Toyota Etios 2017 traz novos motores, opção de transmissão automática e novo painel digital de série

Apesar de ainda conservar o visual polêmico e que não agrada a maioria dos consumidores brasileiros, o Toyota Etios em sua linha 2017 ficou mais interessante e competitivo no mercado. Com preços agora partindo de R$ 43.990, o carro recebeu importantes melhorias como a troca do estranho e confuso painel com fundo branco e ao centro, para um moderno e amigável painel totalmente digital e colorido, houve ainda mudanças na motorização e a chegada da opção do câmbio automático para todas as versões do modelo.

Para compensar o antigo e nada prático painel de instrumentos do Etios, a Toyota a partir de agora passa a equipar toda a linha Etios, inclusive as versões de entrada, com um moderno painel digital unido com computador de bordo, composto por duas telas de alta resolução coloridas de TFT.  A esquerda elas exibem o velocímetro, além de nível do combustível, marchas engatada, relógio, enquanto no lado direito do painel, há um interessante conta-giros também digital colorido, que exibe ao centro informações do computador de bordo, como consumo médio, além da temperatura do motor.

Ou seja, o salto em comparação ao painel antigo do Etios foi enorme, e além de apresentar uma melhor visualização, a cabine também ficou com uma aparência mais sofisticada e moderna, o único ponto negativo é que os mostradores permaneceram na mesma posição central que o antigo.

Já que estamos falando do interior do Etios, toda a linha também recebeu melhorias na cabine, visando melhorar o conforto interno e o nível de ruído dentro do habitáculo do carro, o vidro do para-brisa e os das porta dianteiros foram trocados por outros mais espessos para diminuir o nível de ruído, a Toytota ainda instalou aletas sobre o para-choque para diminuir os ruídos causados pelo ar ao passar por baixo do carro.

A cabine do Etios 2017 ainda estreia cinto de três pontos para todos os 5 ocupantes, assim como encosto de cabeça também para todos os bancos, inclusive para quem viaja no meio do banco traseiro. Há ainda novos revestimentos para os bancos das versões de entrada X e XS.

Lembrando que todas as versões do Etios 2017 sairão de fabrica equipadas com ar-condicionado, trio elétrico e computador de bordo. A versão intermediaria XS, passa a vir com volante multifuncional e piloto automático quando equipada com transmissão automática.

Enquanto a versão mais cara XLS, traz nova central multimídia com espelhamento de celular, além de bancos em couro, tudo de série.

Passando para a parte mecânica, o Etios ganhou um upgrade interessante, que vai desde uma atualização na direção elétrica que equipa o modelo, que ficou mais precisa e na suspensão, que recebeu batentes hidráulicos, visando deixar o modelo mais ágil e confortável.

Os corações do Etios, os motores 1.3 e 1.5 receberam melhorias profundas, que devem resultar em um menor consumo de combustível – em média 9% mais econômico, além de fazer o motor trabalhar melhor tanto em baixas quanto em altas rotações. Tanto o motor 1.3 quanto o 1.5 ganharam novos cabeçotes com a tecnologia de duplo comando de válvulas variável. Com isso além do melhor desempenho e eficiência, os blocos também ficaram mais potentes, o 1.3 do Etios entrega agora ótimos 98 cv, frente ao 90 cv do antigo motor, enquanto no caso do 1.5, o ganho na potência foi de 98 cv para 107 cv. O torque permaneceu praticamente os mesmos obtidos nos motores anteriores.

Novos câmbio….

Para casar com os novos blocos mais fortes, a Toyota desenvolve uma nova transmissão manual de seis marchas que equipará toda a linha Etios, e pela primeira vez desde 2012, ano de seu lançamento, o Toyota Etios passa a contar com a opção da transmissão automática. Infelizmente é um câmbio não muito moderno, com apenas 4 velocidades, mas a nova opção estará disponível por R$ 3.500 reais para todas as versões do Etios, inclusive para a versão de entrada X.

Analise…

Não há duvidas que o Etios 2017 passou por sua maior mudança, desde o ano de seu lançamento no Brasil, em 2012, mudanças que devem colocar o modelo com novos argumentos frente aos concorrentes, principalmente focando o custo e benefício, já que pelo que oferece o seu preço não é tão salgado, e o fato do modelo ser um Toyota, famosa pela baixa desvalorização, bom atendimento no pós venda, e alta durabilidade. Porém a marca japonesa ficou devendo pontos importantes, como principalmente uma alteração visual no design do Etios,  porque não é de hoje que o modelo é criticado pelo seu polêmico desenho de origem indiana, outro ponto negativo é a transmissão automática de apenas 4 marchas, apesar da Toyota falar que ela atenderá as necessidades do consumidor, ela fica atrás  das opções oferecidas pelos rivais como a Chevrolet que oferece para o Onix e Prisma, o câmbio de seis velocidades.

Embora essas evoluções poderiam ser mais robustas, não resta duvidas que o Toyota Etios ficou muito mais interessante e competitivo na linha 2017.

Falando no custo benefício a Toyota oferecerá revisões com preços fechado até os 60 mil km, tempo em que a garantia de 3 anos total de fábrica está em vigor.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.