Atualizado em 26 de fevereiro de 2025
A CAOA Chery está lançando de modo oficial no Brasil o aguardado Tiggo 7 PHEV. A versão plug-in hybrid já está disponível em pré-venda por R$ 239.990, apesar do preço não ser acessível ela tem como destaque sua motorização super potente. O bloco 1.5L Turbo a gasolina trabalha em conjunto com dois motores elétricos, juntos desenvolvem a excelente potencia de 317 CV e 56.6 kgfm de torque, o carro pode ainda ser movido apenas pelos motores elétricos, nesse caso a autonomia é de 54 km sem precisar usar gasolina.
Índice desta matéria
Qual é o preço do Tiggo 7 PHEV ?
Ao contrário das demais versões do Tiggo 7 Pro que são produzidas no Brasil, esta versão plugin híbrida virá importada da China, por isso seu preço será bem mais salgado em relação as demais versões do Tiggo 7 que hoje partem de R$ 146.990, o Tiggo 7 Pro PHEV terá preço de R$ 239.990, mesmo assim bem mais barato em relação ao Tiggo 8 Pro Plug in Hybrid que hoje custa R$ 264.990 e tem este mesmo conjunto mecânico.
Especificações técnicas Tiggo 7 Phev 2025 (híbrido / plugin híbrido)
A diferença do Tiggo 7 Plug-in Hybrid para o Pro Hybrid é que o primeiro pode ser carregado na tomada e impulsionado apenas pelo motor elétrico, assim como um veículo 100% elétrico, enquanto na segunda versão (Pro Hybrid) não há essa opção. De forma mais simples, o PHEV (plug-in) tem um sistema elétrico próprio de propulsão com bateria de 19,27 kWh que pode mover o carro sozinho, enquanto o Pro Hybrid tem apenas o motor turbo flex eletrificado com um sistema elétrico auxiliar de 48v que em algumas situações, como em acelerações, da uma força extra ao motor, porém não é suficiente para mover o carro sozinho.
Como dissemos o Tiggo 7 PHEV tem 317 CV de potencia e 56.6 kgfm de torque, esta potência vem do motor 1.5 turbo MPI de 147 cv combinado com dois motores elétricos que somam mais 170 cv.
Com esse conjunto o Tiggo 7 plugin híbrido tem um excelente desempenho, vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, retomando de 80 km/h para 120km/h em apenas 5 segundos. Outro diferencial é o moderno câmbio automático DHT com 11 marchas, o primeiro câmbio no mundo feito exclusivamente para veículos híbridos. Não custa lembrar que este é exatamente o mesmo sistema híbrido usado pelo Tiggo 8 Plugin Hybrid.
Consumo extremamente baixo e descontos nos impostos
O grande diferencial do Tiggo 7 Pro PHEV é o seu consumo de combustível, de acordo com dados do PBEV do Inmetro ele faz impressionantes 36.9 km/l na cidade e 30.2 km/l na estrada, este é simplesmente o SUV híbrido mais econômico do mercado.
Vale lembrar que carros híbridos contam com isenções fiscais e descontos no IPVA em varias regiões do país, além disso em SP os híbridos são livre do rodizio.
A principal vantagem de ter um modelo plug-in hybrid em relação ao um carro totalmente elétrico é ter o melhor dos dois mundo, é possível usar o carro no dia a dia em distâncias curtas (até 54 km) e ir ao trabalho sem precisar de gasolina, assim como um carro 100% elétrico, ou fazer viagens longas e poder rodar 1.000 km com um tanque, algo impossível em um carro elétrico.
Visual renovado do Tiggo 7 Plugin híbrido
Além da motorização plugin essa nova versão do Tiggo 7 também se diferenciará pelo visual. O carro conta com um “facelift” próprio com uma série de detalhes exclusivos, os faróis por exemplo, são mais finos do que as demais versões, porém o grande diferencial fica por conta do chamativo para-choque, a peça conta com visual bastante moderno, com acabamento em Black Piano e filetes na cor azul, além de uma exclusiva iluminação em LED auxiliar.
