A Toyota apresentou o novo Corolla Cross 2025, o modelo recebeu uma atualização visual na dianteira e traseira, além de novos equipamentos como freio de estacionamento eletrônico por botão, novo painel digital e tampa do porta-malas com sistema elétrico de abertura e fechamento. O pacote de novidades do Corolla Cross 2025 também inclui melhorias no motor 2.0 flex que ficou mais econômico e novos recursos de segurança como um ACC mais eficiente. A boa noticia é que a Toyota mesmo com as novidades manteve os valores antigos, o SUV parte de R$ 164.990 e vai até R$ 210.990.
Índice desta matéria
Visualmente o novo Corolla Cross será reconhecido nas ruas pela grade frontal, agora integrada e pintada com o resto da dianteira, há diversos furos com tamanhos diferentes quem passam um efeito 3D de profundidade. O para-choque também foi redesenhado.
Nas versões mais caras: XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, há ainda um novo farol de LED com luzes de maior alcance, que integram o farol alto e baixo, além de uma nova assinatura de LED e setas dinâmicas com movimento sequencial (foto acima).
Na traseira as lanternas mantiveram o mesmo desenho, porém trazem uma nova disposição de luzes em LED e novas lentes, que deixaram o Corolla Cross com um perfil mais agressivo. Por fim há novas rodas aro 18 a partir da versão intermediária.
Na cabine do Corolla Cross 2025 a Toyota manteve o mesmo desenho do painel, porém, ouviu as reclamações dos clientes. Retirou do carro o polêmico freio de estacionamento manual por pedal – que só existia no Corolla Cross, adotando agora um freio de mão eletrônico com acionamento por botão no console central, tendo ainda função Auto Hold (foto abaixo).
Além disso todas as versões a partir da XRE, passam a vir com painel digital de 12,3 polegadas configurável, com três tipos de layout configurável. Lembrando que até então, o Corolla Cross vinha com um pequeno e sem graça painel digital de apenas 7 polegadas, que agora será presente apenas na versão de entrada.
Há ainda de série carregador wireless para smartphones no console central.
Outra novidade em termos de equipamentos, porém apenas para as versões mais caras: XRX, GR Sport e XRX Hybrid, é o porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa sem precisar da chave, agora é possível nesta versões abrir ou fechar a tampa passando o pé embaixo do para-choque traseiro, facilitando em muito a vida na hora de colocar cargas no bagageiro com as mãos ocupadas.
O acabamento do interior do Corolla Cross 2025 também melhorou, há novas forrações no teto, novos revestimentos nos bancos, além de novas cores para detalhes no painel, forrações das portas e console central.
Ainda na cabine, agora a iluminação ambiente em LED virá de série a partir da versão XRE.
A Toyota traz no Corolla Cross 2025 uma versão atualizada e mais eficiente do pacote de condução e segurança Toyota Safety Sense, o piloto automático ACC, que antes tinha funcionamento bastante limitado, agora funciona em todas as velocidades.
Também como novidade, há agora frenagem automática de estacionamento (PKSB) disponível apenas para as versões mais caras XRX, XRX Hybrid e GR-Sport, este sistema evita acelerações involuntárias dentro de garagens ou colisões na hora de estacionar em vagas apertadas.
Há ainda, segundo a Toyota, dois novos sensores de estacionamento dianteiros, porém não está claro se estes sensores são para todas as versões, ou apenas para as configurações equipadas com frenagem automátia de estacionamento.
Assim como o piloto automático ACC de série em todas as versões, o pacote Safety Sense ainda agrega farol alto inteligente com comutação automática, sensor de colisão dianteira, com detecção de pedestres e ciclistas com frenagem automática, além de alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
Mas nem tudo são flores, o Toyota Safety Sense do Corolla brasileiro ainda é limitado em relação a outros modelos, não dispõe de recursos existentes em rivais, como alerta de trafego cruzado traseiro na hora de dar marcha ré, nem sistema de câmeras 360 graus.
Por fim, o pacote de melhorias no Corolla Cross 2025 ainda engloba algumas atualizações no conjunto mecânico, as versões flex, equipadas com o motor 2.0 VVT-iE aspirado, que desenvolve até 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque, agora traz um novo sistema chamado ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) que retrabalha os gases do motor, diminuindo os níveis de poluição e também contribui para uma sutil redução no consumo de combustível.
Enquanto o Corolla Cross 2023 tinha consumo na estrada de até 13 km/l, este novo motor 2.0 atualizado faz 13.3 km/l na estrada (300 metros a mais por litro), enquanto que com etanol o consumo na estrada passou de 9 km/l para 9.3 km/l.
Gasolina: 11,6 km/l na cidade / 13,3 km/l na estrada
Etanol: 8,2 km/l na cidade 9,3 km/l na estrada.
A versão híbrida, infelizmente, não recebeu qualquer mudança, não foi desta vez que a Toyota trouxe para o Brasil o conjunto híbrido 2.0 com potentes 197 cv existente na Europa e nos EUA.
Por aqui, em terras tupiniquins, o Corolla Cross 2025 segue com o bastante modesto 1.8 híbrido de 126 cv, composto pelo motor 1.8 VVTi 16v flex que rende 101 cv com etanol ou 98 cv com gasolina, para ambos os combustíveis são apenas 14,5 kgfm de torque. Este motor flex é combinado com dois pequenos motores elétricos (MG1 e MG2) que entregam mais 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.
De acordo com dados do PBEV do Inmetro, o consumo do Corolla Cross híbrido com etanol é de 12,5 km/l na cidade ou 10,1 km/l na estrada. Enquanto que com gasolina o modelo faz 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Lembrando que o consumo do híbrido é melhor na cidade devido ao uso maior do motor elétrico nesta tipo de rodagem.
Apesar das melhorais, os preços do Toyota Corolla Cross 2025 não subiram, houve apenas um ligeiro aumento de cerca de R$ 1.5 mil na versão de entrada que passou de R$ 162.590 para R$ 164.990, porém as demais versões mantiveram os preços antigos, confira abaixo:
Um dos motivos para esta “segurada” nos valores do Corolla Cross é o aumento das vendas dos rivais chineses, modelos como o Chery Tiggo 7 (R$ 139.990 a R$ 179.990), Haval H6 (R$ 214.000) e BYD Song Plus (R$ 229.990), estão vendendo muito bem e roubando compradores de SUVs como Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
De janeiro até março de 2024 o Corolla Cross emplacou um total e 9.287 unidades, enquanto o BYD Song vendeu 4.870, o Haval H6 vendeu 3.843 e o CAOA Chery Tiggo 7 alcançou 2.854 exemplares.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.