Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Os europeus tem fama de criar os melhores superesportivos do mundo, prova disto é que grande parte dos carros mais velozes do planeta são construídos na Europa, mas claro que há exceções como o Chevrolet Corvette, o modelo é um dos últimos legítimos muscle car norte americano, e em sua versão mais agressiva ZR1, ele desenvolve 650 cv de força e alcança os 330 km/h.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Mas voltando aquela tese dos europeus construírem os carros mais rápidos, o pessoal da ainda pequena preparadora TIKT, que tem sua sede na Alemanha, resolveu importar dos EUA e dar uma bela aprimorada no Corvette ZR1.
O muscle americano ganhou pesadas mudanças tanto visuais quanto mecânicas, o motor 6.2 V8 do “Vette”, que originalmente despeja 650 cv passou a entregar 769 hp (são quase 120 cv a mais) e um pesado torque de 91 kgfm. Este ganho em performance foi obtido através de um completo remapeamento da ECU do carro, além de mudanças nas cabeças dos cilindros do motor, das câmeras, alterações nas válvulas que ganharam molas mais reforçadas, e a melhoria do supercharged que teve seu funcionamento ampliado. O sistema de admissão e o de exaustão também foi todo refeito, prova disto são as quatro gigantes e evidentes ponteiras de escapamento localizadas ao centro, na traseira do carro.
O trabalho da TIKT não foi fácil, como a potência do motor havia sido aumentada em larga escala, surgiram problemas como a estabilidade do conjunto e o resfriamento do bloco, o primeiro problema exigiu um fino ajuste dos níveis de potência e torque para estabilizar o V8, já o segundo e mais importante problema, o aquecimento do motor, foi solucionado quando a preparadora instalou um novo sistema de arrefecimento de alta eficiência, que consegue fazer circular 4 vezes mais líquido para refrigerar o motor.
As alterações foram completadas por um novo conjunto de suspensão que foi rebaixada em 30 mm na traseira e 50 mm na dianteira. Para reduzir o peso do carro foram instaladas rodas ao estilo das usadas nos carros de competição, Zerra Ultralight Evo 2, os freios também foram redimensionados e ficaram mais eficientes.
A TIKT também realizou mudanças na aerodinâmica do Corvete C6 ZR1, a dianteira ganhou um novo para-choque com novas tomadas de ar maiores que melhoram o resfriamento do motor, há ainda novos apêndices aerodinâmicos como um spoiler dianteiro para melhorar o downforce, novas saias foram instaladas nas laterais, enquanto na traseira o destaque é o enorme aerofólio, similar ao usado pelo Corvette de competição, ele é feito em fibra de carbono.
Fotos: Frederic Schlosser
Uma resposta
preço ?