A Toyota acaba de apresentar no Japão o novo Corolla Active Sport, trata-se de uma inédita versão esportiva do sedan que traz visual exclusivo em relação as demais, além de suspensão esportiva com molas mais baixas e firmes e um interior mais equipado, porém na parte mecânica não há mudanças, segue o 1.8 híbrido que não podemos considerar esportivo.
Índice desta matéria
Visual
O novo Toyota Corolla Active Sport será ofertado na versão sedan ou perua (Touring), tem para-choque e grade com desenho mais agressivo em relação as versões normais, com tomadas de ar maiores e acabamento em preto brilhante, este design foi inspirado no esportivo GR Yaris.
Nas laterais há novas saias em black Piano e a inscrição Active Sport, além de inéditas rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante.
Há ainda novas opções de pinturas para a carroceria como o cinza Cement Grey Metallic, além das pintura preta ou branca perolizadas, inclusive há opção de pintura em dois tons no caso da versão perua, com carroceria em cinza e o teto em preto brilhante “Attitude Black Mica”.
Interior
Por dentro, o Corolla Active Sport tem bancos esportivos revestidos com um novo tipo de couro sintético chamado “Blancnove”, além de detalhes em alumínio nos encostos dos bancos. Há claro pedais em alumínio e um novo revestimento sobre o painel neste mesmo couro sintético dos bancos. Teto e as colunas são pintados em preto, outra exclusividade são os tepetes em cartepes, também exclusivo para a versão.
Um detalhe curioso que não existe no Corolla japonês mas não no brasileiro é o freio de estacionamento elétrico por botão com função automática Auto Hold, presente neste modelo esportivo de série. Lembrando que aqui no Brasil ainda temos a já ultrapassada alavanca de freio de mão e nada de Auto Hold.
Bem equipado
A lista de equipamentos do Active Sport também é mais recheada, há recursos como monitoramento de pontos cegos, franagem automática também para dar marcha ré, volante com aquecimento, bancos dianteiros com aquecimento, 3 modos de condução: ECO, Normal e Sport, painel digital de 12 polegadas, sistema multimídia com 10.2 polegadas e conexão sem fio com smartphones, carregador sem fio para celulares, sistema de som premium com 6 alto falantes, sistema keyless com partida do motor por botão e aberturas das portas por aproximação, faróis Full LED, faróis de neblina também em LED, retrovisores com rebatimento automático e aquecimento para desembaçar.
Mecânica comum…
Infelizmente, assim como o nosso Corolla GR Sport, o motor não tem muita esportividade, a não ser um novo cojunto de molas e amortecedores mais firmes e baixos, além de uma nova calibração na resposta da direção elétrica para deixar o carro mais divertido de ser pilotado. O motor segue o já conhecido 1.8 híbrido que por lá rende 140 cv (no Brasil são 126 cv).
Um detalhe curioso sobre o Corolla japonês, é que por ser um país com um inverno rigoroso e muita neve, o Corolla por lá tem como opcional versão 4×4 com tração integral.
Preço
No Japão o Toyota Corolla Actvie Sport será a vesão top de linha do modelo, seu preço partirá de ¥3,140,300 yenes (R$ 104.400), enquanto a versão perua Corolla Touring sairá por ¥3,388,300 (R$ 112.650). Preços bem diferentes do Brasil, onde o sedan produzido localmente parte de salgados R$ 156 mil. encostando nos R$ 200 mil na versão top de linha Altis.