A Toyota está lançando oficialmente no Brasil o Corolla 2024, o modelo já está disponível nas concessionárias da marca, com preços que variam de R$ 148.990 a R$ 198.890. Destacam-se pequenas melhorias para a linha 2024, incluindo sutis alterações no design e a adição de novos equipamentos de série, como um quadro de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas e uma nova central multimídia de 9 polegadas.
Índice desta matéria
GLi – R$ 148.990
XEi – R$ 158.590
GR-Sport – R$ 181.590
Altis Premium – R$ 182.990
Altis Hybrid – R$ 187.790
Altis Hybrid Premium – R$ 198.890
No Brasil, o Corolla sempre foi considerado um carro de luxo, ao contrário de outros mercados, como os EUA, onde é um sedã de classe média de entrada. Podemos afirmar que na linha 2024, o Corolla se tornou ainda mais um carro de elite. Com exceção da variante de entrada, GLi, que manteve seu preço em R$ 148.990, porém não recebeu melhorias, todas as demais configurações de acabamento tiveram reajustes nos preços. A intermediária XEi agora parte de R$ 158.590, um aumento de R$ 2.800 em relação ao modelo 2023. A versão esportiva GR-Sport subiu cerca de R$ 3.000, agora custando R$ 181.590. Enquanto a topo de linha Altis Premium sai por R$ 182.990, um aumento de R$ 4.000. As versões híbridas custam R$ 187.790 e R$ 198.890 (Altis Premium), um acréscimo de R$ 5.000 em relação à linha anterior.
Dizer que o Corolla foi reestilizado é um exagero, pois o modelo permanece praticamente o mesmo, com exceção de pequenos detalhes no acabamento. A dianteira apresenta uma nova grade em formato de colmeia com acabamento em black piano. Além disso, foram adicionadas novas rodas de liga leve aro 17, sendo importante lembrar que o desenho varia de acordo com a versão escolhida.
A versão com visual esportivo GR-Sport conta com rodas de liga leve com acabamento preto e, na linha 2024, recebeu um teto solar, item que antes era exclusivo da configuração mais cara Altis.
No interior, a principal novidade é a adoção de um quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas configurável, emprestado do SUV RAV-4. Esse equipamento é padrão em todas as versões, com exceção da de acesso GLI que vale lembrar, não subiu de preço, mas não recebeu novidades como a grade em formato de colmeia, as novas rodas de liga leve e o quadro digital de 12 polegadas, a opção de entrada recebeu apenas a nova central multimídia e passa a vir com painel digital de 7 polegadas, é um painel menor e mais simples do que as demais versões.
O Corolla 2024 também apresenta uma nova central multimídia de 9 polegadas, permitindo a conectividade com smartphones sem o uso de cabo. Outra novidade é o retrovisor eletrocrômico, e foram adicionadas duas entradas USB-C de carregamento rápido, para todas as versões.
Uma grande falha do Corolla foi corrigida na linha 2024, finalmente o sedan ganhou saída de ar condicionado para o banco traseiro.
Em termos de motores, o Toyota Corolla 2024 não traz grandes novidades. O destaque vai para o motor 2.0L Flex de 177 CV, que recebeu o novo sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), que, de acordo com a marca japonesa, reduz em 8,4% o consumo na estrada com etanol.
As versões híbridas, equipadas com um motor 1,8L Flex de 122 CV, viram seu consumo reduzido em 12%, graças aos novos pneus. Houve expectativas de que a versão híbrida do Corolla pudesse ganhar mais potência, atingindo 140 CV como aconteceu na Europa, porém infelizmente isso não ocorreu.
Em média, o Toyota Corolla 2024 2.0 flex faz 8,6 km por litro na cidade com etanol, em comparação aos 8,3 km/l do Corolla 2023. Na estrada, o consumo melhorou de 9,8 km/l para 10,7 km/l, na linha 2024. Com gasolina no tanque, o Corolla 2024 2.0L manteve o consumo já conhecido, alcança 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.
