A Chery-CAOA está lançando agora em dezembro de 2021 no Brasil, o aguardado Chery Tiggo 7 Pro 2022, a versão mais refinada e moderna do Tiggo 7, o modelo chega com preço promocional de R$ 179.990 (alta de R$ 25.000 em relação ao antecessor). Mirando diretamente no Jeep Compass, o Tiggo 7 Pro representa uma evolução radical em relação ao antigo Tiggo 7 que sai de linha com a chegada deste novo. O Tiggo 7 Pro evoluiu em todos os aspectos, do design que é mais sofisticado, ao interior que impressiona sendo agora semelhante ao Tiggo 8, merece menção também o motor turbo que também vem emprestado do irmão maior, um bloco 1.6 turbo que rende bons 187 cv de potência.
Índice desta matéria
Preço especial de lançamento: R$ 179.990
Começando pelo design, fica nítida a evolução do SUV em relação ao modelo anterior, o Tiggo 7 Pro é muito mais bonito e sofisticado. Enquanto o Tiggo 7 antigo (foto abaixo) dividia opiniões pelo visual, o novo modelo 7 Pro tem um design bem mais interessante com linhas equilibradas, elegantes e modernas, que certamente vai agradar a grande parte dos consumidores e deve ser um dos diferenciais que fará muita gente pensar em ter um CAOA Chery na garagem.
Primeiramente, esqueça qualquer parentesco com o modelo antigo, o Tiggo 7 Pro 2022 traz uma base e carroceria completamente diferente. Na dianteira se destaca a enorme grade cromada que invade os faróis, alias os faróis também chamam a atenção, o conjunto é bastante moderno com luzes 100% em LED, que conferem um estilo sofisticado ao Tiggo 7 Pro, merece comentarmos também o visual do para-choque que tem um perfil próprio para o mercado brasileiro, trazendo tomadas de ar próprias e uma disposição de luzes diferente do modelo vendido na China.
Os faróis de neblina também são em LED acompanham a direção do volante nas curvas e há ainda luzes de condução diurna DRL embutidas no para-choque. Fica claro que o Tiggo 7 se tornou um SUV de aparência muito mais premium comparado com o modelo anterior.
De perfil o novo Tiggo 7 Pro tem um desenho bastante sóbrio e imponente, chama atenção o desenho das janelas traseiras que traz a coluna traseira escondida atrás dos vidros, conferindo um estilo mais limpo e moderno. A linha de cintura elevada nas laterais confere uma aparência musculosa ao Tiggo 7 Pro, há apliques em plástico nos para-lamas, enquanto que as portas tem apliques em plástico e detalhes prateado em sua parte inferior, as rodas são grandes aro 18 e tem acabamento diamantado.
Já de traseira o Chery Tiggo 7 Pro 2022 lembra bastante o seu irmão maior, o Tiggo 8, ele pegou emprestado o elogiado conjunto de lanternas em LED com efeito 3D de profundidade e que atravessa toda a traseira do carro, chamando bastante atenção nas ruas a peça confere uma aparência refinada e premium a este SUV (foto abaixo).
Outra evolução radical está no interior do novo Tiggo 7, que foi inteiramente renovado. A cabine do Tiggo 7 Pro 2022, segue o desenho já visto em lançamentos recentes da CAOA Chery, como o Tiggo 8 e o Arrizo 6 Pro, o painel tem uma arquitetura moderna e minimalista, há poucos botões físicos, o que deixa o interior com uma aparência limpa e sofisticada, destaque ainda para o nível elevado do acabamento.
Há diversas partes forradas com couro, como o painel, as portas, partes em alumínio escovado nas portas, volante e no painel, além de muitos apliques em Black Piano como por exemplo no console central, detalhes que dão uma sensação de SUV de luxo ao Tiggo 7 Pro 2022.
Também chama atenção o estilo do console central, que traz comandos eletrônicos do tipo “superfície lisa” para o ar-condicionado (que também pode ser controlado pela tela da multimídia), ainda no console há de série carregamento para celulares por indução.
Merece destaque ainda as duas telas digitais presentes na cabine, uma de 12.3 polegadas configurável, que atua como quadro de instrumentos e outra tela de 10.25 polegadas, que mostra os recursos do sistema multimídia e fica ao centro no topo do painel, o modelo ainda dispõe de luzes em LED com cores configuráveis no painel e nas portas dianteiras e traseiras, além de câmbio eletrônico com alavanca compacta do tipo joystick, com acionamento muito mais suave em relação as alavancas convencionais, ao contrário do Toyota Corolla Cross, o Tiggo 7 Pro tem freio de estacionamento inteligente com acionamento por botão e função Auto Hold.
Para dar trabalho a concorrência o Chery Tiggo 7 Pro 2022 aposta na mesma receita dos demais carros da marca, combinar um design bonito, interior bem construído e adornado com uma ótima oferta de equipamentos, é uma receita quase que infalível para o modelo fazer sucesso no mercado brasileiro, ele terá versão única de acabamento e não terá opcionais, tudo será de série, vamos aos itens.
O Tiggo 7 Pro traz de série uma lista respeitável, há de série teto solar panorâmico com abertura na parte frontal, bancos forrados em couro e ajustes elétricos para o banco do motorista e do passageiro, central multimídia com tela de 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, ar condicionado digital dual zone automático e com saída para o banco traseiro, carregador wireless para smartphones com carga rápida (potência de 15w), volante multifuncional com base reta revestido em couro e com ajuste de altura e profundidade em 4 posições, sistema de câmeras de 360 graus, alerta de trafego cruzado na traseira, alerta de colisão traseira, comandos à distância (via chave) para abertura das portas, ligar o motor e o ar-condicionado, espelhos retrovisores com rebatimento automático quando o carro é travado, sistema keyless para abertura das portas e partida do motor, além de desembaçador nos retrovisores, modos de condução Sport e ECO, sistema de som com seis alto falantes e piloto automático simples.
Na parte da segurança o modelo dispõe de 6 airbags, controles de tração e de estabilidade, auxílio para partidas em ladeiras e também para descidas, suspensão independente nas quatro rodas, freio a disco também nas rodas traseiras, indicador da pressão dos pneus, faróis Full LED, com acendimento automático e setas dinâmicas, faróis de neblina em LED com função que acompanha a direção do volante nas curvas.
Como nem tudo são flores na vida, a CAOA Chery mandou mau ao deixar de fora alguns itens de segurança ativa disponíveis nos rivais como Jeep Compass, VW Taos, Toyota Corolla Cross e Ford Territory. Estranhamente, o Tiggo 7 Pro não conta com recursos como frenagem frontal automática, piloto automático adaptativo ACC e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, enquanto todos os rivais desta categoria no Brasil já possuem tais equipamentos.
Para fechar o bom conjunto da nova geração do Tiggo 7, a CAOA Chery trocou o antigo motor 1.5L turboflex de 150 cv pelo 1.6L TurboFlex emprestado do seu irmão maior o Tiggo 8, o bloco 1.6 turbo desenvolve 187 CV de potência e 28 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com uma caixa automática de sete velocidades, com dupla embreagem com a tecnologia Wet Clutch, a tração é sempre 4×2 dianteira.
Um dos pontos mais controversos do antigo Tiggo 7 era sua caixa de câmbio, uma transmissão automatizada de seis velocidades chamada DCT, que ainda carregava a herança ruim de ser derivado do criticado “Power Shift” usado pela Ford.
Pois bem, de inicio era esperado que a CAOA Chery usasse no Brasil o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 7 Pro, como acontece com o modelo em outros mercados aqui da América Latina como Chile, Peru, Argentina, além da China, estamos falando do motor 1.5 turbo de 154 cv combinado com câmbio automático CVT de 9 marchas, feito pela marca japonesa Aisin, conjunto presente também no nosso Arrizo 6 Pro.
Porém a CAOA Chery resolveu deixar o Tiggo 7 Pro mais competitivo no mercado brasileiro, adotando exclusivamente por aqui o motor 1.6 turbo de 187 cv já usado no Tiggo 8, assim como seu câmbio “automático” com sete marchas, construído na china pela marca Magna (a mesma que fabricava o antigo DCT).
A má noticia é que, assim como o antigo DCT de seis marchas, o câmbio Wet Clutch de 7 marchas também usa embreagem, ou seja, na pratica ele ainda é automatizado e não 100% automático, porém a boa notícia é que este novo câmbio é completamente novo em relação ao antigo DCT, e a tecnologia “Wet Clutch” lubrifica além das engrenagens do câmbio, também as embreagens, ou seja todo o conjunto do câmbio é envolto em óleo, o que promete aumentar a vida útil do conjunto.
Afinal é bom ou não? Infelizmente teremos de esperar um pouco para podemos responder, já que este câmbio chegou ao Brasil no Tiggo 8 em 2020 e ainda não há muitas informações sobre a sua durabilidade, mas este é um ponto a ficar de olho neste novo modelo 7 Pro.
As dimensões do Tiggo 7 Pro 2022 são muito maiores em relação ao Tiggo 7 anterior: 4.50 m de comprimento, por 1.84 m de largura e 1.70 m de altura, já o entre-eixos fica em 2.67 m. Comparado com o modelo anterior o comprimento passou de 4.43 m para 4.50 m, ou seja, o Tiggo 7 Pro é 7 cm mais comprido, a largura agora é de 1.84 metros, 1 cm maior, enquanto a altura do Tiggo 7 Pro é de 1.70 metros, o modelo novo é 3 cm mais alto em relação ao antigo, porém a alteração mais importante é a distância entre eixos que cresceu 2 cm, passando para 2.67 metros.
Graças as medidas maiores, o espaço interno do novo Tiggo 7 Pro é maior em relação a geração anterior. Principalmente no banco traseiro para as pernas e cabeças dos ocupantes, assim como no porta-malas que também cresceu, saltando de 414 litros para 475 litros, alcançando até 1500 litros com o banco traseiro rebatido.
O Tiggo 7 Pro terá no Brasil 5 opções de pintura, sendo três metálicas: Cinza, Preto e Prata, além de duas perolizadas: Azul Midnight e Branco.
O Tiggo 7 Pro já está sendo montado no Brasil, ele é feito na fábrica da CAOA Chery em Anápolis (GO), o modelo terá garantia total de 5 anos.
Enfim, sendo realista é difícil acreditar que o CAOA Chery Tiggo 7 Pro tenha munição para desafiar a liderança do Jeep Compass entre os SUVs médios no Brasil, o modelo da Jeep sozinho vendeu de janeiro até novembro de 2021 quase 65.000 exemplares, uma marca muito difícil de ser superada.
Porém o novo Tiggo 7 Pro tem tudo para conseguir números expressivos em vendas, e deve se tornar um dos SUVs mais vendidos da categoria, tendo qualidades mais do que suficientes para encarar e até superar rivais como o Toyota Corolla Cross, VW Taos e Ford Territory.
Sem dúvidas o Tiggo 7 Pro deve se tornar uma figura comum nas ruas do Brasil, e ele é mais amostra que a CAOA Chery está no caminho certo no país e em breve deve se figurar entre as maiores marcas em quantidade de vendas.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários