A Toyota apresentou de forma oficial no Brasil hoje 11 de março de 2021, o Toyota Corolla Cross 2022, o SUV feito sobre a plataforma do Corolla, chega ao Brasil em 4 versões: XR, XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid, além de uma edição especial de lançamento chamada Special Edition, limitada a apenas 1200 unidades. Os preços do Toyota Corolla Cross começam em R$ 139.990 e vão até R$ 179.990, ele chegará as lojas agora no dia 25 de março.
Índice desta matéria
Preços do Toyota Corolla Cross 2022:
XR 2.0L Flex – R$ 139.990
XRE 2.0L Flex – R$ 149.990
XRV Hybrid Flex – R$ 172.990
XRX Hybrid Flex – R$ 179.990
Special Edition – R$ 183.980
Vídeo do Corolla Cross 2022 no Brasil:
Toyota Corolla Cross produzido no Brasil
O Toyota Corolla Cross 2022 é feito sobre a mesma base do Corolla, a TNGA, ele já está sendo produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, a mesma fábrica onde a Toyota monta o Yaris e o finado Etios, que saiu de linha agora no mês passado. Para produzir este novo modelo, a Toyota fez um investimento pesado na casa de R$ 1 bilhão. Lembrando que o Corolla sedan, segue sendo produzido em outra fábrica, em Indaiatuba, também em SP.
Dimensões do Corolla Cross 2022
O Toyota Corolla Cross 2022, é um SUV com o mesmo porte do Jeep Compass, ele mede 4,46 m de comprimento, 1,62 m de altura, 1,82 m de largura, e tem distância entre eixos de 2,64 metros. Seu tamanho é razoável, assim como o porta-malas que tem 440 litros (o SUV da Jeep tem 410 litros).
Design do Corolla Cross…
Visualmente o Toyota Corolla Cross 2022 é bonito e equilibrado, porém não surpreende ou inova pelo seu estilo, que segue uma proposta mais tradicional e sóbria de design em relação aos outros modelos da categoria, curiosamente o Corolla Cross tem estilo diferente de todos os demais carros da Toyota, inclusive do seu irmão de plataforma o Corolla sedan.
Na dianteira, o Toyota Corolla Cross 2022 ostenta uma ampla grade pintada em cinza nas versões Flex ou em preto brilhante nas configurações híbridas, essas últimas também ostentam o logo da Toyota com um contorno em azul.
Os faróis são finos e alongados, do tipo FULL LED em todas as versões com exceção da versão mais barata, que terá lâmpadas comuns. As versões híbridas trazem faróis com detalhes em azul. O Corolla Cross terá faróis de neblina em LED e lanternas traseiras em LED de série em todas as versões.
Ainda na dianteira do Toyota Corolla Cross 2022, o para-choque traz uma grande parte sem pintura, o que segundo a Toyota serve para dar uma aparência mais off-road ao modelo, que dificilmente deve ir além do asfalto com a maioria de seus donos.
De perfil o Toyota Corolla Cross 2022 tem linhas marcantes nas caixas de rodas, que são mais elevadas, para passar uma sensação maior de robustez ao novo SUV, o teto tem um caimento mais acentuado na traseira, porém ele não chega a ser um SUV Coupé.
A traseira do Toyota Corolla Cross 2022, não traz grandes atrativos, chegando a ser um tanto sem graça, traz lanternas grandes e afinadas, que invadem a tampa do porta-malas, e o para-choque traseiro assim como o dianteiro tem uma grande parte sem pintura. É nítido que a Toyota optou pelo conservadorismo no Corolla Cross, quis criar um SUV com linhas equilibradas capaz de agradar diferente tipos de gosto e publico.
Rodas grandes no Corolla Cross…
Um detalhes legal é que o Toyota Corolla Cross 2022 virá com rodas grandes, com exceção da opção mais barata XR, que terá rodas aro 17 com pneus 215/60 R17, todas as demais versões virão já com rodas aro 18 e pneus 225/50 R18, além de acabamento diamantado em cinza escuro ou preto nas rodas.
Interior do Corolla Cross
A cabine do Toyota Corolla Cross 2022 usa a mesma arquitetura do Corolla Sedan, o painel inclusive tem um desenho bastante similar ao do Corolla, é bastante minimalista com poucos botões físicos. Para quem está familiarizado com a posição de pilotagem do Corolla sedan, o Cross, terá bancos mais altos em 12 cm, dando uma melhor visibilidade ao motorista e passageiros.
