Pensando em comprar um Toyota Corolla de 11ª geração (2015 a 2019) ? Neste guia de compra você saberá tudo sobre o sedan que é um dos queridinhos do mercado de usados. Apesar do Corolla 2015 até 2019 hoje não ser barato, esta geração tem um ótimo custo/benefício, oferece conforto, bom espaço interno, visual moderno, além de mecânica robusta e muito confiável. Vamos conhecer versões, equipamentos, motores, consumo, pontos positivos e negativos do Corolla 2015 até 2019, além de dicas que você precisa saber na hora de comprar o seu Corolla usado.
Índice desta matéria
Em março de 2014 a Toyota lançava no Brasil a 11ª geração do Corolla, apesar de ter sido produzido a partir de abril de 2014 esta geração já chegava ao mercado como modelo 2015. É bom saber disso na hora de comprar, provavelmente um “Corolla 2015” tem um ano a mais de idade do que o vendedor dirá.
Na tabela FIPE, o Corolla 2014 é o de 10ª geração e o 2015 já o de 11ª geração, isso apesar do Corolla 2015 ter sido produzido em 2014, o mesmo vale para o Corolla 2016, que na verdade está rodando desde 2015. Isso causa certa confusão e permite uma malandragem por parte de alguns vendedores, que acabam anunciando o carro como 2015 sendo que ele é de 2014.
Na dúvida olhe sempre o documento antes de fechar a compra: 2014/2015 quer dizer que o carro foi produzido em 2014 já como modelo 2015, 2015/2015 quer dizer que o carro foi produzido em 2015 e é modelo 2015, 2015/2016 = produzido em 2015, porém já modelo 2016.
O Corolla 2015 havia mudado radicalmente em relação a geração anterior (foto acima), lançada no Brasil em março de 2008 como Corolla 2009. O modelo 2014/2015 era maior, mais bonito, luxuoso e bem equipado. Vale lembrar que foi nesta geração (2015 em diante) que o sedan da Toyota superou o seu maior rival o Honda Civic, assumindo a liderança do mercado na categoria de sedans, sendo líder até hoje.
Em relação ao Corolla 2009, o modelo 2015 apresentou um grande aumento em suas dimensões. O comprimento é 8 cm maior, são 4.62 metros, a largura aumentou 15 cm passando para 1.77 metros, porém o principal diferença está na distância entre eixos, ampliada em 10 cm, passando para 2.70 metros no Corolla 2015, proporcionando uma grande evolução no conforto de quem viaja no banco traseiro. O porta malas tem 470 litros, o mesmo tamanho do modelo 2009.
Vale comentar que o Corolla 2015 tem exatamente o mesmo espaço interno da geração atual lançada em 2020 e que hoje custa a partir de R$ 155.000.
Apesar de ter sido lançado há 9 anos atrás, o Corolla 2014/2015 ainda tem um estilo bastante atual, chama atenção as ruas, tem ainda uma imagem de carro premium e caro, agregando uma boa imagem ao seu dono.
O visual da 11ª geração mudou aquela imagem que o Toyota Corolla tinha de ser um carro com desenho velho e exageradamente conservador, fato que lhe rendeu o apelido de “vovôrola”. A partir do modelo 2015 o sedan japonês adotou um estilo muito mais moderno, elegante e chamativo.
O interior do Corolla 2015 também trazia diversas evoluções comparado ao modelo anterior, porém este layout de painel adotado pela Toyota até hoje divide opiniões e gostos, principalmente se comparado ao rival Honda Civic que trazia na época um painel muito mais moderno, com o elogiado conceito de dois andares com várias telas digitais coloridas (foto abaixo).
O acabamento do Corolla 2015 evoluiu bastante em relação a geração anterior, porém, a Toyota ainda ficava devendo um pouco mais de detalhamento e materiais nobres a bordo de seu sedan. Há muito plástico duro comparado a outros modelos da categoria na época como o Chevrolet Cruze, que tinha acabamento muito mais interessante (foto abaixo).
Na cabine vale a pena comentarmos sobre a central multimídia que a Toyota passou a usar no Corolla a partir de 2015, ela conta com GPS nativo, TV digital e DVD, porém a tela tem apenas 6 polegadas (2015 a 2017), possui respostas lentas ao toque, baixa resolução e quase nenhuma conectividade com smartphones. Lembrando que a multimídia só vinha de série no Corolla nas versões XEi e Altis.
A partir dos modelos 2018 a 2019, a Toyota realizou mudanças na central multimídia do Corolla que passou a ter novas funções e tela maior, agora com 7 polegadas, além disso foram retirados os botões físicos, tudo passou a ser por toques na tela. Porém mesmo com as evoluções o Corolla ainda não contava de conexão com smartphones (não há Android Auto e Apple Carplay) em sua central.
Um dos diferenciais do interior do Corolla é seu acabamento em dois tons, desde a versão mais barata GLi, o acabamento mescla tons preto, bege ou cinza (no painel portas e nas forrações dos bancos), isso de série em todas as versões do Corolla 2015 em diante.
