Depois de muita expectativa a Toyota acaba de revelar a nova geração do Supra, o modelo que é um dos mais icônicos esportivos japonês, tendo feito muito sucesso principalmente na década de 1990, volta a vida agora em 2019 um pouco diferente, com uma carroceria menor e de estilo exagerado e não tão legal como da geração passada, porém ele está mais leve, tecnológico, potente e veloz.
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O 3.0 seis cilindros bi-turbo está mais potente 335 cv…
O coração do novo Toyota Supra 2020, assim como na geração passada é o famoso motor 3.0 bi-turbo, seis cilindros em linha, porém, apesar das características já conhecidas, o bloco traz tudo novo, a potência agora é de 340 cv, e o torque de pesados 49 kgfm, a tração é traseira, e a força do motor é enviada as rodas através de um câmbio automático quick-shifting de 8 marchas com borboletas atrás do volante.
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O Toyota mais veloz já produzido…
Como é mais leve, e tem distribuição de peso menor, o novo Supra será mais veloz que a geração anterior, a aceleração de 0 a 100 km/h é será feita em 4.1 segundos, contra 4.6 segundos do modelo lançado em 1993, a velocidade do novo Supra será limitada por razões de segurança aos 250 km/h. Estes números de desempenho farão do novo Supra o Toyota produzido em série mais veloz já feito.
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A origem global da nova geração do Supra, este não é um esportivo japonês…
A nova geração do Toyota Supra é fruto de uma parceria entre as Toyota North America, a Toyota da Europa, a divisão esportiva da Toyota Japonesa Gazoo Racing e a BMW, isso mesmo a alemã BMW ajudou no desenvolvimento da nova plataforma, que além do Supra, já está sendo usado no novo BMW Z4 2019.
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Para garantir que o melhor fosse entregue, o desenvolvimento do novo Supra foi demorado, o projeto oficialmente começou em 2014 com o conceito FT-1, que alias serviu para criar a base do design do novo Supra, o carro passou por demorados e exaustivos testes de pista, principalmente no circuito alemão de Nurburgring Nordschleife, além de pistas de corrida e estradas na França, Áustria e Itália, testes em neve na Suécia, testes de durabilidade e resistência em diferentes tipos de solo do Reino Unido, Japão, Austrália e Estados Unidos.
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Para quem é fã dos esportivos japoneses mais puristas, projetados e fabricados no Japão, o novo Supra muda um pouco esta história, ele nem mesmo será montado em uma fábrica da Toyota, o novo modelo será fabricado na unidade da Magna Steyr, na Áustria, empresa que desenvolve componentes automotivos e também monta modelos da Mercedes, BMW e Jaguar.
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Design não deve agrada a todos, porém é funcional…
Ao contrário das gerações passadas que tinham um estilo mais clássico, limpo e sóbrio, o novo Supra tem design bastante ousado e um tanto exagerado, que não deve agradar a todos. Porém em parte este estilo duvidoso tem uma explicação funcional as linhas do carro, das entradas de ar dianteiras, as formas das laterais, e o estilo da traseira, tudo foi pensando em favor da aerodinâmica e da refrigeração do motor e freios.
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Além disso nesta nova geração o Toyota Supra tem entre-eixos menor, e a carroceria também é mais curta, para reduzir o peso final do carro e baixar seu centro de gravidade- a Toyota ainda não divulgou as medidas nem o peso do novo Supra, porém afirma que o Supra 2020 tem uma distribuição de peso perfeita, 50:50, ou seja, 50% do peso sobre o eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro, na pratica isso garante uma dirigibilidade, em acelerações e frenagens, e principalmente em curvas.
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Indo um pouco mais adentro…
Após o projeto do carro ser feito, a Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva oficial da Toyota japonesa, propôs que nove zonas da traseira do carro recebessem reforço estrutural para melhorar a rigidez do carroceria.
O sistema de suspensão também é bastante especial e foi concebido visando as pistas de corrida, sendo aprimorado pela Gazoo Racing visando melhorar a estabilidade. A suspensão dianteira conta com braços em alumínio e reforços estruturais em pontos chaves, enquanto a suspensão traseira do novo Supra 2020 é do tipo MultiLink com 5 braços também feita em alumínio, com reforços em aço nos pontos onde eram exigidas maior força e durabilidade, a divisão esportiva da Toyota também melhorou os cubos de rodas e o nível de assistência e precisão da direção elétrica usada pelo carro.
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Outro ponto positivo do conjunto são os amortecedores ajustáveis adaptativos, de série todas as versões do novo Toyota Supra 2020 virão com suspensão adaptativa variável, com amortecedores que se ajustam de forma automática de acordo com parâmetros como condições da estrada, ou estilo de condução do motorista, além disso é possível escolher entre dois modos de suspensão: Normal e Sport.
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O contato do carro com o asfalto será feito por pneus de alta performance, modelo Pilot Sport da Michelin, o mesmo composto usado em supercarros como Lamborghini e Bugatti, os pneus traseiros que recebem a tração são mais largos que os dianteiros, tendo medidas 275/35 R19, enquanto os dianteiros são 255/35 R19.
Os freios foram desenvolvidos pela marca Brembo, tem discos gigantes de 34 cm na dianteira, mordido por pinças de 4 pistões.
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Interior…
O espaço interno é reduzido, só há dois bancos, o painel tem estilo simples e minimalista, grande parte dos comandos e botões são orientados para ficar mais perto do alcance do piloto, como se fosse um cockpit, inclusive o acabamento que no lado do motorista conta com acabamento com detalhes em vermelho. Aliás o acabamento do novo Supra é bastante interessante, trazendo diversas partes em fibra de carbono e couro.
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Há diversas tecnologias a bordo, como painel digital configurável, central multi-mídia com tela de até 8.8 polegadas seletor giratório com touch no console central, similar ao usado nos carros da BMW, além de sistema de som da marca JBL com nada menos do que 12 alto-falantes e sistema de carregamento para celulares wireless, head up display, além de bancos esportivos e freio de estacionamento eletrônico, ou seja, como não há alavanca de freio de mão nada de drift ou cavalos de pau.
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Equipamentos de luxo e tecnológicos…
Assim como na geração passada de 1990, o novo Toyota Supra 2020, terá uma versão premium GT, ela virá mais equipada com itens de conforto e tecnologias como sistema keyless, com abertura das portas e partida do motor sem precisar das chaves, ar-condicionado automático dual zone, retrovisores com desembaçadores, câmera traseira, sensor de estacionamento, sensor do limpador de para-brisa, retrovisores com rebatimento automático e volante revestido em couro.
Traz ainda de série alerta de colisão dianteira, freio automático com detecção de pedestres, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, farol alto-automático, e opcionalmente o novo Supra 2020 pode trazer piloto automático adaptativo inteligente, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado na traseira e alerta de colisão traseira.
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Nas lojas em…
As vendas do novo Toyota Supra 2020 começam na metade de 2019, ele chegará em duas versões 3.0 e 3.0 Premium, além de uma edição especial Launch Edition, baseada na versão top 3.0 Premium. Por enquanto todas as versões virão com câmbio automático. O preço ainda não foi divulgado, mas é esperado que nos EUA ele custe algo em torno dos US$ 50 mil (cerca de R$ 185 mil).
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A história do Supra…
A história do Supra começa lá em 1967 com o coupé Sports 800, primeiro esportivo da Toyota, ele tinha apenas 3.55 metros e um modesto motor de 40 cv, refrigerado a ar, dois cilindros do tipo boxer. Até ai nada demais, porém o carrinho pesava apenas 590 kg, graças ao uso de alumínio em partes da carroceria como no teto – ele foi um dos primeiros carros de produção a usar este tipo de material, o baixo peso o fazia o Toyota Sports 800 alcançar incríveis 225 km/h em sua versão de corrida.
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Dois anos depois em 1967, a Toyota lançava o famoso 2000 GT, o percursor do Supra, era um coupé de dois lugares, equipado com motor 3.0, seis cilindros, este modelo impressionava pela velocidade batendo 13 recordes internacional de velocidade e de endurance. Apenas 351 exemplares do 2000 GT foram construídos, e apenas 60 desses têm direção do lado esquerdo, feitos para o mercado norte-americano. O carro hoje em dia é disputado pelos colecionadores, atualmente cada um deles valem mais de US$ 1 milhão de dólares.
Em 1978 a Toyota lançou o Supra “A40”, como uma versão premium do Celica, o carro fez bastante sucesso que a Toyota optou por separar o Celica do Supra, com construindo uma carroceria própria, mais larga, com design mais esportivo na dianteira e traseira para o Supra, que ganhava sua segunda geração “A60”.
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Em 1986 a Toyota lançou a terceira geração do Supra, A70, virou um carro próprio com carroceria maior mais comprida e larga, com desenho mais quadrado, teto removível, além da opção com motor Turbo com 230 cv, esta ficou no mercado até 1993.
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Porém o Supra ficou famoso mesmo e ganhou o mundo com a quarta geração, A80, lançada em 1993, ela vinha com um potente motor 3.0, bi-turbo com 320 cv e acelerava de 0 a 100 km/h em menos 4,7 segundos, na época o carro ficou famoso pelo seu ótimo desempenho, na época ele batia famosos esportivos europeus que custavam 2 ou 3 vezes mais que ele. Um dos trunfos do motor 3.0 Seis cilindros bi-turbo do Supra era sua possibilidade de aprimorar sua potência e desempenho, após alguns aprimoramentos era possível extrair mais de 600 cv desse motor, existem inclusive unidades desse Supra A80 rodando com 1200 cv !.
Esta quarta geração do Supra “A80” também ganhou fama nos cinemas ao estrelar o filme Velozes e Furiosos e jogos de vídeo game como Gran Turismo e Need For Speed. Deixando de ser vendido no mundo em 1998 e saiu de linha no Japão em 2002. Todo este sucesso e legado do Supra fizeram a Toyota querer lançar esta nova geração.