Os bancos também são os mesmos do Corolla e tem uma certa pegada esportiva, um detalhe interessante é o freio de estacionamento, o famoso freio de mão, no Corolla Cross ele tem acionamento por pedal, difícil explicar porque a Toyota não adota um sistema de freio de estacionamento elétrico por botão, como na maioria dos carros desta categoria, a exemplo do rival Jeep Compass.
O nível no acabamento do Toyota Corolla Cross 2022 agrada bastante, a cabine é muito bem construída e detalhada, tudo é muito bem encaixado, e harmônico, há muitas partes revestidas em couro, como as forrações das portas e o painel, e os plásticos usados são do tipo soft touch. A versão mais cara XRX híbrida, conta com revestimentos em dois tons, a boa construção e o nível de acabamento devem ser um dos diferenciais do Corolla Cross no mercado, mantendo o bom padrão de acabamento que a Toyota oferece em seus modelos.
Equipamentos, itens mais buscado virão apenas na versão mais cara
Com relação aos equipamentos, infelizmente o Corolla Cross sofrerá de um dos grandes maus dos carros brasileiros, os melhores itens serão restritos apenas para a versão mais cara.
Por exemplo as versões: XR, XRE e XRV Hybrid virão com painel tradicional analógico com três mostradores e uma pequena tela de 4.2 polegadas. Apenas a versão top de linha XRX Hybrid terá painel digital colorido de 7 polegadas, e nada de painel 100% digital para nenhuma versão do Corolla Cross.
Ainda nesta mesma linha de raciocínio, a versão de entrada XR terá interior e bancos em tecido mesmo custando R$ 140 mil, enquanto as versões: XRE e XRV virão com bancos em couro sintético na cor preta e a versão XRX terá a cabine em dois tons, com bancos e forrações em couro bege. Infelizmente também apenas a versão mais cara XRX (R$ 180 mil) terá mimos como ar-condicionado dual zone, banco do motorista elétrico e teto solar, teto que aliás é simples e não panorâmico, como acontece nos rivais Jeep Compass, VW Taos e Ford Territory.
Bola fora também o fato do pacote de segurança Safety Sense, que entre outros recursos traz auxílios de segurança como piloto automático inteligente e frenagem automática (o VW Nivus que custa R$ 105 mil já conta com estes itens), porém este pacote está disponível apenas para a versões híbridas (XRV e XRX) que custam a partir de R$ 173 mil.
Outra falha é a ausência de um sistema de estacionamento automático “Park Assist” ou monitoramento 360 graus por câmeras, itens disponíveis por exemplo nos rivais como Jeep Compass e Ford Territory, além de modelos de categoria inferior, como Chevrolet Tracker e VW T-Cross.
Ou seja, a Toyota perdeu a chance de deixar o Toyota Corolla Cross 2022 muito mais competitivo frente aos rivais, oferecendo estes itens, ou parte deles nas versões intermediárias, para quem faz questão de itens tecnológicos, os rivais acabam oferecendo mais por menos.
Falaremos do conteúdo de cada versão mais abaixo.
Conjunto mecânico do Corolla Cross é o mesmo do Corolla…
Sob o capô, o Toyota Corolla Cross 2022 terá exatamente o mesmo conjunto mecânico do sedan Corolla, ou seja, as versões XR e XRE virão com motor 2.0 flex, aspirado, 4 cilindros, com potência de 177 cv com etanol ou 169 cv com gasolina, para um torque de 21.4 kgfm a 4.400 rpm, independente do combustível.
Já as versões mais caras XRV e XRX, terão o conjunto híbrido flex da Toyota brasileira, composto por três motores, o 1.8 16v flex, que rende 98 cv com gasolina ou 101 cv com etanol, com torque de 14,5 kgfm. Este motor funcionará em conjunto com dois outros motores elétricos “MG1” e “MG2”, que somam mais 72 cv de potência e 16.6 kgfm de torque.
Lembrando que no caso do funcionamento híbrido, o carro escolhe de forma automática e de acordo com a necessidade ou o modo de condução escolhido, qual motor irá empurrar o carro, juntos simultaneamente os três motores podem produzir a potência combinada de 128 cv.