Apesar de ter feito muito sucesso na época (2015) esta geração do Toyota Corolla manteve alguns vacilos graves com relação aos equipamentos (principalmente os modelos 2015 até 2017), não há sensor de estacionamento dianteiro nem mesmo traseiro (apenas uma câmera de ré), também não existe sensor de chuva ou de acendimento dos faróis de 2015 até 2017, sendo que até hoje nenhuma versão do Toyota Corolla no Brasil tem teto solar.
Porém o que mais espanta é a inexplicável ausência de controles de tração e de estabilidade, itens presentes no rival Honda Civic desde 2007. O Corolla só foi ganhar controles de tração e de estabilidade no modelo 2018, assim como os sensores de estacionamento, de chuva e dos faróis.
Em março de 2014, o Corolla 2015 chegava ao mercado em quatro versões: 1.8 GLi manual, 1.8 GLi, 2.0 XEi e 2.0 Altis. Os preços na época começavam em interessantes R$ 66.570 e iam até R$ 92.990. Curiosamente em 2015 um Corolla XEi tinha preço de R$ 79.990 e hoje este mesmo modelo 2015 tem preço de tabela de R$ 82.200, ou seja, o carro hoje vale mais do que na época de seu lançamento, são coisas absurdas do inflacionado mercado brasileiro.
Em março de 2015, o Corolla 2016 ganhava a versão GLi Upper, que trazia adicionais como bancos em couro cinza e banco traseiro bipartido com descansa braço central para a versão mais barata do sedan, porém custava R$ 5 mil a mais que a GLi normal.
Fim da versão GLi com câmbio manual.
Em março de 2017, já como Corolla 2018, o sedan sofreu uma leve atualização visual, principalmente na dianteira, há novos faróis, grade e para-choque, mudanças que apesar de sutis, deixaram o Corolla 2018 (foto acima) com um aspecto muito mais moderno e fluído em relação ao modelo de 2015.
Ainda como novidades do modelo 2018, as versões XEi e Altis ganharam rodas maiores aro 17, enquanto que na traseira as lanternas ganharam novas lentes e um novo sistema de luzes totalmente em LED de aspecto mais futurista (foto acima).
Vale comentar também que o Corolla 2018 recebeu também melhorias no isolamento acústico do interior, ou seja, ficou mais silencioso, além de ter ganho um novo ajuste na suspensão e novos equipamentos.
A partir da linha 2018 (lançada em março de 2017) o Corolla XRS voltou ao mercado, esta versão se diferencia das demais pelo kit visual esportivo, com spoiler nos para-choques dianteiro e traseiro, saias laterais, ponteira de escapamento cromada, aerofólio traseiro e interior com acabamento com temática escura. Além de vir com os faróis em LED da versão top de linha Altis.
A versão GLi conhecida há anos por ser a mais barata do Corolla traz realmente apenas itens básicos como ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, rodas em liga leve aro 16, travas elétricas, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio com MP3, USB e Bluetooth (sem multimídia), volante multifuncional, computador de bordo, cinco airbags, direção elétrica, chave tipo canivete com controle remoto, os bancos desta versão são em tecido.
O Corolla GLI a partir do modelo 2018 (foto acima) tem novo visual e lanternas traseiras em LED, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partidas em rampas, além de sete airbags.
A versão XEi não atoa é a preferida do mercado de usados em relação ao Corolla, isso porque ela traz os itens realmente procurados pelos consumidores sem custar tão caro quando a Altis. Além dos equipamentos da GLi, a XEi vem com ar-condicionado automático digital, sistema multimídia com tela de 6.1 polegadas, câmera de ré, bancos em couro cinza, piloto automático, faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, retrovisor interno anti-ofuscamento, painel de instrumentos com visual mais moderno e display em TFT ao centro, descansa braço central no banco traseiro com porta copos, vidros elétricos com função one-touch (basta um toque para subir ou para descer completamente).
A partir do modelo 2018 o Corolla XEi vem com visual atualizado, faróis com LED diurnos, lanternas traseiras LED e DRL, novo sistema multimídia com tela de 7 polegadas, novo desenho nas saídas de ar do painel, rodas aro 17, sensor de estacionamento traseiro, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, painel de instrumentos com tela digital de 4.2 polegadas colorida em TFT para o computador de bordo, antena do tipo tubarão no teto, sete airbags, controles de tração e de estabilidade, além de assistente de partidas em rampas.
A versão XEi 2019 ganhou um novo padrão de acabamento no interior com revestimento na cor preta, presente no painel, teto e nas forrações das portas, além dos bancos em couro preto com costuras na cor branca.
Traz todos os itens da XEi 2018 mais aerofólio traseiro com luz de freio em LED, saias laterais esportivas, escapamento com ponteira cromada, spoilers nos para-choques dianteiros e traseiros, faróis dianteiros em LED, ajuste de altura do farol, rodas aro 17 diamantadas, acabamento em preto brilhante.
