- A Toyota está apresentando na Europa, o Corolla 2023, o modelo recebeu um upgrade na potência do conjunto híbrido, novos equipamentos e atualizações leves no visual. O Toyota Corolla atualizado chega as lojas da Europa apenas no início de 2023, enquanto que aqui no Brasil estreará apenas na metade do ano que vem, já como Toyota Corolla 2024.
Índice desta matéria
Visual atualizado do Corolla 2024…
As mudanças visuais no novo Corolla 2024 são sutis e quase imperceptíveis a olho nu – lembrando que a atual (12ª) geração do Corolla ainda é bastante nova, chegou ao mercado em 2020. Mas há sim novidades no modelo 2024, ele ganhou um novo desenho na grade frontal, que agora tem um formato em 3D (foto acima), com maior projeção para fora, conferindo um aspecto mais esportivo ao sedan, além disso, os faróis de neblina também são novidades.
Nas laterais, o sedan exibe novas rodas em liga leve aro 17, com acabamento diamantado. Enquanto na traseira não há alterações.
Para quem quer sair do padrão preto e branco, o Corolla recebeu novas opções de cores, como o azul Midlight Teal (foto acima), um novo cinza metálico Metallic Grey (foto abaixo), além da opção de vir com teto pintado em preto brilhante.
A Toyota também aproveitou para modificar a versão esportiva GR Sport hatchback – que não é vendida no Brasil, ela ganhou um novo para-choque frontal ainda mais agressivo, além de novas rodas em liga leve aro 18 e novos bancos com detalhes em alumínio (foto abaixo).
Interior…
Do lado de dentro, o Toyota Corolla 2024 apresenta novas opções de revestimentos para o acabamento interno, que ficou um pouco mais refinado, porém as principais novidades ficam por conta da tecnologia embarcada, agora a partir das versões intermediárias, o Toyota Corolla passa a vir com um inédito painel 100% digital com 12.3 polegadas, totalmente configurável, tendo quatro modos de exibição: Casual, Smart, Sport e Tough.
No centro do painel, há uma nova central multimídia com tela maior de 10.2 polegadas, sem botões físicos, totalmente touchscreen, ela conta com novas funcionalidades, como GPS com informações armazenadas na nuvem, além de ter uma nova assistente por voz, similar a Siri da Apple, que pode diferenciar uma conversa normal entre os passageiros, de pedidos feitos para a central, é possível fazer várias coisas no Corolla apenas usando a voz, como ligar o ar-condicionado ou fechar as janelas.
Enquanto que no banco traseiro, finalmente os ocupantes passam a contar com saida de ar condicionado.
Ainda em termos de equipamentos, o sedan japonês ficou mais seguro, houve aprimoramentos no pacote de segurança Toyota Safety Sense, que está ainda mais eficiente.
Foi integrado a este pacote de segurança novos recursos como: Prevenção de aceleração involuntária, que ao andar em baixas velocidades, como em manobras ou ao dobrar uma esquina, impede que o acelerador seja usado com capacidade máxima e o carro arranque abruptamente.
Há ainda novo minitoramento de pontos cegos, e um inédito sistema anti colisão capaz de fazer manobras evasivas no volante para evitar colisões. Além de alerta de esquecimento de pessoas ou animais á bordo.
Agora há atualizações através da internet para os sistemas de auxílio de condução do carro, melhorando a eficiência destes recursos.
Por fim, o Toyota Corolla ganhou a opção de funções remotas, através do smartphone do dono veículo, é possível por exemplo, ligar o carro, o ar-condicionado, consultar nível do combustível, óleo, revisões e a localização do carro, mais versões passam a vir com carregador wireless para smartphones.
Motor híbrido mais potente…
Uma grande reclamação do Toyota Corolla híbrido, era a falta de potência do conjunto formado pelo motor elétrico e o bloco 1.8 a combustão, até então a versão eletrificada do sedan, tinha potência combinada de apenas 122 cv.
Porém agora no modelo 2024, a Toyota tratou de fazer um upgrade neste motor híbrido, foi reprojetada a unidade de controle de força PCU – Power Control Unit, além da transmissão do motor elétrico, combinado com um novo, mais compacto e mais potente conjunto de baterias de íons de lítio, que também reduziram o peso final do carro em 18 kg. enquanto a potência combinada subiu para 140 cv, um aumento de 18 cv em relação ao modelo atualmente nas lojas.
Ainda no conjunto híbrido, os engenheiros da Toyota realizaram melhorias no controle do uso dos motores, para permitir que o carro tenha acelerações mais lineares e respostas mais rápidas, por exemplo, em acelerações o conjunto também ficou mais silencioso, devido ao fato do motor trabalhar agora em um regime um pouco mais baixo devido a maior potência.
Corolla híbrido está mais veloz…
Com o ganho destes 18 cv extras, o Toyota Corolla híbrido ficou mais esperto, a aceleração de 0 a 100 km/h baixou para 9.2 segundos, uma diferença de quase 2 segundos em relação ao modelo anterior de 122 cv, que fazia a mesma esta mesma prova na casa dos 11 segundos, ou seja, teremos uma baita diferenças nas arrancadas e acelerações deste modelo 2024 Hybrid.
Não houve mudanças no motor 2.0, ele seguirá com 177 cv de potência.
Na Europa, o Corolla ainda conta com uma versão híbrida mais potente 2.0, que também foi aprimorada, ganhou 15 cv extras, debitando agora um total de 196 cv de força, porém esta versão mais forte 2.0 híbrida deve permanecer longe das ruas brasileiras.
Lembrando que apesar de ter ficado mais potente o consumo e o nível de emissão dos motores híbridos não mudaram.
Clique na imagem para ampliar
Vai demorar para chegar…
Se você está pensando em comprar um Corolla, e já queria aproveitar destas novidades, saiba que ainda vai demorar para este modelo atualizado entrar na linha de produção, apesar da Toyota estar revelando o modelo agora em maio de 2022, de acordo com o comunicado oficial da marca, as vendas na Europa terão início apenas no primeiro quarto de 2023, portanto aqui no BR estas novidades devem chegar apenas na metade de 2023, com o lançamento da linha 2024 do modelo.
Os preços ainda não foram divulgados, porém como o carro ficou mais equipado e potente, é esperado que os valores subam, o que já não é uma novidade para ninguém né.
Respostas de 3
Sugestão. Cabe melhor redação, seja na formação de frases mais completas, seja na utilização de uma ordem correta de palavras, bem como o melhor emprego da pontuação, em específico, o uso adequado da vírgula.
Quanto ao conteúdo, é de bom entendimento e agradável há que se trata de um veículo Corrolla.
Ivandennis, obrigado pela sugestão amigo !