Na traseira a única alteração é o logo da Chery que foi retirado da tampa do porta malas, em seu lugar agora há a inscrição CHERY em destaque acima das lanternas deixando o visual mais limpo. As rodas desta versão também são exclusivas aro 18 diamantadas.
Interior do Tiggo 7 PHEV é mais luxuoso
Por dentro do Chery Tiggo 7 Plugin Híbrido também tem novidades, ele traz a nova arquitetura da Chery com um painel de visual mais moderno e bem acabado. Outro destaque é a nova multimídia integrada com o painel de instrumentos em uma única moldura, são duas telas com 12.3 polegadas que formam uma tela única de 24 polegadas.
Há ainda novos bancos com perfil esportivo e um acabamento mais refiando em relação ao Tiggo 7 Pro comum. A lista de série tem equipamentos como teto panorâmico em vidro, bancos elétricos, carregador wireless, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, além da versão completa do pacote ADAS (MAX Drive).
Dimensões do Tiggo 7 Pro PHEV
Com relação as medidas o Tiggo 7 Plugin Híbrido não muda em relação as versões que já estavam no mercado, o SUV tem boas dimensões: mede 4,51 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,69 m de altura, sua distância entre eixos é de 2,67 metros. Ele leva vantagem por exemplo sobre o rival Jeep Compass, inclusive no porta malas que tem 475 litros, contra apenas 410 do Jeep.
Rivais do Tiggo 7 Pro PHEV
Apesar de não ser barato, o Tiggo 7 Pro PHEV pelo excelente conjunto mecânico com mais de 300 cv chega com qualidades para colocar a CAOA Chery em uma categoria superior de SUVs.
Ele irá enfrentar outros híbridos como o BYD Song Plus (R$ 244.800) que vem fazendo um enorme sucesso, em 2024 emplacou a impressionantes 27.689 unidades, além do GWM Haval H6 (R$ 219.000) que também está vendendo muito bem, vendeu no ano passado 22.892 exemplares. Além de também fazer frente as versões intermediárias do Jeep Compass que ainda é o líder entre os SUVs médios no país. Lembrando que o Tiggo 7 PHEV é o mais potente desta galera.
Os SUVs chineses vão dominar o mercado brasileiro
Enfim, o Tiggo 7 continua sendo um grande sucesso no mercado brasileiro, porém o aumento da concorrência já fez com que a CAOA Chery se mexer para deixar o seu SUV ainda mais competitivo. No mês passado o Tiggo vendeu 2,600 unidades um excelente numero, embora abaixo do BYD Song que emplacou 3.185 unidades no mesmo período. Já o Haval H6 vendeu 2.600 unidades.
Cada vez mais os SUVs chineses estão melhores e atraindo mais compradores. Para termos uma ideia o Tiggo 7 já aparece à frente de carros famosos em nosso mercado como Toyota Corolla e Renault Kwid. Inclusive ameaçando SUVs de marcas tradicionais. Tanto é que o Tiggo 7 hoje já vende mais do que Toyota Corolla Cross e Renault Duster e a tendência é esse domínio aumentar.
Por que os SUVs chineses vendem tão bem?
Podemos exemplificar isso de forma bastante fácil e até cômica, enquanto a Toyota quer vender para nos brasileiros o Corolla Cross Hybrid com o modesto motor híbrido de 122 cv por salgados R$ 215.990, a GWM consegue vender o Haval H6 Hybrid com o dobro da potência (243 cv) por praticamente o mesmo preço R$ 219.000.
Outro exemplo gritante é o próprio Tiggo 7 que em sua versão Sport custa R$ 146.990, praticamente o mesmo valor do VW Nivus de entrada Comfortline que sai por R$ 143.490, modelo que nem podemos chamar de SUV. Ou seja, não tem como comparar. Se as montadoras tradicionais não reagirem vão perder cada vez mais espaço.
Fonte: CNNBrasil
Uma resposta
Nunca terá essa autonomia…. Autonomia é percurso com um unico abastecimento/recarga ..