A versão top de linha Corolla Altis, se diferencia das demais por vir com sete airbags, acabamento interno mais sofisticado com bancos em couro na cor bege, bancos do motorista com ajuste elétrico, retrovisores com rebatimento automático, sistema key less com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, faróis com LED diurnos DRL e farol baixo em LED, além de acendimento automático dos faróis.
A partir de 2018 o Corolla Altis acrescentou visual o atualizado, ar-condicionado automático dual zone, bancos do motorista com ajuste elétrico e agora com memória de oito posições para os ajustes, display colorido em TFT de 4.2 polegadas no painel de instrumentos, multimídia de 7 polegadas, faróis em LED, faróis de neblina em LED, rodas aro 17 diamantadas, sensor de chuva no para-brisa, retrovisores com rebatimento automático, além de controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em ladeiras.
Na parte de mecânica não há grandes diferenciais no Corolla 2015 até 2019, o sedan da Toyota manteve os já conhecidos motor 1.8 flex que rende 139 cv com gasolina ou 144 cv com etanol, isso na versão GLi, enquanto as versões XEi e a Altis usavam o também já conhecido motor 2.0 flex de 149 cv com gasolina ou 153 cv etanol. Estes dois motores são praticamente os mesmos usados no sedan modelos 2008 até 2014, com algumas atualizações.
A grande novidade mecânica do Corolla 2015 foi a estreia do novo câmbio automático CVT Multi-Drive, que simula de forma eletrônica até sete velocidades, o sedan também ganhou borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, há ainda um botão “Sport” que programa as trocas para um regime mais elevado.
Lembrando que a GLi de 2015 até 2016 tinha a opção de câmbio manual de cinco marchas.
Gasolina: Cidade 10.7 km/. Estrada 13.2 km/l
Etanol: Cidade 7.4 km/l. Estrada 9.1 km/l
Gasolina: Cidade 11.4 km/. Estrada 13.2 km/l
Etanol: Cidade 7.8 km/l. Estrada 9.2 km/l
Gasolina: Cidade 10.6 km/. Estrada 12.6 km/l
Etanol: Cidade 7.2 km/l. Estrada 8.8 km/l
Corolla 1.8 Manual – 0 a 100 km/h em 9.7 segundos. Velocidade máxima: — km/h.
Corolla 1.8 CVT – 0 a 100 km/h em 11 segundos. Velocidade máxima: 186 km/h.
Corolla 2.0 CVT – 0 a 100 km/h em 9.6 segundos. Velocidade máxima: 199 km/h.
Preços pesquisados na tabela FIPE em abril de 2023
– Mecânica confiável
– Baixo custo de manutenção
– Baixa desvalorização
– Bom de revenda
– Conforto
– Silêncio à bordo (o isolamento acústico do Corolla é referência na categoria)
– Boa dirigibilidade
– Economia de combustível
– Falta de equipamentos como controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva e de acendimentos dos faróis nos modelos de 2015 até 2017.
– Sistema multimídia sem Android Auto e Apple Carplay, tela com baixa resolução e comandos poucos intuitivos.
– Versão GLi é pouco equipada apesar de custar caro
– Falta saída de ar condicionado para o banco traseiro
– Não há teto solar
– Acabamento interno mais simples em relação aos rivais
– Preço elevado
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 154 143
Torque (kgf.m) 20,3 19,4
Velocidade Máxima (km/h) 193 N/D
Tempo 0-100 (s) 9.6 N/D
Consumo cidade (km/l) 7,2 10,6
Consumo estrada (km/l) 8,7 12,6
Câmbio CVT com modo manual de variável 7 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.475
Largura (mm) 1.775
Comprimento (mm) 4.620
Peso (Kg) 1295
Tanque combustível (L) 60
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 470
Mecânica
Motorização 1.8
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 144 139
Torque (kgf.m) 18,4 17,7
Velocidade Máxima (km/h) 186 N/D
Tempo 0-100 (s) 11 N/D
Consumo cidade (km/l) 7,8 11,4
Consumo estrada (km/l) 8,8 13,2
Câmbio CVT com modo manual de variável 7 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.475
Largura (mm) 1.775
Comprimento (mm) 4.620
Peso (Kg) 1260
Tanque combustível (L) 60
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 470
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Tenho corolla desde 2004, depois modelos 2007, 2012, e finalmente 2017 que ainda tenho e adoro. Chamar atenção para a enorme diferença de desempenho a partir do câmbio cvt, comparativamente é muito melhor. Sempre comprei novo, o atual está com 72000 km, e assim como os outros, só entrou na oficina para revisão.
Estou vendendo o meu Corolla Xei 2.0 ano 2019, pois adquiri outro 2022, muito bom também , interessados podem me ligar me chamo Luiz Carlos, meu número 13-99714 2998
Boa noite!
Qual o valor de XEI prata?
Bom dia.
Gostaria de ter um hoje, sempre de carro, Fiat, Chevrolet, hoje estou a procura de um Corolla . Meu carro hoje é um prisma 2019, estou devendo ainda 11 parcelas. Mas assim que eu terminar as parcelas do prisma Joy. Eu vou querer um Corolla.
Deste já obrigado.