No Brasil ver um Toyota Camry nas ruas é mais difícil que ver um Porsche 911, não, isso não é exagero. De janeiro até agosto de 2023 foram vendidas no país 572 unidades do esportivo alemão, contra apenas 33 exemplares do sedan da Toyota, já nos EUA a coisa é bem diferente, o Toyota Camry é líder absoluto entre os sedans, figurando há décadas entre os carros mais vendidos, acumulando somente no ano de 2022 a impressionante marca de 295.201 unidades emplacadas. Querendo manter este sucesso, a Toyota acaba de apresentar o novo Camry 2025, o sedan chega em sua 9ª geração com profundas alterações no visual, na dianteira e na traseira, além de um novo interior com novas tecnologias e novas motorizações, agora o Camry será apenas híbrido. Vamos conhecer em detalhes.
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No último ano, o Toyota Camry foi o quinto carro mais vendido dos EUA, sendo o primeiro da lista se desconsiderarmos as picapes e os SUVs. Para 2024, a Toyota preparou uma “quase” nova geração do sedan, quase porque a plataforma não mudou, seguiu a TNGA GA-K presente no sedan desde 2017. A Toyota quis cortar custos no desenvolvimento desta nova geração, já que o modelo agora será vendido em menos lugares, pela primeira vez o Camry deixará de ser comercializado no Japão, lembrando que o sedan era produzido por lá desde 1979.
Apesar das mudanças nesta nova geração não serem tão profundas, o novo Camry 2025 foi praticamente todo redesenhado, ficando mais agressivo, esportivo e atraente, a intenção da montadora é trazer para o Camry um público mais jovem, o destaque fica por conta da nova frente que traz o novo padrão visual da Toyota, já visto em carros com o crossover Crown, SUV CH-R e o novo Prius. O novo estilo é marcado pelo aspecto minimalista dos faróis full-LED agora com luzes dinâmicas, que é integrado a uma nova pequena tomada de ar que fica na altura dos faróis, o para-choque ficou ainda mais chamativo, tendo uma ampla tomada de ar central com dois padrões visuais.
Já de perfil, como a plataforma não mudou, as mudanças foram tímidas, os vincos e as proporções da carroceria se mantiveram as mesmas do Camry de 2017, com exceção de detalhes quase imperceptíveis, como o caimento do teto na parte traseira mais inclinado neste novo modelo, a coluna traseira está mais fina e a janela das portas traseiras foi estendida. Há ainda novas rodas em liga leve aro 18 ou 19, enquanto na traseira há novas lanternas em “C”, mais afinadas, mudou também o para-choque e o desenho da tampa do porta-malas. Vale lembrar que as medidas da carroceria não mudaram.
Junto com o visual, as principais inovações do Toyota Camry 2025 estão na motorização, todas as versões passam a vir de fábrica com sistema híbrido, independente de ser tração dianteira ou integral, outra mudança importante é que pela primeira vez na história o sedan perdeu a opção do motor V6.
A versão de acesso conta com motor 2.5L 4 cilindros, auxiliado por dois motores elétricos, tem tração dianteira e potência de 228 CV, enquanto a versão mais cara traz o mesmo conjunto 2.5, porém com 235 CV, tem tração integral (AWD) que é proporcionada por um terceiro motor elétrico posicionado no eixo traseiro, lembrando que esta nova versão 4×4 é 30 cv mais potente em relação ao modelo atual nas lojas.
Já a variante V6 que tinha 305 cv, embora oficialmente não tenha sido confirmado pela Toyota, será descontinuada no modelo 2025, além da parte ecológica e do consumo de combustível, a razão da extinção do V6 é o baixo volume de vendas, atualmente o Camry com motor 3.5 V6 corresponde por menos de 7% das vendas total do modelo, lembrando que o V6 estava presente desde 1992.
Por dentro, a Toyota promoveu uma mudança total e radical no Camry 2025, o painel foi completamente redesenhado, assumindo estilo mais moderno e ousado, quebrando um pouco da sobriedade característica do Camry, há novos revestimentos para o painel, portas e bancos, inclusive novas opções de cores para o acabamento interno do sedan, com opções exóticas como o vermelho. O Camry 2025 também é mais tecnológico, agora as versões mais caras terão painel digital de 12,3 polegadas configurável, há também agora conexão remota com o carro, é possível acessar informações do veículo via smartphone ou smartwatch, além de ligar o carro, consultar sua localização em tempo real, consultar local estacionado, é possível até monitorar o veículo em tempo real via celular.
Há também uma nova central multimídia com tela de 12.3 polegadas, que possui atualizações remotas via internet e novas funcionalidades como conexão de dois aparelhos simultaneamente via Bluetooth, além de assistente por voz, basta dizer “Hey Toyota” que a assistente é ativada, assim como a Alexa da Amazon, é possível por exemplo, ligar os faróis, mudar a temperatura do ar, mudar o rádio, fechar os vidros entre outras funções através de comandos de voz. As versões mais caras também ganharam um novo head up display com 10 polegadas que projeta informações no para-brisa. Importante comentar que estes novos recursos serão exclusivos para as versões mais caras, as opções mais baratas mantem o painel antigo de 7 polegadas e multimídia de 8 polegadas.
O posto de versão de entrada fica para a LE, que conta com itens como “pad” de carregamento de celular, bancos em couro e tecido, keyless com botão start/stop que permite a partida sem o uso da chave, ar condicionado digital dual zone com saída para o banco traseiro, alerta de trafego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, frenagem frontal automática de emergência e piloto automático adaptativo ACC.
Já a intermediária SE, traz o mesmo itens da LE porém com uma aparência mais esportiva externa e interna, com direito a paddler shifters atrás do volante, pedais em alumínio, grade pintada de preto, spoiler na traseira e escapamento com dupla saídas, além de um suspensão com acerto esportivo.
Quem busca algo mais equipado deve optar top de linha XSE, que adiciona itens como rodas de liga leve aro 19, bancos em couro com aquecimento e memória, vidros com isolamento acústico, iluminação ambiente em LED, além disso a XSE, trocar o cluster digital de 7 polegadas e o multimídia de 8 das variantes SE e LE, por duas telas de 12.3 polegadas, esta configuração também se diferencia pelo teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro.
Por fim, a XLE tem o mesmo conjunto da XSE, porém com uma roupagem mais sóbria, nada de grade preta, spoiler o sistema de escape com ponta dupla.
Não sabemos se o Novo Toyota Camry 2025 será vendido no Brasil, porém se vier certamente terá um baixo volume de vendas, apesar de ter uma série de qualidades que impressionam, o preço por aqui é pouco convidativo, em 2022, quando era vendido no país, o sedan tinha preço de R$ 340.000, lembrando que nos EUA o Camry tem valores bem diferentes, custa entre US$ 26.400 dólares (R$ 127.800) até US$ 36.850 (R$ 178.400).
Fonte: Carscoop
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