Em uma medida supreedente, o Ministério Público de Minas Gerais, determinou nesta quarta-feira 21 de abril, que a Toyota pare de vender o modelo Corolla no estado. O motivo disto, é que alguns modelos podem apresentar o problema de travamento do acelerador, devido ao despreendimento do tapete que fica abaixo do banco do motorista. Este mesmo motivo levou a Toyota americana a fazer um mega recall de milhões de carros na América do Norte.
Segundo o Procon do Estado de Minas Gerais, a medida foi administrativa e é temporária, porém já está valendo para todo o estado.
Foram relatados em Minas Gerais, nove casos, com o veículo Corolla que apresentou problema de aceleração continua, ou seja o tapete se despreendeu do assoalho do carro, e acabou travando o acelerador, o pressionando, causando assim uma aceleração continua e claro pondo em risco a vida dos ocupantes, isto o que foi alegado pelo Procon de Minas Gerais.
Outra justificativa dada pela promotoria, foi a de que a instrução de fixação do tapete não está devidamente clara, para o comprador do veículo, esbarrando assim no código de defesa do consumidor.
Em outros estados como São Paulo, não há relatos destes acidentes.
A Toyota ainda não se pronunciou oficialmente sobre este caso, mas de acordo com informações divulgadas antes pela montadora, o Corolla brasileiro, traz os componetes do acelerador e de fixação do tapete, vindo do Japão, e não de uma empresa do Canadá, que fabricava os componentes dos Corollas envolvido no mega recall nos Estados Unidos.
Uma resposta
o civic não é xls e sim lxs,