjunto de luzes agora totalmente em LED.

Nas laterais praticamente não há alteração, há apenas novas rodas de liga leve aro 18 com acabamento diamantado, enquanto que na traseira o para-choque foi reestilizado, ganhou um acabamento mais sofisticado com detalhes cromados e falsas saídas de escapamento embutidas no para-choque.

Acima o modelo antigo do Tiggo 5X, compare as mudanças do modelo novo 5X Pro

As mudanças fizeram muito bem para o Tiggo 5X, o SUV ficou mais bonito e atraente, porém comparada com as alterações vistas nos modelos Tiggo 7 e no Tiggo 3, as modificações aqui foram mais discretas. Enquanto o Tiggo 7 Pro parece ser um carro totalmente novo, o Tiggo 5X Pro evidencia se tratar apenas de mudanças leves, os mais distraídos terão dificuldades de diferenciar o novo modelo do carro antigo (foto acima), que foi lançado no Brasil em 2020.

Interior Tiggo 5X Pro 2023

A grande atração do Tiggo 5X Pro 2023 sem dúvidas é seu interior, que mudou radicalmente, ganhou uma arquitetura mais moderna (semelhante a vista no demais modelos mais caros da CAOA Chery como no Tiggo 8). A cabine passa uma sensação muito maior de qualidade, painel e portas além do novo desenho, agora são forrados com materiais de toque suave como couro, além de ter apliques em alumínio escovado, a iluminação ambiente com linhas em LED no painel e nas portas, tem cores configuráveis escolhidas através da tela da multimídia, dando um aspecto mais refinado ao SUV. Destaque ainda para o novo console central que é semelhante ao vistos nos carros da Land Rover, ele conta com poucos botões físicos, traz comandos do tipo touch screen com superfície lisa (foto abaixo), além de um acabamento com alumínio escovado, a alavanca de câmbio é do tipo eletrônica tem desenho moderno e tamanho compacto.

Entre os destaques no conjunto de equipamentos, estão uma nova central multimídia com tela grande de 10.25 polegadas (foto abaixo) com conexão sem fio com smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, novo painel digital configurável com 7 polegadas em TFT. Para tentar justificar o preço mais salgado, o Tiggo 5X Pro 2023 aposta em um bom conjunto de equipamentos de série, além do itens já mencionados ele conta ainda com um novo volante multifuncional, que na linha 2023 ganhou ajuste de profundidade e um desenho mais moderno e premium, há ainda teto solar panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro (foto abaixo), lembrando que o teto tem vidro fixo com cortina de abertura elétrica, ou seja, o vidro não abre.

Banco do motorista com ajustes elétricos, bancos revestido em couro sintético, ar condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, sistema de áudio com seis alto falantes, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle elétrico, rebatimento automático e desembaçador nos retrovisores externos, rodas em liga leve aro 18, faróis com acendimento automático, luzes dianteiras totalmente em LED, lanternas traseiras em LED, além da função “Car Find” nos faróis, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, chave com controle remoto para ligar o carro e o ar-condicionado a distância, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão e função Auto Hold, sistema de câmeras 360 graus, sistema de auxilio para partida em subidas e decidas, indicador da pressão e da temperatura dos pneus, modos de ECO e Sport de condução, além de seis airbags.

Apesar de ser bastante completa, faltou no novo Tiggo 5X Pro itens de segurança como frenagem frontal automática, detector de colisão, monitoramento de pontos cegos, itens já presentes nos rivais, como Jeep Renegade e Nissan Kicks

Nova caixa CVT Tiggo 5X Pro 2023

Depois do interior mais luxuoso, outra importante novidade do novo Tiggo 5X Pro 2023 fica por conta da chegada de uma nova caixa de câmbio automática CVT, a peça é peça é a mesma do Arrizo 6 e simula nove velocidades, ela ficará no lugar do antigo câmbio automatizado DCT de dupla embreagem e seis velocidades, usado até então.

Lembrando que no motor não houve mudanças, o Tiggo 5X Pro manteve o já conhecido motor 1.5 turbo, quatro cilindros, que segue desenvolvendo 150 CV com etanol ou 147 CV com gasolina, o torque independente do combustível fica em 21.4 kgfm. A tração segue sendo apenas 4×2 dianteira.

Desempenho do Tiggo 5X Pro

O desempenho do modelo com a nova transmissão de CVT melhorou, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10.3 segundos (contra 10.7 segundos do antigo câmbio DCT), já a velocidade máxima é de 193 km/h, isso com etanol no tanque.

Consumo do Tiggo 5X Pro

Graças ao novo câmbio automático CVT, o consumo do Tiggo 5X Pro melhorou em relação ao antigo modelo, porém o SUV está longe de ser econômico, rodando com etanol ele faz 6.9 km/l na cidade e 8.1 km/l na estrada. Já com gasolina no tanque ele roda 9.9 km/l na cidade ou 11.5 km/l na estrada. De acordo com dados do Inmetro. Lembrando que seu tanque de combustível tem capacidade para 51 litros, portanto a autonomia do Tiggo 5X Pro com um tanque cheio de etanol fica em 379 km.

Tiggo 5 Pro deve vender bem, porém o preço pode atrapalhar…

Enfim o Tiggo 5X Pro 2023 traz uma série de melhorias em relação ao seu antecessor, do novo câmbio que oferece um menor consumo e melhor desempenho, ao interior que está muito mais luxuoso e bem equipado, o principal problema será o preço, com o valor normal na casa dos R$ 160 mil, o Tiggo 5X Pro provavelmente deve ter um volume de vendas menor em relação ao modelo anterior, que até 2021 era o carro mais vendido da CAOA Chery no Brasil, o Tiggo 5X fechou o ano de 2021 com 12.555 unidades comercializadas.

Dimensões do Tiggo 5X Pro

O CAOA Chery Tiggo 5X Pro é classificado como um SUV compacto, mede 4.38 m de comprimento, 1.83 m de largura, 1.65 m de altura e tem distância entre-eixos de 2.63 m, o porta-malas tem 340 litros, o peso do Tiggo 5X Pro é de 1452 kg, suas dimensões são similares as do Jeep Renegade.

Rivais do Tiggo 5X Pro…

Entre os seus rivais estão carros como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks e VW T-Cross, porém por R$ 160 mil, o Tiggo 5X Pro acaba sendo um dos mais caros da categoria, lembrando que o Jeep Renegade, atual líder da categoria de SUVs no Brasil, em sua versão mais cara S ou Trailhawk sai por R$ 163.290, porém já vem com tração 4×4 e motor de 185 cv.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.