Em ambas as versões a tração será apenas 4×2 dianteira, o câmbio na versão flex, será automático tipo CVT DIRECT Shift, que simula de forma eletrônica 10 velocidades, enquanto a versão híbrida também terá um câmbio CVT, porém com uma característica diferente, chamada Hybrid Transaxle, ela conta com diferentes modos de funcionamento: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle).
Consumo do Toyota Corolla Cross híbrido 2022…
Por enquanto a Toyota divulgou apenas os dados do consumo das versões híbridas do Corolla Cross: Ele faz com gasolina 17 km/l na cidade e 13.9 km/l na estrada. Enquanto que com etanol no tanque o consumo é de 11.8 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada. Lembrando que, como se trata de um modelo híbrido, o consumo é menor na cidade, já que o motor elétrico é usado mais vezes assim como os freios, que produzem energia e carregam as baterias dos motores elétricos.
Versões e equipamentos do Toyota Corolla Cross 2022
Corolla Cross XR 2.0 flex R$ 139.990
A versão de entrada do Toyota Corolla Cross 2022, será a XR, ela virá com: Ar-condicionado digital automático com duto para o banco traseiro, banco do motorista com regulagem manual para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletro assistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução.
Há ainda freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
Há ainda faróis com luzes diurnas DRL, faróis de neblina em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 17, sete airbags, câmera de ré com sensor de estacionamento e projeção na central multi-mídia, controles de tração e de estabilidade, assistente de partidas em ladeiras, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, chave com controle remoto e alarme, além de ISOFIX para cadeirinhas infantis.
Corolla Cross XRE 2.0 Flex R$ 149.990
Por R$ 10 mil a mais, o comprador poderá levar a versão XRE, que em relação a opção de entrada XR, acrescenta bancos em couro sintético, faróis em LED, limpadores do para-brisa com acionamento automático, câmera de ré com linhas guias dinâmicas, piloto automático, sistema key less com destravamento das portas por aproximação e partida do motor por botão, além de paddle shift, borboletas atrás do volante, e rodas maiores aro 18.
Corolla Cross XRV Hybrid R$ 172.990
Além de já contar com o motor híbrido, a versão XRV que custa R$ 23 mil a mais, acrescenta faróis em LED com detalhes em azul, modo de condução Power e ECO, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cegos com luzes indicadoras nos retrovisores, alerta de trafego cruzado traseiro, que informa ao motorista a passagem de veículos, ciclistas ou pedestres cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré.
Porém a principal atração em termos de equipamentos da versão XRV Hybrid é a presença do pacote de segurança Safety Sense, que traz recursos como piloto automático inteligente adaptativo ACC, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem LTA, com função de alerta de saída de faixa LDA, que faz pequenas correções no volante para manter o carro dentro da faixa de rolagem de forma automática, além de faróis com ajuste alto automático de acordo com a luminosidade do ambiente e que não ofuscam os outros motoristas.
Corolla Cross XRX Hybrid R$ 179.990
Por fim, a versão mais cara do Toyota Corolla Cross 2022, XRX, além de todos os itens já citados nas outras versões, agrega ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos em oito posições, inclusive inclinação do encosto e inclinação do assento, interior com acabamento em dois tons com bancos, painel e portas forrados em couro bege, além de teto solar elétrico com função anti esmagamento, iluminação ambiente com pontos de LED, painel de instrumentos com tela colorida em TFT com 7 polegadas.
Corolla Cross Special Edition R$ 183.990
Limitada a apenas 1500 unidades, o Toyota Corolla Cross 2022 Special Edition agrega itens que para as outras versões serão vendidos como acessórios como carregador wireless para smartphones, além de estribos laterais, soleira nas portas e bandeja do porta-malas, além de detalhes exclusivos, alusivos a versão de comemoração de lançamento.
CORES do Corolla Cross 2022:
As cores disponíveis para o Toyota Corolla Cross 2022 são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
Garantia:
Assim como todos os outros modelos da Toyota vendidos no Brasil, o Toyota Corolla Cross 2022 terá 5 anos sem limite de quilometragem de garantia total (clientes empresas terão limite de 100 mil km ou 5 anos). As versões híbridas terão garantia estendida de 8 anos para o sistema híbrido (bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia).