Assim como em 2020, o próximo ano será repleto de lançamentos de SUVs, uma das novidades que chegará ao mercado brasileiro é o novo Tiguan 2022.
Índice desta matéria
Com estreia programada para meados do próximo ano, o SUV chegará ao mercado trazendo uma série de novidades, de mudanças no visual, que ganhou faróis semelhantes ao do Novo Golf, ao interior que está mais caprichado no novo modelo.
Além disso, há uma inédita versão híbrida e a versão R-Line ficou ainda mais potente na linha 2022, contando agora com 245 CV.
A má notícia é que o Tiguan 2022 será mais caro do que o modelo atual, seus preços não deverão ficar abaixo dos R$ 200.000. Com o lançamento do VW Taos no início do próximo ano, o Tiguan vai passar a ocupar uma faixa de mercado superior na gama da Volkswagen no Brasil.
O Novo Tiguan 2022 terá uma oferta menor de versões, sua configuração de entrada será descontinuada no mercado local.
Acima a geração atual do Volkswagen Tiguan, compare as mudanças na dianteira com o novo modelo 2022 na foto abaixo, as mudanças fizeram muito bem ao modelo.
O Tiguan 2022 será oferecido por aqui em três configurações: Comfortline, além da R-Line e a inédita PHEV (nome da versão híbrida). Todas contam com sete lugares e virão importadas do México.
Esteticamente o Novo Tiguan 2022 é mais arrojado e atraente do que o modelo atual, as modificações se concentraram na dianteira do SUV, que exibe novos faróis Full Led iQ Light e com novo desenho mais finos e arrojados em relação a versão atual vendida no Brasil, há ainda uma nova grade com abertura maior e para-choques com contornos mais esportivos, principalmente na versão top de linha R-Line, que traz grade e para-choque com visual próprio.
Na traseira as mudanças no novo Tiguan 2022 foram muito mais sutis em relação a dianteira, o nome do carro “Tiguan” agora fica em uma posição central na tampa do porta-malas, abaixo do logo da Volkswagen, o para-choque ganhou novos detalhes na parte inferior. O carro também passa a contar com porta malas com sistema de abertura e fechamento automático por gestos também para a versão mais barata.
A versão de entrada Comfortline conta com visual de acabamento mais simples nos para-choques, grade e saias laterais, enquanto a versão esportiva R Line (este conjunto visual R Line também virá na versão híbrida) vem com rodas aro 20, enquanto a versão mais barata traz rodas aro 17 (foto acima).
Interior ficou mais refinado no Tiguan 2022, ele traz novo volante, central multimídia com tela de 10.25 polegadas e painel com estilo mais limpo, há poucos botões físicos.
Internamente o Tiguan recebeu uma cabine mais sofisticada e minimalista, assim como no Novo Golf, a cabine também passa a contar com iluminação em LED com cores configuráveis porém apenas nas portas e no espaço para os pés, não há iluminação em LED no painel.
O SUV traz uma central multimídia de 10.25 polegadas de última geração com grafismos mais modernos, além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além disso, o painel foi reestilizado ganhando uma aparência mais minimalista, há poucos botões físicos, agora o carro adota botões do tipo touch screen para os comandos de ar, desembaçadores e aquecimento dos bancos.
Além disso, o Novo Tiguan 2022 também traz como novidade um novo volante com novos comandos e um cluster digital de alta definição com 12 polegadas com visual atualizado.
O posto de versão mais potente e legal do Tiguan 2022 fica com o invocado Tiguan R-Line 2022.
O carro conta com uma série de diferenciais, as rodas são aro 20 modelo Misano, o sistema de escape conta com dupla saídas e o para-choque impressiona pelo estilo agressivo com amplas tomadas de ar para a refrigeração do motor e freios, a peça conta ainda com acabamento em black piano, enquanto que na traseira, o para choque traz detalhes cromados (foto abaixo).
O Tiguan R-Line 2022 vem de série equipado um motor mais forte do que os outros anos, com motor 2.0L TSi preparado agora para desenvolver 245 CV, o câmbio é automático de 7 marchas e a tração integral nas quatro rodas.
Ao todo o Novo Tiguan 2022 será oferecido em três versões no Brasil. A opção de entrada Comfortline traz motor 250 TSi com potência de 150 CV e 25.5 kgfm de torque, como dissemos a versão R-Line terá o 2.0 TSi de 245 CV e por fim a versão top de será a plug in híbrida PHEV, que terá motor 1.4 TSi de 150 cv acoplado a um motor elétrico de 115 cv, porém a potência combinada deste dois motores juntos será de 245 cv, falaremos mais sobre esta versão mais abaixo.
