A divisão esportiva da Toyota na Europa, Toyota Motorsport GmbH (TMG), apresentou uma inédita versão preparada para rali do GT86, o modelo de tração traseira, passou por severas alterações, para poder ser homologado para competições de rali, e claro ter chances de vitórias. Batizado de CS-R3, o programa de testes do GT86 de rali começou em agosto de 2014 e as primeiras unidades devem ser entregues em maio, porém a Toyota continuará fazendo o desenvolvimento do carro durante o ano.
O GT86 CS-R3 traz motor 2.0, boxer, 4 cilindros, capaz de desenvolver 238 cv de potência e 23 kgfm de torque, o câmbio é manual de seis marchas, o carro pesa apenas 1080 kg. A suspensão foi alterada, ganhou amortecedores Reiger, ajustável em três modos, e com conjunto para terra ou asfalto, há ainda barras estabilizadores. As rodas são da marca OZ, elas são aro 15 para terra, e 17 para asfalto.
Já o sistema de freios do kit rali para o carro é em dois tipos, um para terra, com discos de 300mm na dianteira e 295 na traseira, enquanto para competir em terrenos mais firmes como asfalto, os discos são maiores 330mm na dianteira e 295 na traseira.
A carroceria do GT86 sofreu poucas ou quase nenhuma alteração, a não ser a instalação de ganchos para reboque, novo capô mais leve com presilhas, retrovisores menores e uma tomada de ar no teto.
O preço promocional do Toyota GT 86 CS-R3 será de €79,000 (R$ 229.816), após abril de 2015 o preço será de €84,000 (R$ 244.370). O carro será em julho homologado na categoria FIA R3, portando poderá competir em diversos ralis, como competições nacionais, ou até mesmo a nível mundial. A estreia do GT86 CS-R3 acontecerá no dia 4 de julho, no rali de Niedersachsen, em Hanover, Alemanha.