Graças aos novos pneus, o Corolla híbrido 2024 agora alcança agora 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, usando etanol. Com gasolina, os números sobem para 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. Lembrando que o modelo anterior fazia 17,9 km/l na cidade com gasolina e 15,4 km/l na estrada. Com etanol, os números eram 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
A velocidade máxima do Corolla 2.0L é de 205 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9 segundos, enquanto a versão híbrida com seus modestos 122 cv de potência decepciona, faz de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos, e não passa dos 170 km/h de velocidade máxima.
A versão mais barata do Corolla tem uma lista de equipamentos muito interessante, vindo com faróis com luzes DRL diurnas, ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela de 9 polegadas, painel digital de 7 polegadas, acabamento interno em tecido e couro, faróis com lâmpadas comuns halógenas, porém com acendimento automático e luzes de condução diurnas DRL, rodas em liga leve aro 16, além do pacote de segurança Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo ACC, farol alto inteligente com comutação automática, 7 airbags, frenagem frontal automática, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem com alerta e correção automática da direção, auxílio para mudança de faixa, controles de tração e de estabilidade, além de assistente de partidas em rampas. Há ainda câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A versão XEI adiciona a nova grade frontal nova com acabamento em Black Piano, painel digital de 12 polegadas, revestimento interno em couro, sistema keyless com partida do motor por botão e abertura e travamento das portas por aproximação, modo de condução Sport, rodas aro 17 com os novos pneus 215/50/R17, enquanto o pacote de segurança ainda conta com um novo sistema de pré-colisão frontal com maior capacidade para identificação de pedestres e ciclistas.
Além dos itens já citados acrescenta a Altis Premium, tem acabamento interno na cor bege e marrom, ar-condicionado dual zone, farol Full LED, lanternas traseiras em LED, teto solar, banco do motorista com ajustes elétricos, carregador wireless para smartphones, limpadores com sensor de chuva, alerta de pontos cegos, sensor de reconhecimento de tráfico traseiro, sistema de alerta de oscilação, limitador de velocidade máxima, espelho retrovisores com rebatimento automático ao fechar o veículo.
A versão GR Sport tem visual exclusivo, revestimento interno premium com tecido ultrasuede e costuras em vermelho, detalhes em Black Piano, emblema Gazoo Racing, para-choques dianteiro e traseiro com visual exclusivo, spoiler traseiro, saias laterais esportivas, além de um novo ajuste mecânico, com novas molas e amortecedores esportivos, defletores na parte inferior da carroceria, a lista de equipamentos é baseada na versão Altis.
A Altis híbrida tem os mesmos itens da Altis normal, porém com algumas diferenças mais simples, tem bancos com ajuste elétricos com menor opções de ajustes, retrovisores elétricos sem o rebatimento automático, não há teto solar e o interior tem acabamento em couro escuro ao invés de bege. Lembrando que esta versão tem motor 1.8 híbrido.
Tem os mesmos itens da versão Altis, porém troca o motor 2.0 pelo 1.8 híbrido.
Apesar do preço elevado para a maioria dos brasileiros, o Corolla apresenta números que podem causar inveja em muitos carros mais baratos e populares. Desde o início do ano (janeiro até agosto de 2023), foram vendidos quase 30.000 exemplares (27.838) do sedan da Toyota, uma marca impressionante para um carro na qual a maioria das versões custam acima dos R$ 180.000. Para termos uma ideia, hoje o Corolla vende em média 1.000 a 1.500 unidades a mais em relação a modelos como o Peugeot 208 e Citroën C3, que custam na faixa dos R$ 80.000.
Alias, hoje o Corolla não tem mais concorrentes no Brasil, o arquirrival Honda Civic, que após uma estratégia errada da Honda, atualmente vende menos que o Porsche 911. Enquanto o Chevrolet Cruze, outro rival antigo do Toyota, embora a Chevrolet não confirme, praticamente já saiu de linha no Brasil, emplacou em agosto somente 95 unidades.
Este é provavelmente o último facelift do Corolla antes da chegada de uma nova geração totalmente renovada, prevista para ser lançada em 2025.
Para maiores informações acesse: Toyota.com.br
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