A velocidade máxima do Tiguan R-Line é de 229 km/h, enquanto o carro precisa na casa dos 8 segundos para atingir acelerar de 0 a 100 km/h.
Além do tapa no visual, a grande novidade do Tiguan 2022 fica por conta da inédita versão híbrida, chamada de Tiguan e-Hybrid ou Tiguan PHEV.
Essa variante traz o mesmo motor do Golf GTE, um bloco 1.4 L a gasolina, que trabalha em conjunto com um motor elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio com 83 kw de potência.
A potência combinada é de 242 CV, rodando apenas no modo elétrico, ele pode percorrer uma distância de até 50 km impulsionado apenas pelo motor elétrico, sem precisar de gasolina.
As baterias do motor elétrico podem ser recarregadas em pouco minutos em um carregador de recarga rápida ou em algumas horas em uma tomada convencional. Em uma tomada comum de 2.3 volts o tempo para a recarga é de 5 horas.
Esse modelo plug-in hybrid conta com câmbio de dupla embreagem com seis velocidades e tração 4×4.
De acordo com dados de fábrica o Tiguan 2022 e-Hybrid é capaz de rodar entre 58 e 66 km/l com 1 litro de gasolina, um consumo sem duvidas impressionante.
Como no Brasil a versão híbrida será a a mais cara da linha Tiguan, ela também vira com o pacote R Line.
No Brasil a versão de entrada Comfortline do novo Tiguan 2022 deve vir com rodas aro 17, ar-condicionado automático digital Climatronic com 3 zonas independentes de temperatura e saída para o banco traseiro, além de comandos touch-screen, sistema de multi-mídia Discover Media, com App Connect com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Piloto automático ACC, frenagem automática frontal com detecção de pedestres e ciclistas, faróis em LED com ajuste automático, sensor de chuva, sistema Start Stop, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de som com 8 alto falantes, 2 entrada USB tipo C na dianteira, 2 tomadas de 12v, iluminação ambiente em LED com 30 opções de cores, entre outros itens.
Todas as versões do Tiguan vem muito bem equipadas porém o Tiguan R-Line 2022, assim como a versão híbrida e-Hybrid têm um excelente conjunto de equipamentos de série trazendo faróis matrix LED, bancos dianteiros com aquecimento.
Além de keyless que dispensa o uso da chave para dar partida no motor, teto solar panorâmico, câmera de ré, suspensão esportiva com molas mais baixas e acerto esportivo, rodas aro 21, central multimídia de 10 polegadas, painel digital configurável de 12 polegadas.
Há ainda bancos em couro, sistema de frenagem de emergência automática, sistema de áudio Harman Kardon e VW Travel Assist, que praticamente dirige o Tiguan de modo autônomo basta apenas o motorista manter a mão no volante, o carro anda, freia e se mantém na estrada de forma automática.
Na Europa opcionalmente o Tiguan R-Line 2022 pode vir ainda equipado com sistema de escapamento esportivo Akrapovic.
Enfim o Tiguan 2022 traz uma série de avanços em relação ao modelo atual, o carro está mais bonito, moderno, equipado e potente, além de trazer uma inédita versão híbrida que vai bater de frente com o Toyota RAV-4.
Infelizmente o carro será muito mais caro, a versão de entrada não deve custar abaixo dos R$ 200.000, enquanto a VW Tiguan R-Line 2022 deve superar aos R$ 250.000.
Já a versão E-Hybrid deve ficar entre R$ 270.000 a bagatela de R$ 300.000. Na Alemanha o preço da versão é cerca de R$ 260.000, fazendo uma conversão direta do euro para o real.
Com esse facelift o Tiguan vai passar a competir em preço diretamente com modelos como Toyota SW4 e Pajero Sport e outros SUVs de 7 lugares.
Deixando assim a tarefa de brigar com carros SUVs menores como Jeep Compass e Kia Sportage, para o VW Taos que chegará no primeiro semestre. Já a versão E-Hybrid terá como principal rival o Toyota RAV4 Hybrid.
Atualmente o Tiguan é o principal carro da VW em vendas no mundo, esse é um dos veículos mais vendidos do mundo superando já as 5 milhões de unidades somando todas as gerações.
No Brasil embora esteja longe de ser considerado um carro popular ele também conta com um ótimo volume de vendas.
Segundo dados da FENABRAVE foram vendidos só em novembro 829 unidades, ao todo em 2020 já foram comercializados 7.823 exemplares.
Para se ter uma ideia isso representa apenas 1.400 unidades a menos do que um Renault Captur, que um carro que custa quase a metade do que o Tiguan.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.